Como se motivar treinando sozinho?

Como se motivar treinando sozinho?

Se você está querendo ler esse artigo é porque você já começou e parou a academia várias vezes, já tentou começar a correr de fim de semana, procurou algum esporte, mas parece que nada te motiva a treinar, e fica aquela pergunta como se motivar treinando sozinho? 

Esse artigo não será de auto-ajuda, cheio de acredite em você, não desista e blá blá… Quero passar algumas dicas práticas que funcionam bem com meus alunos, amigos e até mesmo comigo.

O grande problema de começar a atividade física é “quebrar a ferrugem” no começo você fica muito dolorido, sente dificuldade em movimentos básicos, se for em academia ou lugar público sente vergonha, se força um pouco mais parece que vai desmaiar ou ter um “treco” no coração.

E essa fase dura uns 3 meses, adivinha qual o maior período de desistência nas academias? Os 3 primeiros meses.

Como se motivar treinando sozinhoComo se motivar?

Disciplina

Parece óbvio mas disciplina é a primeira palavra. Você tem que treinar com dor, cansado, triste, feliz, empolgado, com tempo, sem tempo… mas tem que treinar. Talvez aquele dia não foi o seu melhor, mas algo foi feito e isso é importante.

E quando você coloca isso na cabeça, que vai fazer todos os dias não importa o que ocorra, você dá um jeito. E acredite você não precisa ir para uma academia para treinar, pode fazer aí na sua casa mesmo caso não consiga ir para academia. (veja como treinar em casa nesse artigo: Exercícios para treinar em casa)

Metas

Esse é um fator importante para você manter a disciplina. Qual a razão do treino? Você quer emagrecer? Quer correr uma prova? Quer definir?

Metas são importantes e devem ser de curto e longo prazo, exemplo, você quer perder 15kg até o fim do ano (longo prazo), e quer em 3 meses entrar naquela calça jeans que não entra mais.

Outro exemplo ótimo é ser capaz de realizar alguma atividade. Em 3 meses quero correr 5k, ou fazer agachamento unilateral e por aí vai.

Com a disciplina você vai percebendo que está mais próximo do seu objetivo e isso te motiva cada vez mais. Em um post anterior eu escrevi sobre metas para emagrecer, porque muita gente fica apenas focado na balança e essa é a pior meta no inicio. Veja mais nesse artigo: Metas para emagrecer.

Distrações

Sim, distrações! Se você não gosta de ficar na esteira correndo por ser monótomo por exemplo, você pode assistir tv, ouvir uma música, ver nossos vídeos no youtube hehe.

Eu baixava muitos áudios e ficava “estudando” enquanto treinava. Ok você pode dizer que não é a maneira eficiente de estudar nem de treinar porque um vai atrapalhar o outro.

Realmente não é perfeito, porém sua cabeça fica distraída e seu corpo trabalhando.

A música é uma ótima forma de distração, porque ela motiva e contagia. Você se sente mais animado e o desempenho é bem melhor. Veja mais nesse artigo: Música e o treino

Estímulos 

Sempre aumente o “desafio”, dê novos estímulos para o seu corpo.

Fazer o mesmo treino por mais de 1 mês, além de perder a eficiência deixará você desmotivado. Diferente de treinos novos que irão promover resultados melhores e motivação com o novo desafio.

Vale lembrar que o treino deve ser para o seu nível, se você fizer um treino muito fácil ou muito difícil logo se sentirá frustado. O treino precisa ser desafiador.

Agora você já sabe como se motivar mesmo treinando sozinho. Gostou? Compartilhe e…

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP