Alimentação e Suplementação

Alimentação e Suplementação

Alimentação e suplementação dois temas que sempre ouve quem está treinando ou começou a treinar. Buscamos dietas, alimentos saudáveis e suplementos, esse por sua vez ainda gera duvidas e contradições, vamos desvendar algumas.

A alimentação é muito importante, seja para seu rendimento no dia-a-dia, saúde e até para sua performance no treino como na recuperação. O suplemento é outro fator importante, mas será que é para todos?

Alimentação

Quem treina ou começou a treinar já ouviu certas explicações e dicas desses dois elementos: alimentação e suplementação. Vou explicar a importância dos dois e porque o suplemento caiu no gosto do povo.

Não vou dar dicas de dietas, deixarei isso para um profissional qualificado. Quero mostrar a importância da alimentação para sua vida e desempenho nos treinos e esportes.

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para funções vitais. Por isso comer é importante e essencial.

Entretanto existem vários transtornos alimentares que colocam a alimentação como inimigo, um desses transtornos é a infame anorexia, na qual o indivíduo para de comer de forma radical, outro exemplo é o TOC, onde o indivíduo come de forma compulsiva.alimentação e suplementação

Ultimamente o número de pessoas com distúrbios alimentares tem aumentado, a vida agitada e quantidade de alimentos disponíveis e/ou o desejo de consumir. E ainda temos o outro lado das pessoas esbeltas e saradas que nos fazem querer alcançar aquele o peso X ou a definição Y.

Se você quer seguir uma dieta legal para você, peça à um nutricionista. E se uma vez o outra você fugir da sua rotina, se acalme, não vai ser uma pizza fora de hora que vai te deixar 5kg há mais ou com problemas de saúde.

 Para quem está começando a treinar e para quem já é ativo há certo tempo fica algumas dicas de alimentação:

  • Não se deve treinar sem se alimentar antes. Além de consumir proteínas como fonte de energia, perdendo consequentemente músculo, você terá um péssimo desempenho e poderá passar mal.
  • Sim é possível ganhar músculos, emagrecer, se desenvolver apenas com alimentação, sem recorrer a suplementos e etc.
  • Sua alimentação vai depender da sua rotina, com o organismo e objetivo de cada um. Cuidado com dietas milagrosas da internet ou usar a dieta do amigo só porque funcionou com ele.
  • O profissional qualificado para prescrever dietas, é o nutricionista. Se você for muito ativo fisicamente ou for um atleta, você pode procurar um nutricionista esportivo.

Suplementação

 O que é suplemento?

O suplemento tem a função de suprir substâncias em falta ou aumentar alguma substância no seu organismo, onde ficaria inviável adquirir apenas com a alimentação. Dessa forma o corpo terá nutrientes necessários para uma melhor recuperação, desempenho ou evolução. Suplemento não tem nada haver com anabolizante.

alimentação e suplementaçãoExistem vários tipos de produtos no mercado, cada um com uma função diferente. Substâncias como vitaminas, aminoácidos e carboidratos terão efeitos diferentes no seu organismo, assim sendo não é qualquer suplemento que se pode ingerir, o treino e o esporte em que você se encontra vai regular a sua suplementação. Cuidado com indicações na hora de comprar.

Quem pode ingerir?

Suplementos inicialmente foram criados para aumentar a performance dos atletas, onde a alimentação não é suficiente para cobrir todos os gastos energéticos com treinos e competições.

Porém cada esporte exige do corpo de formas diferentes, necessitando assim de substâncias diferente, um cara que corre uma maratona vai necessitar muito mais de carboidratos comparado com um halterofilista por exemplo, dessa forma a base de sua suplementação tem que ser de carboidrato.

Alimentação e Suplementação – quando um precisa do outro

Nos dias corridos e estressantes acabamos ficando muito tempo sem comer ou comendo alimentos industrializados e que quase sempre não irão suprir nossas necessidades de vitaminas e proteínas, por exemplo.

Dessa forma o suplemento pode te ajudar a ter uma evolução e um melhor rendimento nos seus treinos.

Nessa mesma situação se encontram os vegetarianos e veganos, por exemplo, que tendem a ter uma alimentação pobre em proteínas, pelo fato de não comerem alimentos de origem animal. Se encontram nessa mesma situação, pessoas que buscam emagrecer sem perder massa magra.

Portanto qualquer pessoa pode tomar suplemento, desde crianças até idosos, mas se informe antes, como é o caso dos diabéticos e pessoas que possuam algum tipo de restrição alimentar como o glúten e vitamina B, por exemplo. Lembrando que a suplementação não substitui a alimentação.

Suplementos viraram sinônimo de resultado, assim dessa forma, hoje em dia mais e mais pessoas procuram produtos que melhorem seu rendimento nos treinos. A indústria já percebeu isso e cada vez lança mais produtos “milagrosos”. Seja criterioso e pesquise bem antes de comprar.

Existe ainda um certo senso comum de que suplementos fazem mal, são bombas e podem matar.  Nenhuma dessas informações são verídicas, o que prejudica  o organismo é o excesso, e isso que pode fazer mal, aliás tudo em excesso faz mal, portanto saiba o que tomar e quando tomar que os benefícios aparecerão.

O melhor profissional para te indicar qual suplemento tomar é um nutricionista esportivo.

Agora você sabe mais sobre alimentação e suplementação para o seu treino! Gostou? Compartilhe!

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP