Musculação para atletas – Como um atleta deve treinar na academia?

Musculação para atletas – Como um atleta deve treinar na academia?

Será que a musculação pode ajudar o atleta na performance? Ela deve fazer parte da periodização de treinamento do atleta, mesmo o esporte não requisitando músculos em excesso? Como deve ser a musculação para atletas?

Existem milhares de esportes onde atletas buscam obter cada vez melhores resultados e desempenho. Ser o campeão uma vez não basta, deve-se ter e querer cada vez mais. Em alguns esportes miléssimos de segundos fazem a diferença por isso a preocupação com o treinamento é tão importante.

Dentro da sala de musculação, podemos trabalhar várias vertentes como mostrado em outro post, clique aqui, assim sendo quebramos aquela velha opinião, que musculação se resume a uma pessoa cheia de músculos, não é só porque uma pessoa faz musculação ela precisa necessariamente ser musculosa.

Comecei esse post falando de atletas buscando títulos e desempenho, mas atletas amadores e os de final de semana podem sim entrar nessa lista. Afinal, a competição também está envolvida.

Não sei se por preconceito ou por falta de informação, mas muitos atletas ainda fogem da musculação achando que ela não ajudará com o esporte que pratica. Já ouvi coisas do tipo: vou ficar encurtado ou vou ficar muito pesado.

Não importa se o seu esporte é praticado na água ou na terra, se precisa de mais habilidade e técnica do que força, se é em grupo ou individual, sua atividade tem movimentos e exige aspectos físicos? Então a musculação vai te ajudar, e muito.

É comum e mais fácil de ver atletas de esporte de contato fazendo seu treinamento com musculação, atletas de rugby, basquete, futebol americano e lutas, famosos por terem grande quantidade de massa muscular, aproveitam a musculação para obterem um melhor desempenho.

Entretanto esses esportes exigem esse biótipo, então você que pratica outros esportes, por exemplo, corridas de longa distância, tênis, natação, vôlei, onde não há necessidade ser cheio de músculos deve estar se perguntando: Como isso vai melhorar meu rendimento no esporte?

Como é o treino de musculação para atletas?

Primeiro, dentro da musculação não há necessidade de só trabalhar com pesos e máquinas para ganhar massa muscular.

musculação para atletasSeu professor/treinador deve montar um treino criando situações próximas do seu esporte, deve criar equilíbrio muscular para evitar futuras lesões (sabendo que alguns esportes tendem a dar mais força a um grupo muscular, desfavorecendo outros), deve dar ênfase no seu ponto fraco.

Por exemplo, seu esporte exige saltos explosivos (basquete, vôlei, handebol), mas seu salto está fraco por falta de potência muscular, portanto ao se realizar exercícios de potência e força para as pernas e trabalhar os músculos envolvidos em uma situação parecida com a do salto, a tendência desse aspecto físico evoluir é muito maior do que na quadra.

Deixar o esporte o mais “parecido possível” dentro da sala de musculação é feito para trabalhar a parte muscular exigida no esporte e não a habilidade ou a técnica.

Assim um jogador de futebol, por exemplo, não irá melhorar seus passes e não irá chutar com maior precisão, porem irá ter mais força de explosão para cabeceio e arrancadas, maior resistência, menor risco de lesão, mais força em jogadas corpo a corpo, fatores esses que podem fazer toda a diferença em uma partida.

LinkYoutube: Musculação para atletas: Especificidade se torna o objetivo

Prevenção de lesão

Já vi inúmeros atletas, como maratonistas, tenistas, nadadores, golfistas aparecerem na sala de musculação com uma lesão no joelho, cotovelo ou ombros, os mais comuns, buscando suporte para poder voltar a praticar seu esporte.

A maioria das lesões nesses esportes envolvem as articulações e tendões, os músculos desenvolvidos ajudam a protege-las. Agora você deve estar se perguntando, mas o esporte por si só não deveria fortalecer os músculos envolvidos?

O esporte pode até ajudar a desenvolver o musculatura específica para a realização daquele movimento, mas quando houver uma fadiga, um choque maior ou estresse por repetição a lesão aparece.

Com a musculação você passa a ter vários ganhos, como menor risco de lesões; melhoras nos pontos físicos exigidos do seu esporte; equilíbrio muscular, aumento de massa magra, maior segurança e controle dos exercícios (nos movimentos e nas cargas do exercício, tendo melhor controle da intensidade).

Musculação para atletas deve priorizar a especificidade

Em muitos clubes de diversos esportes a musculação é usada na periodização do treinamento de seus atletas, entretanto para muitos a musculação é uma coisa chata e monótona, mas para a obtenção de resultados de qualidades físicas, aquele ferro chato ainda tem mostrado muitos resultados.

Modifique seu treino de musculação voltado para seu esporte e sinta a diferença.

E você já fez seu treino de musculação? Sentiu evolução no esporte? Tire suas dúvidas ou conte para gente sua evolução.

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP