Esportes Alternativos

Esportes Alternativos

Período de férias ou nos fins de semanas podemos realizar atividades um pouco fora do convencional, sair daquele seu treino habitual ganhando uma motivação a mais, praticar alguns esportes alternativos.

Quero mostrar hoje alguns esportes alternativos agradáveis e talvez um pouco incomuns de se ver. Esportes diferentes que exigem também uma preparação diferente. Para o próximo fim de semana uma atividade nova o espera. 

Definindo Esporte

Quando falamos em esportes soa como se existisse uma competição, a busca por um troféu, uma disputa entre atletas. Definimos esporte como uma atividade física ou mental, sobre regulamentos e regras que geralmente visam a competição entre praticantes.

Para ser considerado esporte tem de haver envolvimento de habilidades, capacidades motoras e competitividade entre opostos; regras instituídas por uma confederação ou federação regente. (fonte: Wikipédia).

Entretanto um esporte pode ser considerado também como uma atividade física não competitiva com o objetivo de lazer. Assim sendo você pode se chamar de esportista sem competir com ninguém, apenas com si mesmo.

Os esportes alternativos

Quero mostrar alguns esportes alternativos que saí do convecional, algumas dicas e formas para você se integrar a esse novo esporte.

esportes alternativosTrekking

Trekking ou Enduro a pé é um esporte de caminhada por trilhas naturais, sempre em equipes, o esporte consiste em fazer um percurso mostrado por um mapa, à competição está em realizar o percurso de acordo com o mapa.

O trekking é uma atividade física aeróbica, através de caminhadas. Não precisar fazer nenhum preparo especifico para atividade, a torna aberta para todas as faixas etárias e biotipos. Mas há necessidade de estar bem fisicamente, para aguentar a distância e o relevo do percurso.

O trekking motiva pela sua competição, pela exploração do ambiente (cercado de belas paisagens), uma ótima fuga para o estresse. É um esporte que assume as suas responsabilidades sociais, ambientais e seu compromisso com a saúde e qualidade de vida.

Para saber mais sobre o esporte, alguns sites que podem ajudar (clique na palavra):

Longboard

O Longboard lembra um skate com uma prancha maior, pode ser comparado com o surf, pelas suas manobras, ou snowboard. Sua velocidade é alta e suas manobras complexas, assim é essencial o uso de equipamento de segurança.

O esporte requer equilíbrio, controle e resistência de todo corpo para ter uma maior destreza. Treinos de resistência muscular e proprioceptivos são essenciais para esse esporte. Longboard é um esporte radical que requer prática, assim comece devagar com velocidades e ladeiras menores,  aos poucos seu controle sobre a prancha irá aumentando.

Vem crescendo muito no Brasil, por possuir muitas ladeiras e estradas, e ter um clima que favorece o ano inteiro. Atletas de prancha (skate e surf) aderem cada vez mais o esporte, você pode tentar também.

Escalada

Essa dispensa apresentação, a escalada é famosa e acredito que deve ser tentada por todos. No Brasil é fácil achar montanhas para fazer escalada, ou procure na sua cidade escalada indoor, essas por sua vez são perfeitas para treinar e para iniciantes entenderem melhor como funciona uma escalada. esportes alternativos

Escalar requer força de braços e pernas, além de equilíbrio e consciência corporal. Nesse esporte você também vai precisar de prática. Por tanto comece pelo indoor ou por montanhas menores.

A escalada requer condicionamento físico mais avançado, treinos de resistência muscular, força e proprioceptivos.

Para saber mais sobre o esporte, alguns sites que podem ajudar (clique na palavra):

Rugby

Esse esporte já foi apresentado aqui no HdT, coloco o rugby como um esporte alternativo por alguns motivos:esportes alternativos

-é um esporte em expansão no país;
-não precisa de muitos recursos;
-pode ser praticado por qualquer pessoa.

Rugby é um esporte de alto contato físico, dinâmico e exige diferentes aspectos físicos. Algumas técnicas devem ser treinadas antes de partir para o jogo, como o passe da bola e o “tackle”. Treinos de força, resistência, potência, equilíbrio e treino aeróbio são essenciais para um bom rendimento no jogo. Dependendo da sua posição no jogo muda-se a ênfase do treino.

Rugby é um esporte que exige trabalho de equipe, por tal fato é tão competitivo. Podendo também ocorrer mudança no placar do jogo nos minutos finais.

Para saber mais sobre o esporte, alguns sites que podem ajudar (clique na palavra):

Quer apresentar mais esportes alternativos? Gostou? Compartilhe e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP