Como ajustar a bike para ter uma postura correta?

Como ajustar a bike para ter uma postura correta?

Você sabe dizer se a sua postura para pedalar está correta? Tem sentido dores durante ou depois de andar de bike? Isso pode ser postura inadequada, segue algumas dicas para te ajudar!

Pedalar é uma atividade bastante praticada por muitas pessoas, seja como uma alternativa para manter a forma, seja para se exercitar, ou simplesmente pela sensação de liberdade que o esporte oferece.

No entanto, para que esse exercício seja produtivo e contribua de fato para a sua saúde, é importante prestar atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença, mas que acabam passando despercebidos.

Um fator ao qual você deve se atentar toda vez que for pedalar é a sua postura. Pedalar com a postura errada, além de fazer com que você perca o fôlego muito mais rápido, ainda pode trazer sérias consequências para a sua coluna, ocasionando lesões graves para a sua saúde.

ajustar a bikeRisco ao pedalar com a postura inadequada

Coluna

A principal prejudicada quando se pedala com a postura errada é a própria coluna, que é submetida a uma sobrecarga muito maior. Com esse esforço, é normal que o ciclista comece a sentir fortes dores na coluna e também nos ombros.

Além disso, o problema pode se estender para o pescoço, causando um forte desconforto que praticamente impossibilita de manter a cabeça ereta.

Joelhos

Quando se pedala com a postura errada, não é só a coluna que sai prejudicada. Os joelhos também sofrem uma grande tensão, podendo gerar tendinite para os que insistem pedalar de forma equivocada.

O problema dos joelhos também se estende para o tendão do calcâneo, causando fortes dores nas pernas durante e depois das pedaladas.

Quadris

A postura errada também se reflete no esforço muito maior que é cobrado do quadril. Este, por sua vez, por ser forçado mais do que se deve, está submetido a sofrer um impacto femoroacetabular.

Agora que você já sabe as lesões que podem acontecer devido à má postura para pedalar, veja quais são os ajustes que você precisa fazer para conseguir manter uma boa postura e usufruir muito mais desse esporte.

Postura para pedalarPostura para pedalar – ajuste da bike

O primeiro passo para conseguir ter uma boa postura é ajustar a sua bicicleta de acordo com o seu corpo.

É importante que você tenha sempre a orientação de um profissional, até na hora de comprar sua bike é importante ter a orientação de um profissional, mas caso não tenha, siga corretamente as dicas a seguir:

Altura do selim

Primeiramente, comece ajustando a altura do banco da sua bicicleta. O grande erro que muitas pessoas comentem é deixar o selim na altura que se consiga colocar o pé nos chão, mesmo sentado. Essa altura está errada, e forçará demais os seus joelhos. Preste atenção nos profissionais: eles sempre “descem” do selim quando param de pedalar para colocar os pés no chão.

Para ajustar corretamente o selim, fique em pé ao lado da sua bicicleta e deixe o banco na altura do seu quadril. Essa é a altura ideal para não forçar os seus joelhos e melhorar a sua postura.

Ajuste do selim

Não é só a altura do selim que você deve regular. Você deve prestar atenção também na sua inclinação, que não deve ser nem para trás, nem para frente. O selim deve estar totalmente na horizontal, ou seja, sem inclinação.

Posicionamento dos joelhos

Quando for pedalar, preste atenção nos seus joelhos. Eles não devem, em hipótese alguma, estar abertos, pois isso irá forçá-los ainda mais. Verifique sempre se o seu quadril e os seus joelhos estão alinhados com a bicicleta, pois essa é a posição ideal.

Posição da pisada

Outro ponto muito importante ao qual você deve se atentar é em relação à sua pisada. A área do pé que você deverá utilizar para impulsionar o pedal se chama “bola do pé”, que é justamente a região logo abaixo do dedão.

Isso significa que de forma alguma você deverá pedalar usando a ponta dos pés, o meio dos pés e muito menos o calcanhar. Qualquer uma dessas partes vai gerar um grande desconforto, pois o pé mal posicionado força os tendões e causa um cansaço e um esgotamento muito maior.

A postura correta para pedalar

Agora você já sabe quais são os riscos e aprendeu a ajustar a sua bicicleta para pedalar corretamente. Está na hora de aprender a postura ideal para que você possa aproveitar ao máximo suas pedaladas sem dor e sem prejudicar a sua saúde.

Você deve manter a sua coluna reta, sem deixar o peito mais para a frente do que o restante do corpo. É claro que para conseguir segurar os guidões, você terá que manter uma leve inclinação. Mas isso não impede que você mantenhas as costas sempre eretas, com a cabeça sempre olhando para a frente.

As suas pernas não devem, ao final do pedal, estar completamente estendidas. É preciso ter uma leve flexão, de aproximadamente 15º, da coxa com a perna.

Assim também deve ser com os braços, que não podem ser estendidos por completo, o que causa sobrecargas desnecessárias. É importante que eles estejam semiflexionados.

E por fim, as suas mãos devem estar sempre em apoiadas no guidão, bem próximas ao freio.

Agora já sabe qual é a melhor postura para pedalar! Gostou? Compartilhe e…

Bom treino! 

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Aulas em duplas e Avulsas - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP