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Treinos rápidos funcionam?

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Treinos rápidos são ótimos para quem tem pouco tempo mas será que têm eficiência? Será que não traz nenhum risco para a saúde? Vamos descobrir!

Você já deve ter visto vários programas de exercícios ou aplicativos com promessas de treinos curtos e com ótimos resultados. Mas será que treinos rápidos funcionam?

A resposta é sim, funcionam!

Por que treinos rápidos funcionam?

Para você ter os benefícios à saúde você precisa treinar apenas 10 minutos por dia.

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Espantado? Vários estudos mostram que com 5-10 minutos de atividades físicas diárias seu pressão arterial diminuirá, terá menor risco de problemas cardíacos, como aneurisma ou aterosclerose, suas células ficarão mais sensíveis à insulina diminuindo os risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Por isso que com 10 minutos de uma boa caminhada você terá bons resultados para sua saúde. Porém, seu objetivo pode ir um pouco além, como emagrecer por exemplo e, para esse motivo, surgiram vários aplicativos e programas de treinos.

Treinos curtos funcionam para emagrecer?

Para alegria geral da nação a resposta é sim! Funcionam!

Mas não é tão simples como parece: treinos curtos normalmente são de alta intensidade, isso quer dizer que você chegará perto da sua capacidade cardiorrespiratória máxima e, nem todas as pessoas estão acostumadas e preparadas para treinos assim.

Os treinos curtos e intensos emagrecem pois aumentam muito o metabolismo, principalmente no pós-treino, o que gera maior consumo de calorias ao longo do dia.

Ou seja, com 10-15 minutos diários você pode ter ótimos resultados para sua saúde e inclusive perder peso. Mas atenção: tome cuidado com a intensidade do treino! É importante o treino estar ajustado para o seu nível para não ter risco de lesões.

treinos curtosDicas para treino rápido

Existem várias formas de fazer um treino rápido, normalmente com exercícios de calistenia, que são exercícios com o peso do corpo, pois você não perde tempo montando barra, ajustando máquina e etc.

Como a atividade é rápida precisa de frequência de treino, ou seja, fazer quase todos os dias se possível. Uma boa opção é tentar fazer até duas vezes no dia (não o mesmo treino, é claro).

Tenha um treino para o seu nível e cuidado com programas e aplicativos de treino rápido: eles podem ser uma boa opção, mas caso você não consiga ou se machuque sua frustação será maior. Para isso é importante ter um personal trainer te orientando, nossa plataforma que oferece consultoria de treino online pode te ajudar com treinos personalizado para o seu nível e local de treino.

O treino é curto, então não enrole! O tempo de descanso será baixíssimo, se houver descanso! Seja persistente e se esforce o máximo.

Apesar de não ter muito tempo é importante fazer alguns movimentos e exercícios para aquecimento e após o treino alguns alongamentos para relaxar.

Exemplos de métodos de treinos rápidos

Um exemplo de treino rápido é o método tabata. O treino original do método tabata tem duração de 4 minutos, onde por 20 segundos são realizados o máximo de repetições possíveis e descanso de 10 segundos, logo repetindo essa série por 8 vezes.

Outra forma são os exercícios HIITs – Exercícios intervalados de alta intensidade, nesse treino você faz um exercício de intensidade muito alta seguido de um exercício de intensidade mais baixa, se recuperando para retomar o exercício de intensidade alta.

Aqui na Hora do Treino lancei um Desafio uma vez e é um exemplo de treino rápido para perna. Confere lá! Será que você consegue fazer?

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