Treino em dias de frio

Treino em dias de frio

Como é o seu treino no frio? Aos poucos já começamos a sentir o frio se aproximando, as academias começam a ficar vazias, os parques já não são mais tão atrativos. O frio espanta as pessoas do treino. Como se manter motivado nessa época do ano? Quais as precauções para que o rendimento não caia?

No frio as noites são mais longas, levantar cedo parece mais difícil e treinar então é para poucos. Entretanto não se deve diminuir o ritmo só porque a temperatura despencou, afinal essa é uma época essencial para se treinar: estamos quase na estação do ano em que mais comemos. E isso tem uma explicação…

Porque treinar no frio?

No frio comemos mais porque temperaturas baixas fazem com que nosso corpo gaste mais calorias do que as utilizadas em dias quentes. Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo consome mais energia, ou seja, para quem busca emagrecer ou ganhar melhor definição muscular, esse é o momento ideal.

Mas, para que isso aconteça, precisamos manter o controle sobre nossa alimentação já que pela mesma razão (para nos manter aquecidos) o organismo, inconscientemente ou de forma consciente, busca alimentação mais gordurosa e calórica.

Driblando os instintos e usando o frio a nosso favor, agora só falta treinar.

Dicas para seu treino no frio

Apesar de o frio nos ajudar a queimar calorias, não devemos deixar de nos proteger dele. Seguem algumas dicas para que você renda e deixe seu treino no frio mais produtivos.

– Roupas: hoje em dia temos várias opções de roupas para treinar em dias frios, cheias de tecnologia e capazes de deixar com que seu corpo transpire e o mantenha aquecido. Para treinos externos utilize luvas, meias e toucas. Se você transpira muito depois do treino troque de camiseta tão logo termine a atividade, isso evitará gripes, resfriados e até hipotermia.

– Qualidade do ar: nessa época do ano é comum que o ar seja mais seco. Quem pratica atividades externas sofre muito com isso. Hidratar- se é essencial e evitará dores de garganta e desidratação.

Uma dica importante: passe protetor labial – praticar esportes ao ar livre ressecará e poderá causar feridas no seu lábio.

– Local: esse também é um aspecto importante. Quem treina ao ar livre mas não suporta o frio, pode aderir – nessa época do ano – às academias por se tratar de um momento favorável já que estão mais vazias e te protegerão bem do clima. Se você prefere ou precisa treinar ao ar livre, evite lugares com muita poluição, para evitar ao máximo se expor à má qualidade do ar.

– Aquecimento: muita atenção a esse ponto! É importantíssimo fazer um bom aquecimento corporal porque, devido ao frio, a resposta neural é mais lenta, os músculos e as articulações ficam mais enrijecidos. Para evitar lesões um bom aquecimento, de no mínimo 10 minutos, é fundamental.

– Alongamentos: alongar também é importante, porém só vamos realizá-lo depois do treino! Alongar antes do treino não é recomendado e é um hábito que deve ser alterado porque provoca afastamento das fibras e consequente demora na resposta muscular. Alongar apenas depois ok? Veja como fazer um alongamento

Motivações para treinar em dias frio

Motivação maior do que a citada no início do texto não existe, afinal quem não quer queimar mais calorias mesmo sem fazer nada?

Se mesmo assim não foi suficiente, vai algumas dicas para te manter focado nos treinos:

– Provas/Campeonatos: que tal colocar uma corrida de rua no meio de jullho ou combinar com alguns amigos um campeonato no fim de semana? Ter um objetivo a curto prazo o deixará com mais vontade e pilhado para os treinos.

– Atividade: essa é uma boa hora para praticar outras atividades. Se você só nada e não tem animo para cair na piscina no sereno da manhã, que tal uma aula de boxe? Ou bike indoor? Dá uma quebrada na rotina além de trazer mais motivação.

– Amigo: tenha um amigo para treinar, mas convide alguém animado que goste de treinar e tenha o esporte correndo nas veias. Aquela pessoa que reclama dos treinos é melhor que seja convidada para um jantar ou uma balada.

– Personal Trainer: ter alguém que bata na sua porta e te direcione nos exercícios lhe manterá nos treinos com frequência e com resultados mais nítidos. Esse é como a dica anterior, o amigo que te motiva a ir ao seu limite.

Você viu que clima frio não é motivo para não treinar. Espero que essas dicas te ajudem a não perder o ritmo.

Agora você sabe como deve ser o treino no frio, está motivado? Deixe seu comentário e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato
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