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Como chutar melhor? (Futebol)

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Como posso chutar melhor? No futebol profissional ou no amador, melhorar a habilidade de chutar é fundamental. Mas existe algum treino que o ajude a evoluir (muito) seu chute?

Falarei do chute no futebol, mas logo você irá perceber que isso vale para qualquer esporte ou habilidade.

Como deve ser o treino para chutar melhor? 

Na minha adolescência, por volta dos 13 e 14 anos, como muitos garotos eu era fissurado por esportes. Praticava tudo o que podia e tinha condições e o futebol era um deles: jogava sempre que podia e onde fosse possível. Durante as férias com alguns amigos, passamos a ir quase todos os dias ao parque e por falta de pessoas para termos dois times, ficávamos brincando de chute a gol.

Claro que na época eu não sabia nada de treinamento, mas senti uma evolução enorme no chute em termos de força e precisão. Passou a ser fácil direcionar a bola exatamente onde eu queria. Você deve estar se perguntando, então é só chutar? Sim! Mas o que eu fiz na época (sem saber claro e aprendi depois) foi o que fez a diferença.

Para chutar melhor é preciso de repetição, chutar várias vezes seguidas. Para se ter uma ideia, Oscar Schmidt depois dos seus treinos fazia mais de 100 arremessos, resultado: seus arremessos de 3 pontos eram um grande diferencial!

Nos princípios do treinamento esportivo está também o princípio da continuidade, não adiantaria eu ter feito alguns chutes em apenas 1 semana achando que estava tudo resolvido.

Outro princípio é o da variabilidade, isso quer dizer mudar os estímulos. Na época chutávamos bola no campo, na quadra, campo de areia, descalço, de chuteira, de longe, de perto, forte, fraco, com bola de campo, com bola de vôlei e por aí vai…como chutar melhor

Claro que não fazíamos tudo no mesmo dia, mas estávamos com certa frequência alterando o estímulo e isso faz com que o sistema nervoso e os músculos tentem se adaptar.

Vale lembrar que isso ocorreu na minha adolescência, auge do meu desenvolvimento físico e motor quando flexibilidade e força estavam em ascensão, o que também é muito importante. Talvez seu chute não seja tão eficiente ou do jeito que você gostaria porque pode ter um desequilíbrio muscular de força ou algum encurtamento.

Porém meu suposto treinamento falhou em alguns pontos. Um deles é chamado de princípio da especificidade. Como falei em outro post (Musculação para Atletasa atividade tem que se aproximar ao máximo do que seria um jogo como colocar marcadores, receber a bola em movimento, receber a bola em movimento com os marcadores e etc, ou seja, situações parecidas com as encontradas em um jogo real.

Outro ponto importante é o principio da sobrecarga, basicamente intensidade versus volume. Será que não estava intenso demais seguido de alto volume?

Praticávamos quase todos os dias por muitas horas seguidas. Saber mensurar intensidade e volume é ideal, para não causar desgaste excessivo da musculatura e articulações que podem gerar lesões ou até um overtraining dependendo da atividade.

Se você não for mais adolescente, também pode melhorar seu chute, bastar seguir essas regrinhas, praticar, aumentar estímulos e aprimorar sua técnica. Provavelmente não será rápido mas você sentirá diferença com o tempo.

Quero levantar um ponto antes de que você saia praticando. Será que as escolinhas profissionalizantes de futebol estimulam as crianças ao máximo com treinamentos técnicos? Passo a bola para vocês…

Bom Treino