Academia de condomínio – Dicas para montar

Academia de condomínio – Dicas para montar

Academias em condomínios crescem a cada dia, porque facilitam o dia-a-dia do morador e valorizam o imóvel. Saber como montar a academia e o como treinar nela é essencial para que o espaço não vire dor de cabeça para os moradores. 

Se ter uma academia fosse fácil todos teriam uma em casa, mas academias requerem atenção, cuidados e manutenção que vão desde a hora de montar ao seu uso no dia-a-dia.

Eu dou aula e muitas vezes, em academias de condomínio. Com isso já vi de tudo: de academias profissionais a academias mega improvisadas, o que muitas vezes acaba se tornando um transtorno para os moradores. E o treinar deve ser algo agradável e prazeroso.

Como montar uma academia no meu condomínio?

Eu pessoalmente já pude ajudar alguns condomínios na montagem ou reformulação da academia e quero compartilhar com vocês alguns pontos importantes que devem ser observados antes de gastar com o primeiro dumbell.

Pesquisar : antes de montar a academia procure saber quem são as pessoas que treinarão no local, se são jovens, idosos, se buscam saúde, estética, atividades funcionais, treino tradicional… Saber quem vai usar a academia facilita na montagem e garante o investimento certo;

Tamanho: Alguns sites indicam mínimo de 50m², eu diria que depende de muitas coisas, por isso fazer uma pesquisa com os moradores antes é essencial. Uma sala de aparelhos funcionais é bem menor comparada com uma sala com aparelhos convencionais. O número de moradores também impactará na decisão.

academia de condomínio Cotação: Há muitas empresas que oferecem diversos tipos de aparelhos para academia em condomínios. Os preços e serviços podem variar muito, saber negociar é fundamental. Algumas empresas “espertinhas” oferecem um percentual da cotação para o responsável da compra. (Famoso “ajuda que te ajudo”) diminuindo a qualidade e encarecendo os equipamentos. Fiquem atentos, eu mesmo já vi isso.

Equipamentos: Conhecer os equipamentos a comprar é fundamental. Há diversos tipos de aparelhos, marcas e utensílios que devem ser levados em contas antes da compra. Aquelas famosas máquinas multiuso normalmente, são péssimos negócios, pois só se pode fazer uma coisa de cada vez o que gera fila. Além disso nunca são boas para fazer todos os exercícios que prometem e em alguns casos a articulação não gira junto com eixo deixando o exercício desconfortável (correndo risco de lesões).

Algumas vezes vale a pena contratar um profissional para fazer esse trabalho, pois isso economizará dinheiro e criará uma academia mais produtiva. As empresas oferecem esse serviço, mas muitas vezes abusam da inocência dos moradores e empurram aparelhos que estão parados.

Se vocês querem mais algumas dicas específicas ou quiserem dar alguma dica deixe nos comentários.

Veja como treinar em uma academia de condomínio: Treinando na academia do condomínio

Considerações finais para academia do seu condomínio

Também se deve prestar atenção no local e na estrutura, pois já dei aula onde a academia era no último andar e sem piso emborrachado. Imaginem o barulho do peso quando batia no chão, sem falar da esteira.

(Ahhh televisão de tela grande não faz parte da estrutura de uma academia. É impressionante como as academias de condomínio gostam de colocar televisões muitas vezes enormes, sendo que uma pequena e simples já é suficiente.)

Atenção também no resfriamento do local – salas quentes para treinar são terríveis e perigosas.

Necessária, mas muitas vezes esquecida, é água disponível e de fácil acesso, além de um álcool para higienização de aparelhos e colchonetes.

O layout da sala deve facilitar a passagem e a organização de aparelhos – defina bem o local de cada coisa para que todos saibam onde guardar, arquitetos, por favor, peçam ajuda aos professores de educação física. Uma sala bonita, mas não funcional, é um grande mico para os usuários, o professor sabe bem como é o dia-a-dia em uma academia, ele irá ajuda-lo.

Agora é com você! Tire do papel ou dê upgrade na academia atual, depois é só treinar…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP