Nutricionista – Quem deve procurar um nutricionista?

Nutricionista – Quem deve procurar um nutricionista?

É muito comum ouvir a recomendação “procure um nutricionista!”. Quando e por que procurar esse profissional?

Muitas pessoas acham que o nutricionista é um profissional procurado somente para o emagrecimento. Fala-se em nutricionista e o primeiro pensamento que vem à cabeça é o de ficar sem comer, morrer de fome, uma tortura tremenda, mas, na verdade é muito diferente disso tudo.

O nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva por meio da alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 80% de doenças cardíacas e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados por intermédio de uma alimentação saudável e equilibrada.

Dessa forma, quando falamos em procurar um nutricionista, queremos que sua alimentação receba uma atenção especial e seus objetivos sejam alcançados.

Para aqueles que praticam esportes, o plano alimentar deve proporcionar um alto rendimento e a nutrição torna-se parte essencial para o desempenho do atleta nas competições e treinos.

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e que promovam o aumento da resposta imune, é fundamental para nos proteger contra infecções. O sistema imune age com a finalidade de defender nosso organismo de agentes infecciosos que existem no ambiente (vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários e corpos estranhos) que podem nos causar doenças. Se as pessoas tivessem o hábito e a preocupação de procurar um nutricionista para montar um cardápio saudável, teriam muito menos incidência de doenças causadas por vírus e bactérias.

Nutricionista deve ser procurado para prevenção e tratamento em todas faixas etárias

nutricionista alto de pinheirosA nutrição está presente em várias fases da vida, uma mulher que esteja esperando um bebê, precisa de uma alimentação muito mais balanceada com nutrientes certos para ajudar na formação do bebê. Da mesma forma quando estiver amamentando.

A criança, a partir de 6 meses, precisa ter certos nutrientes incluídos na alimentação, adolescentes estão em fase de crescimento, adultos começam a ser mais sedentários e idosos precisam de uma alimentação muito personalizada.

Dessa forma, a ida ao nutricionista, está associada à uma melhor qualidade de vida, seja para ter mais energia durante o dia e reduzir o cansaço físico e mental, seja para ter o intestino funcionando regularmente, ou por estética para ter pele, unhas e cabelos saudáveis.nutricionista e personal trainer

A nutrição não é sinônimo de fome, não está relacionada com abrir mão dos prazeres de consumir os alimentos de que mais gosta. É possível consumir doces, pizzas, churrasco, chocolates, etc. O profissional de nutrição organiza a ingestão desses alimentos de forma a disciplinar e educar os indivíduos quanto ao consumo destes alimentos. Sabe-se que a alimentação é um dos prazeres da vida e tem relação direta com o bem estar e a questão psicológica, que é o ponto chave para o sucesso.

O profissional de nutrição não é aquele que proibe tudo, coloca defeito em tudo que você come e serve apenas para dietas de emagrecimento. Ele é o profissional mais capacitado quando o assunto é alimentação e suplementação além de ser o único que, por lei, tem o preparo para prescrever uma “dieta” (plano alimentar) personalizada bem como suplementos industrializados e manipulados.

Conheça meu mais sobre meu trabalho e marque uma consulta: CLIQUE AQUI

Sobre o Autor

Nutricionista por amor... Deixe que a nutrição cuide de você! Marque sua consulta CRN:3-40982