Frequência de treino – Quantas vezes na semana devo treinar?

Frequência de treino – Quantas vezes na semana devo treinar?

Quantas vezes na semana devo treinar para ver resultados? Faço o mesmo treino vários dias seguidos? É melhor alternar? Vamos descobrir qual a melhor frequência de treino para você! 

A frequência no treino é importantíssima, para se ver e manter o resultado. Se você realiza um mês de treino perfeito sem faltas começará a sentir a diferença, mas se logo depois ficou 2 semanas sem fazer nada sentirá a regressão rapidamente.

Nosso corpo é uma máquina sábia se você está ativo ele sentirá a necessidade de se preparar para mais atividade, se não está ativo o ocorre o oposto.

Por isso você deve treinar toda semana, até se você treinar 1x na semana terá algum resultado (não é ideal, mas na vida corrida que levamos de vez em quando será uma boa opção).

Qual a melhor frequência de treino?

Todos os dias – Ia ser o mundo perfeito, mas até treinar todos os dias não é recomendado, seu corpo precisa de pelo menos 1 dia descanso, para evitar risco de lesões e em alguns casos overtraining.

Fazer isso por algum período, talvez para uma prova de corrida ou desesperado para aquela viajem de verão, pode ser uma alternativa, desde que o treino esteja devidamente periodizado para isso.

frequência de treino6- 5 vezes na semana – Esse seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e terá os dias de recuperação.

Quando se treina de 6-5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir. Outra detalhe importante que o resultado aparece muito mais rápido com essa frequência, não importa seu nível.

4- 3 vezes na semana – essa é uma frequência ótima também! Porém para ficar excelente é preciso alternar os dias, para que não fique um tempo muito longo de descanso. Por exemplo, se for treinar 4 dias, treina dois dias, descansa um, treina mais dois dias, descansa dois.

Vale também para quem treina 3x na semana, tente alternar os dias, treina um dia, descansa um, treina de novo…

Também é possível ver muitos resultados nessa frequência de treino, e como tem mais tempo de descanso é possível fazer treinos intensos por mais tempo.

1-2 vezes na semana – 2 vezes ainda é possível ver resultado, porém não pode ocorrer deslizes, tenha disciplina. Treinar 2 vezes na semana é ótimo para pessoas que tem outras atividades mais livres como YogaPilates.

Treinar 1 vez por semana não é o indicado, o tempo de descanso será enorme não havendo evolução, não será possível atividades intensas porque não há nenhum preparo físico anterior.

Quem treina 1 vez por semana tem que buscar fazer Treino Geral (trabalhar todos os músculos) intensidade média/baixa e manter um alimentação saudável nos outros dias.

Agora você já sabe quantas vezes na semana deve treinar para sua rotina e objetivo. Gostou das dicas? Compartilhe e…

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP