Nutrição > Mastigar bem ajuda a emagrecer

Mastigar bem ajuda a emagrecer

mastigar bem os alimentos

Se você engole a comida sem mastigar, certamente só fica satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido.

Isso acontece porque o estômago tem que trabalhar muito mais triturando e digerindo, já que recebeu pedaços grandes de comida.

Por que mastigar ajuda emagrecer?

A mastigação inadequada pode causar problemas digestivos como gastrite, dispepsias, úlceras, duodenites e doenças de refluxo, além de facilitar um consumo de calorias muito acima do necessário, resultado que aparecerá na balança.

A mastigação correta beneficia a musculatura da boca e da língua, a saúde dos dentes e pode evitar alterações nas arcadas dentárias.

Como mastigar?

É importante se policiar e mastigar cerca de 30 vezes o alimento antes de engolir pois, enquanto mastigamos, o cérebro recebe avisos e se prepara quimicamente para a captação dos nutrientes.

Depois de certo tempo, normalmente 15 minutos, começa a dar sinais de saciedade.

E se engolir rápido?

Ao comer muito rápido, mastigar pouco e engolir o alimento mal triturado, o ponto de saciedade se dará de modo errado – o estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida, além do fato de que a quantidade de calorias consumidas se torna muito maior do que a necessária.

A quantidade de alimento consumido não deve encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e o estômago movimentarem-se, permitindo a liberação do suco gástrico responsável por parte do processo digestivo.

Quando se come lentamente, come-se menos.

A explicação para isso é que mastigar várias vezes e em ritmo lento contribui para que o organismo sinta-se saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida.

A mastigação lenta faz com que o cérebro receba a informação que você está comendo e, de certa forma, o estômago avisa o cérebro para liberar os hormônios da saciedade e essa comunicação aumenta a sensibilidade para a percepção de quando se está realmente satisfeito.

Aliado a perda de peso

Fazer 1 hora de almoço, em um lugar tranquilo e sossegado, mastigar adequadamente, comer sem pressa, sentado, aproveitando o momento, além de ser suficiente para se desestressar e recarregar as baterias.

Inicie a refeição com um prato de salada. Enquanto mastiga lentamente as verduras e legumes, ganhe tempo para que a mensagem de saciedade chegue ao cérebro e reduza a chance de repetir o prato.

Sobre o consumo de líquidos junto à refeição, causa um efeito que interfere na digestão dos alimentos. Isso porque dificulta a ação dos ácidos gástricos do estômago, resultando em uma possível indigestão, flatulência ou gases, além de contribuir para que a mastigação não ocorra de forma correta, uma vez que o líquido ajuda na ingestão.

Mastigue e emagreça!