Esteira ou Musculação? Qual fazer primeiro?

Esteira ou Musculação? Qual fazer primeiro?

Qual fazer primeiro? Esteira ou musculação? Quem treina sabe a importância da musculação (anaeróbio) e da corrida (aeróbio). A maior dúvida é qual iniciar primeiro? Será que um interfere no outro? Vamos descobrir.

O título fala esteira, mas pode ser qualquer outro tipo de atividade aeróbia (como bicicleta, natação, aulas de ginástica), mas sabemos que a esteira é queridinha das academias.

Aqui no HdT já foi falado sobre as vantagens da musculação na prevenção de lesão, na performance para atletas, no ganho de força e massa muscular e todo o “poder de levantar ferro”, com a atividade aeróbia também temos vantagens, para emagrecer, para o coração, para o condicionamento, além de outros benefícios que a corrida proporciona.

Criou-se uma dúvida, porque apesar de ambos terem suas vantagens, eles são totalmente diferentes, o que poderia causar uma interferência na evolução do outro, conhecido como treinamento concorrente.

Esteira ou Musculação? Já ouviu falar no Treinamento Concorrente

Existe sim uma interferência de um treino para o outro. A melhor forma é periodizar o treino de acordo com seu objetivo.

Correr na esteira com uma intensidade alta pode afetar negativamente o treino de musculação, devido ao consumo de glicogênio muscular no inicio da atividade aeróbica. O glicogênio é a reserva energética usada pelo músculo em exercícios anaeróbicos e no início de qualquer atividade.

qual fazer primeiro esteira ou musculaçãoO treino de força (anaeróbio) não interfere em treino de endurance (treino de resistência aeróbia de longa duração). Pode ajudar devido ao aumento da resistência ao lactato (ácido produzido no músculo em intensidades altas) e prevenção de lesão.

Você não vai perder massa muscular fazendo atividade aeróbica, desde que não seja de longa duração (acima de 40 minutos) e que haja uma alimentação adequada à base de proteína e carboidrato.

Qual fazer primeiro esteira ou musculação?

Entendendo as diferenças dos treinamentos você deve avaliar seu objetivo e adequar seu treino da melhor forma.

Por exemplo, se o seu objetivo é aprimorar sua corrida então corra primeiro ou faça exercícios de musculação de intensidade moderada.

Outra forma é fazer aeróbio no período da manhã e musculação à noite ou alternando os dias.  Dando mais ênfase na sua atividade principal.

Se o seu objetivo é hipertrofia faça musculação primeiro seguido de um aeróbio moderado com um período menor.

Vale dizer também que outros fatores pode mudar seu treino, independente do seu objetivo. Por exemplo, se objetivo é emagrecer, logo você acredita que esteira seja o melhor, dependo do caso eu prefiro colocar meus alunos na musculação primeiro, fortalecer músculos, tendões e articulações para depois começar a praticar uma esteira.

Existem varias formas de combinar os dois sempre priorizando seu objetivo, mas vale lembrar que ambos são importantes  para sua saúde, desenvolvimento e performance. Converse com seu treinador, defina seu objetivo e entenda qual fase do treinamento você se encontra.

Como você  realiza seus treinos? Explique para nós, tire suas dúvidas e…

Bom Treino

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Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP