Escolhendo uma academia

Escolhendo uma academia

Para muitas pessoas academia é coisa de outro mundo. Passam horas escolhendo uma academia, não sabem o que olhar; o que é bom e se ela realmente vai gostar. Muitas vezes guiam-se pelo preço e pela localização. O tempo passa e ela se frustra com a academia, isso passa a ser sinal de algo ruim para ela. Mas como escolher uma boa academia?

Já conheci muitas academias. Academias de bairro, academias médias, grandes e outras cheias com muitas filiais, mas em todas a rotatividade de alunos é alta. Acredito que esse não seja o problema maior, afinal, pessoas entram e saem por diferentes motivos.

O problema maior é que muitos alunos de primeira viajem, abandonam a academia porque tiveram uma experiência ruim.

Por diversos motivos os alunos criam uma imagem negativa da atividade física, devido à má experiência que tiveram nessa academia.

Houve uma grande expansão de números de academias pelo Brasil e esse número cresce cada vez mais. Claro que isso é ótimo, mas será que todas têm conhecimento e qualidade para receber alunos da terceira idade ou gestante, por exemplo?

Se você souber o que exigir de uma academia, rapidamente eles terão que se ajustar para fazer o melhor, senão perderão mais clientes.

Vou passar algumas dicas que evitará tais frustrações e caso você já tenha se frustrado, lembre-se que atividade física é importante e há outras maneiras mais motivantes para se encontrar no mundo fitness.

O que ponderar quando você estiver escolhendo uma academia

escolhendo uma academiaAlgumas sugestões que pode fazer a diferença para você na hora que estiver escolhendo uma academia ideal:

– Preço e localização; são importantes para você não parar logo no inicio por falta de dinheiro ou por nunca chegar ao local, mas não é o principal, você pode acabar desperdiçando seu dinheiro e não tendo resultados por falta de motivação;

– Conheça o local; visite a academia e peça para fazer uma aula experimental;

– Conheça os profissionais; todo aluno precisa de acompanhamento principalmente no inicio, preste atenção se o professor te orienta corretamente, responde suas dúvidas, corrige e está atento com o seu exercício;

– Interação com a sala; verifique como professor age com os alunos avançado se ele corrige, ensina e também está atento, pois logo esse será você;

– Estrutura; você não precisa conhecer os aparelhos, apenas olhe a conservação, está enferrujado? Balançando? Parafusos soltos? Cabos desencapados? Isso será essencial para sua segurança;

– Limpeza e organização; quem não gosta de um lugar organizado, olhe como são guardados os pesos e se os aparelhos estão limpos, isso fará diferença;

– O público; olhe as pessoas que frequentam, ainda existe academias voltadas para um único público (para bodybuilding, terceira idade, só para mulheres), dependendo do seu nível e da sua condição, o local não vai poder te dar um suporte correto para seu objetivo.

Lembrando que aula experimental é para conhecer a academia, por isso você não irá fazer aulas muito avançadas, caso queira, avise o professor que você está em aula experimental.

No dia-a-dia da academia

Gostou da academia? Contrato fechado? Perfeito! Agora vou dar umas dicas para você não se decepcionar com você mesmo. Para os iniciantes e marinheiros de primeira viajem:

– Vá em dias alternados, dias seguidos é um impacto muito grande para seu corpo, se habitue aos poucos;

– Respeite seu limite, não exagere nas cargas e tenha paciência;

– Faça o que seu professor pedir, ele é a pessoa mais capacitada para lhe ensinar, respeite suas ordens;

– Convide um amigo para treinar com você ou leve seu ipod, ouvir músicas que nos agradam é animador, mas não falte!

Isso evitará lesões e desmotivações, aos pouco seu condicionamento evoluirá e você começará a procurar atividades que lhe agrada mais.

Agora você já sabe como escolher uma academia? Compartilhe, curta nossa Fanpage

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Aulas em duplas e Avulsas - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP