Treino > Exercícios usando apenas um colchonete

Exercícios usando apenas um colchonete

O colchonete todo mundo tem ou teve algum dia em casa. Se você não teve é hora de comprar e fazer esses exercícios no colchonete que vamos indicar!

Para não ficar improvisando e ter um material adequado para realizar exercícios no chão o colchonete é a melhor opção, algumas pessoas usam o Mat comum no Pilates e Yoga, realmente ele é mais fácil de enrolar e guardar, porém é muito fino, as vezes incomoda para fazer exercícios no piso duro, além de ser mais difícil de limpar.

O colchonete tradicional de academia possui um valor mais baixo, e são fáceis de limpar, importante sempre passar um pano com álcool misturado com água (para não ressecar o material e começar a rasgar facilmente), sempre após o uso.

Esses colchonetes possui algumas densidades o ideal é a densidade 30 para cima. Abaixo disso será muito fino tornando dispensável o uso do material.

Exemplos de exercícios no colchonete

exercícios no colchoneteElevação de quadril – Esse exercício pode parecer simples, mas é muito eficiente para região lombar e glúteo. Se você sente dores nessa região esse pode ser um ótimo exercício, caso prefira pode fazer isométrico (sem movimento) segurando por 20-30 segundos na mesma posição. Para os avançados você poderá fazer com uma perna só, mantendo uma das pernas fora do chão ou se preferir apoiar os pés em banco ou na bola suiça, precisando elevar ainda mais o quadril.

treino colchonetePrancha – Esse é um clássico dos exercícios. Prancha além de trabalhar músculos mais profundos da região abdominal irá fortalecer a região lombar, é um ótimo exercício se você sente dores nessa região. A prancha é um exercício isométrico, ou seja, não possui movimento, você pode começar com 20-30 segundos e ir aumentando gradativamente. Caso queira dificultar ainda mais pode ir tirar um braço ou uma perna, ou até mesmo braço e pernas opostas. Lembre-se de alternar.

exercícios matFlexão de braço joelhos – Esse é um exercício ótimo para os iniciantes, além de ajudar a ganhar força e resistência para fazer a flexão de braço tradicional, irá ajudar a ganhar consciência corporal.  A flexão é um ótimo exercício para músculos do peitoral, ombro e tríceps, se você for avançado pode fazer esse exercício com os cotovelos raspando na costela, isso dará ênfase no tríceps e tornará o exercício mais difícil. Lembre-se que o corpo tem que estar em um formato de triângulo, que as mãos deve estar na linha do tronco e que precisa descer até encostar no colchonete.

abdômen colchoneteCanivete Unilateral – Esse exercício parece ser mais fácil que abdominal remador, mas não é. Apesar do movimento ser um pouco menor, ele possui um dificultador, o movimento com a perna estendida. Já ficou obvio que para facilitar esse exercício é só dobrar o joelho. Deve-se sempre tenta tocar a mão no pé contrário. Fazer as repetições de um lado e partir para o outro lado. Esse é aquele exercício que você sentirá uma queimação no músculo!

Gostou dessas dicas? Você pode ter esses exercícios e muito mais em nosso aplicativo de treino, um treino montado por um personal trainer online pensado no seu objetivo e local de treino. Assine e tenha um Personal Trainer Online.

Gostou? Compartilhe! Curta nosso Facebook!