Quanto de água devemos tomar no treino?

Quanto de água devemos tomar no treino?

Essa é uma boa pergunta: quanto de água devemos tomar no treino? Todos nós devemos nos hidratar, quem treina precisa muito mais. A hidratação no treino é importante para evitar a desidratação e saber quanto hidratar-se durante uma atividade é essencial para o bom rendimento e melhor aproveitamento do treino!

O corpo é composto por 60% de água! Claro que água é fundamental para nossa sobrevivência e para um bom rendimento. Em dias quentes como os de verão ou secos como no inverno, a perda de água e nutrientes é maior. Vamos entender melhor a desidratação.

Desidratação no treino

A desidratação do corpo ocorre quando perdemos água e nutrientes, no treino isso ocorre através do suor.

Durante um esforço físico o corpo produz mais energia, essa energia gera calor que consequentemente aumenta a temperatura corporal. Em níveis normais a temperatura interna do corpo é de 37º C e para mantê-la nessas condições o corpo produz suor, que ao evaporar diminui a temperatura do corpo.

Devido à transpiração o corpo elimina basicamente água e sódio. Se a atividade for realizada por um período longo sem reidratação, o risco de desidratação aumenta, diminuindo sua performance e colocando sua saúde em risco.

Sintomas da desidratação

A desidratação durante o treino pode ser percebida por alguns sinais:

– Fadiga precoce – poucos minutos de exercício e seu corpo já se sente cansado;

– Cãibras – a desidratação é uma dos fatores que causam cãibra;

– Pulsação alta – o organismo desidratado tem o volume de sangue circulante menor. Por isso o coração bate mais para suprir as necessidades de músculos e órgãos.hidratação no treino

Os sinais mais graves de desidratação são:

– Tontura;

– Perda de coordenação;

– Dor de cabeça

Quanto de água devemos tomar no treino?

Você já deve ter ouvido a recomendação de que devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, quantidade que pode variar de acordo com sua rotina diária, alimentação, treino, ambiente e outros fatores.

Por via das dúvidas beba o recomendado e  em dias quentes, treinos longos e/ou intensos sempre beba mais água do que o habitual.

Para hidratação no treino algumas recomendações:

Se, durante o seu treino, você perde 720g terá de repor 1 litro de água por hora. O que equivale a 250ml a cada 15 minutos. Não beba tudo de uma vez só.

Isotônicos antes, durante e depois do treino são ótimos repositores de água e nutrientes, mas apenas no treino, durante o dia beba apenas água!

Em dias frios a sudorese é menor, por tanto o consumo de água também deve ser menor.

Ingerir muita água também faz mal: pode causar  hiponatremia, que é a diminuição de concentração de sódio devido ao excesso de água. Beba água respeitando sua sede!

Esse assunto me deu até sede! Agora você já sabe quanto de água devemos tomar no treino, então, comente, compartilhe, tome um gole de água e…

Bom Treino

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Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

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