Sinais de que você está correndo mais do que devia!

Sinais de que você está correndo mais do que devia!

Correr é ótimo e vicia! Corredores de plantão, deixe seus comentários se esse esporte não vicia. Porém correr gerar um estresse para o corpo e correr demais pode gerar vários problemas que você nem imagina. Descubra se você está correndo demais. A corrida vicia porque produz a endorfina, você pode sentir ela em vários outros esportes também, mas esse artigo é especificamente sobre corrida por algumas razões:

  1. Correr é simples, basta calçar um tênis e sair correndo, não precisa de nada nem ninguém;
  2. Com o tempo você querer correr todos os dias, e a maioria das pessoas não possuem periodização para as corridas;
  3. Por não identificar os sinais do estresse ao corpo, as pessoas continuam correndo, afinal correr é prazeroso para elas.

Vamos identificar quais são os sinais de que você deveria correr menos ou até dar uma pausa nos seus treinos.

Sinais de que você está correndo demais

correndo demais fraquezaVocê se sente fraco

Assim como toda atividade excessiva ou de alta intensidade irá gerar um desgastes no músculo. O músculo precisa de tempo para se recuperar, por isso é importante também a alimentação e dormir. Quando não existe tempo de recuperação e um novo estresse é provocado o risco de lesão aumenta.

Toda musculatura sofre um processo de supercompensação após um treino. Durante a corrida os músculos sofrem um processo de catabolização, onde reservas de energia local são gastas, diminuindo assim a força e gerando estresse nas estruturas. Após um descanso esses desgastes se regeneram e passam do limite antigo ficando mais preparado para um próximo estímulo. Esse processo é natural para evolução da musculatura e suas estruturas.

Fica doente com frequência

É um sinal claro de overtraining, isso é seu corpo pedindo para descansar. O estresse físico está tão alto que o sistema imunológico se enfraquece e você passa a ficar gripado e resfriado muito facilmente.

Se isso está ocorrendo com você hora de ajustar o treinamento e/ou alimentação, esse é nosso próximo sinal.

Sente fome o tempo todo

Treino de altas intensidade e possuir muita massa muscular são gerados de muito apetite, mas sempre é bom ficar atento. Comer o tempo todo é sinal de que seu corpo está exausto e pedindo nutrientes para se “recompor”. Sinal claro que a atividade está maior que a ingestão correta de nutrientes.

Insônia ou sono inapropriado

O sono está correlacionado aos hormônios, devido ao estresse há um desequilibro hormonal. Como dormir faz parte da recuperação do organismo, esse passa a não se recuperar por completo.

Mudanças de humor

Humor está ligado aos hormônios e ao fato de não ter mais um sono recuperativo, a endorfina passa a ser bloqueada e as mudanças de humor passam a ser frequentes.

Preste atenção como está sua reação com as ações cotidianas, isso pode ser um sinal claro de overtraining.

sinais de que está correndo demais lesãoE claro a lesão

Após vários sinais de que seu organismo não está aguentando a rotina excessiva de treino, ocorre a lesão. As tendinites (inflamação no tendão) são as mais comuns por ser uma região com menos vasos sanguíneos que demora mais para se recuperar.

Pode ocorrer também fascite plantar, inflamação de uma membrana que recobra a musculatura da sola do pé. Ou canelite (síndrome da tensão tibial medial) uma inflamação que ocorre no osso da tíbia gerando fortes dores na canela.

Como evitar os sinais e poder correr cada vez mais?

Ao ver tudo isso você deve estar achando que a corrida é algo horrível, muito pelo contrário os benefícios são maiores, mas o fato de passar do limite repetitivamente vai ser muito prejudicial.

Para evitar isso siga essas dicas:

  • Tenha um personal trainer ou uma consultoria de treino que possa periodizar sua rotina de treino.
  • No dia após treinos intensos ou longos, deverá descansar ou fazer treinos bem leves.
  • Identifique os sinais do seu corpo, não querer correr por preguiça é totalmente diferente de sentir um cansaço fora do normal.
  • Tenha noite de sonos recuperativas.

E você será que está correndo demais? Gostou dessas dicas? Compartilhe! Siga nossa FanPage

Bom Treino!

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP