Como ser um Personal Trainer de Sucesso

Como ser um Personal Trainer de Sucesso

É muito difícil começar uma carreira, e quando se fala de personal trainer, começamos a ter muitas dúvidas como marketing, finanças, planos, atendimentos. Esse artigo irá ajudar a você descobrir como ser um personal trainer e possivelmente de sucesso.

Na faculdade de educação física nos enchem de termos técnicos, teorias e informações. Você precisa correr atrás estudar mais, praticar e conectar tudo o que aprendeu. Eis que você decide seguir carreira solo, afinal ser personal trainer é mais lucrativo na maioria das vezes… porém  enfrenta um dos maiores obstáculos, se torna um profissional liberal.

Infelizmente nas faculdades não tivemos essas matérias, e não é algo que se escuta com frequência dentro da sala de aula. Quando o aluno se forma e decide virar Personal Trainer, muitas vezes se frusta, achando que a culpa é da área, que não é o que ele esperava e/ou não compensa financeiramente.

Como todo sucesso levam tempo, dedicação e muito esforço. Claro que o “sucesso”  é apenas figurativo, cada um define o que é sucesso para você. O que quero você não erre no seu inicio de carreira coisas que eu errei ou vi colegas errando e que aprendi com o tempo.

Como ser um Personal Trainer?

Primeiramente para ser Personal Trainer você precisa ser formado em Bacharel em Educação Física, e ser registrado no Conselho Regional de Educação Física. A formação em Educação física leva pelo menos 4 anos.

Personal Trainer pode ter e direcionar para várias vertentes, terceira idade, atletas de alto nível, musculação, treinamento funcional, pilates, públicos especiais, crianças e adolescentes, esportes específicos. São varias as possibilidades e nichos, é importante se especializar em algum(s).

Se você está para se formar ou formou faz pouco tempo, procure trabalhar em algum clube, academia, assessorias e centro de treinamento, o ideal é que você tenha feito estágio em várias delas, para se formar com um bom network e bagagem de conhecimento. Dentro desses lugares é muito mais fácil de conhecer pessoas que indicaram ou procuraram seu serviço e com tempo você poderá seguir solo.

Mas caso já esteja formado a algum tempo e agora busca se destacar como Personal Trainer você deverá buscar seu network, se já possui alguns alunos informe sobre seus horários disponível, crie eventos e encontros fitness para aproveitar seu trabalho, busque parcerias seja com nutricionistas, fisioterapeutas, informe para as pessoas que agora você é Personal Trainer.

A dica acima poderá servir para quem está se formando, entretanto é muito mais difícil e poderá ser frustrante, as chances de você conseguir uma parceria, por exemplo, é baixa uma vez que não possui experiência na área, seus contatos na área ainda são baixos e poucas pessoas conhecem seu serviço.

Existem algumas dificuldades para quem trabalha e/ou sempre trabalhou com carteira assinada e se torna profissional liberal. Vamos ver algumas barreiras que você terá que aprender antes de se tornar um personal trainer.

Apesar dessas dicas serem voltadas para carreira de Personal Trainer, podem muito bem ser usadas para outras áreas parecidas, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas… Claro que cada qual tem suas peculiaridades, mas as dicas abaixo irão ajudar todas as áreas.

Como ser um personal trainer de sucessoDicas de como ser um Personal Trainer de Sucesso

Controle Financeiro

Conheço profissionais, que tem momentos que estão lotados de clientes, saem de seus empregos fixos para seguir carreira solo e logo precisam retornar para  algum emprego, para ter uma grana fixa, pois não tem mais dinheiro para se manter, alguns até mudam de profissão. O que ocorre é que algumas áreas, principalmente fitness, possuem sazonalidade, isso quer dizer que algum período do ano existe muita procura, em outras diminuem muito.

Se você não tem controle sobre suas finanças logo, entrará no “vermelho”, passa a não atender seus clientes corretamente, começa a aceitar qualquer oferta, diminuindo seu valor e consequentemente perdendo mais clientes.

Deixar suas finanças no azul e sobre controle é fundamental, saber quanto você gasta e quanto você realmente ganha por mês é essencial. Sem fazer extravagâncias nos períodos fartos.

Divulgação do Serviço

Essa dica já dada no trecho acima, mas é muito comum principalmente para os aspirantes, recém-formados, cheios de energia já querem buscar carreira solo, claro quem não quer ser livre e criar os próprios horários, ganhar mais em sua hora de trabalho, e então fazem panfletos, cartões de visita, campanhas no facebook, mas nenhum cliente aparece.

Quando se trabalha com serviço, se prioriza muito a credibilidade do prestador, por isso é bem comum as pessoas pedirem para algum conhecido de confiança indicação para personal trainer, ou irá buscar alguém que já conhece ou viu o resultado do serviço. Não que não existam outras formas de divulgação, mas o boca-boca e o network nessas horas fará muita diferença no número de clientes.

E quanto mais “popular” você for, juntando com sua competência, o sucesso estará garantido.

Inovação

Todas as áreas precisam inovar, a área de Personal Trainer também, desde aprimorar a aula, como trazer exercícios e desafios novos, a forma de cobrança, os planos, o método de evolução, de avaliação… São várias etapas que você precisa estar sempre aprimorando.

Quando se tem inovação, além de você estar sempre buscando novas informações e conhecimentos o que é ótimo para você, seu cliente não desmotiva, pois a sensação de uma “aula nova” está sempre acontecendo, e claro de evoluir muito mais.

Trabalho, trabalho, trabalho…

Ser um profissional liberal exige mais de você, afinal você não tem hora para entrar e para sair, precisa administrar sua carreira e sua marca que por sinal é você.

Não existe fazer “corpo mole”, ou não aceitar tal aluno porque a aula é muito cedo, muito longe… no início da carreira tem que aceitar e trabalhar muito, cobrando o valor justo, mas sempre ativo.

As pessoas veem quando alguém está realmente afim de trabalhar, gosta do que faz e está querendo crescer mais. Logo elas te recomendaram. Recomendo a leitura do livro Personal Trainer – O segredo do sucesso. 

Agora você sabe como ser Personal Trainer de sucesso. Essa profissão é muito boa, pois irá te trazer muitos amigos/clientes, o nível de estresse extramente baixo para não dizer nenhum, e ver a evolução do seus alunos devido ao trabalho e sua motivação é gratificante.

Boa Aula! 

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP