Um dos maiores eventos esportivos, Olimpíadas de 2020 terá cinco novos esportes. Você já conhece eles? Vejas os novos esportes que entrarão nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Não, futsal não está nessa lista. Muitas pessoas perguntam porque Futsal não entra para as olimpíadas, convenhamos para o Brasil isso seria ótimo. Como esse não é o tema principal vou fazer um breve resumo do motivo.
O COI(Comitê Olimpíaco Internacional) e a FIFA não se entendem; o COI aceita o futsal como esporte olímpico, entretanto a FIFA deve retirar o limite de 23 anos para os atletas de futebol de campo. A FIFA não aceita alterar essa regra porque não quer um concorrente para Copa do Mundo, ela entende que é o mesmo que ter uma copa do mundo a cadas 2 anos. E assim o futsal continua fora das olimpíadas.
Novos esportes nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Os Jogos Olímpicos de Tóquio no Japão contam com 33 modalidades de esporte, os novos esportes adicionados recentemente são: skate, surfe, karatê, escalada e beisebol.
Skate
Brasil e Estados Unidos – por serem os polos do esporte no mundo – terão 24 atletas, 12 cada, representando seus países; ao todo serão 80 competidores que disputarão na primeira participação do skate em jogos olímpicos; eles serão divididos entre 40 homens e 40 mulheres. As modalidades serão Park e Street.
Os atletas brasileiros serão escolhidos de acordo com o ranking mundial de 2019, ou seja, os três melhores brasileiros e as três melhores brasileiras na modalidade Park e os três melhores de cada gênero no Street estarão com as vagas garantidas.
Irão compor os adversários dos brasileiros, além dos americanos, os seis melhores da Europa e os dois melhores das Américas, Ásia e Oceania para cada modalidade e cada gênero.
O Park seguirá o modelo do circuito mundial Vans Park Series e o Street o regulamento da Street League Skateboarding.
Demais decisões sobre a inclusão do skate nas Olimpíadas serão tomadas por uma comissão nomeada pelo COI e formada pela Federação Internacional de Skate.
Surfe
Karatê
O karatê teve reconhecimento pelo COI em 1999, mas só vai ingressas as olimpiadas em tóquio 2020. Apesar de atrasado, nada mal iniciar o karatê no “berço” do esporte.
Escalada
Os atletas de todos os países que fazem parte do IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva) vão poder disputar as vagas, contudo existirá um limite de 4 atletas por país, sendo 2 homens e 2 mulheres. Ao todo serão 40 vagas para os jogos, contudo ainda não se sabe contudo quantas vagas vão estar em jogo em cada evento.
O IFSC, sob orientação do COI, escolheu um formato de disputa que combina as 3 modalidades oficiais do esporte: Boulder, Dificuldade e Velocidade. Todos os atletas vão disputar as 3 modalidades e os resultados serão combinados. Haverá apenas duas fases: Qualificatórias e Finais; com 6 atletas em cada final. Como o resultado final vai ser a combinação das 3 modalidades, serão ofertadas apenas 6 medalhas: 2 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze, premiando assim 3 homens e 3 mulheres.
Beisebol
Entre as cinco novidades, uma delas é, na verdade, um retorno. O beisebol/softbol já foi modalidade olímpica em cinco edições anteriores, sendo Pequim, em 2008, a última delas. O retorno do esporte aos Jogos Olímpicos foi bastante comemorado na vizinha Guatapará, ou mais especificamente, na colônia de Mombuca, cujos criadores trouxeram na bagagem, diretamente do Japão, a paixão pelo beisebol.
O beisebol será disputado apenas no masculino, e o softbol, no feminino. O Brasil tem poucas chances de classificação nas duas modalidades. Será permitida a participação dos atletas profissionais, mas dificilmente as estrelas da MLB, a principal liga dos Estados Unidos, estarão disponíveis, pois os Jogos de Tóquio serão durante a temporada americana.
Agora é esperar e torcer! Curta nosso Instagram!
- O que é o treino Full Body? - 19 de abril de 2022
- 8 superalimentos que vão potencializar sua saúde – por Feira4you - 8 de julho de 2021
- Fibras – A importância de uma dieta rica em fibras - 7 de maio de 2021