Treino HIIT – O que é, benefícios e quem pode fazer o treino HIIT?

Treino HIIT – O que é, benefícios e quem pode fazer o treino HIIT?

HIIT o treino que parece prometer milagres, que agora podemos ver em todos os lugares. Mas o que é? Para quem é? Quais suas vantagens e desvantagens do treino HIIT?

A sigla HIIT vêm do inglês “High Intensity Interval Training” ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, Podemos ver facilmente esse método em uma aula de crossfit ou de bike indoor, por exemplo, esse método não é novo, apesar de estar super na “moda&# 8221;.

Começou nos anos 90 com o método Tabata, o Professor Izumi Tabata, pesquisou vários tipos de treinamento para ajudar no emagrecimento e constatou que a intensidade maior é a melhor solução, mais que volume.hiit treino

No método Tabata deve-se ficar em intensidade máxima por 20 segundos e ter 10 segundos em intensidade menor repetidos por 7 ou 8 vezes, os exercícios que ele propôs são os aeróbios tradicionais, corrida, bike e transport.

Claro que já sofreu várias adaptações e assim surgiu o HIIT, Treino Intervalado de Alta Intensidade, com exercícios como agachamentos, flexão de braço, barra fixa e abdominais, a intensidade ficou um pouco menor e o tempo aumentou.

Não há treino ou método pré-determinado, cada professor adapta de acordo com o perfil e a dificuldade do aluno.

Benefícios do treino HIIT

Eu escrevi em um artigo sobre a Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura e nele explico porque intensidade alta também é bom para queima de gordura. O HIIT consome mais calorias não só durante os exercícios como no pós-treino também.

Treino em intensidade alta também tem se mostrado como um inibidor de apetite, um ótimo complemento para ajudar a emagrecer.

Entre os benefícios temos o aumento na resistência anaeróbica e ao ácido lático, ideal para um atleta que demora muito mais para sentir fadiga. Mesmo seu esporte sendo com predominância aeróbica.beneficios treino hiit

Também é notável o aumento de VO2 (capacidade do organismo de consumir oxigênio), em treinos de alta intensidade o VO2 aumenta mais que em treino aeróbicos, mais uma razão para atletas de endurance treinar HIIT.

Vantagens e desvantagens do treino HIIT

Apesar de já ter falado de muitos benefícios acima, vou citar mais algumas algumas vantagens do HIIT como:

  • Treino em tempo menor que o convencional: o próprio treino do método Tabata (20seg por 10seg) dura apenas 4 minutos, com aquecimento de 10 minutos e uma recuperação de 5, temos um treino de apenas 20 minutos.
  • Não requer aparelhos: você não precisa de máquina nem halteres, o HIIT pode ser feito em uma corrida ou com exercícios simples como agachamento e abdominal.

Também temos algumas desvantagens, devido o treino ser de alta intensidade, deixando o nosso organismo acima do nosso limite, pode gerar inúmeros desconfortos:

  • Náusea: a náusea pode ocorrer devido a má alimentação antes do exercício, não dando tempo para uma digestão adequada. Ou pelo aumento de ácido lático, que em excesso deixa o sangue ácido e para o sangue normalizar manda o ácido para o estômago para que seja expelido.
  • Tontura: Intensidade altas geram maior aumento da pressão arterial seguidas de quedas rápidas da pressão, principalmente com exercícios resistido. Em um agachamento, por exemplo, o músculo fica contraído pressionando a artéria, o coração bate mais forte e mais rápido, para suprir a demanda, imagine a pressão que essa artéria e todo o sistema circular sofre, quando termina atividade o músculo relaxa liberando a passagem da artéria, nesse momento temos uma forte queda da pressão o que gera tonturas e desmaios.
  • Desmaio: Devido ao processo que explicamos acima, pode se ocorrer desmaios em treinos de HIIT.
  • Dor de cabeça: o maior consumo de nutrientes e o aumento de sudorese provoca desidratação e perda de eletrólitos, o que pode gerar uma dor de cabeça momentânea.
  • Câimbras: Devido ao maior consumo de nutrientes e alto nível de estresse muscular é possível ter câimbras durante ou após os treinos.
  • Maior risco de lesão: Levar o músculo em seu nível máximo pode promover lesões, principalmente quando há fortes sinais de fadiga e quando o movimento do exercício não está correto.
  • Rabdomiólise: Treino em alta intensidade em excesso pode provocar a morte das células muscular, a célula muscular ao morrer libera o mioglobina para corrente sanguínea que é totalmente tóxica, podendo gerar uma insuficiência renal.

hiit vantagensQuem pode fazer um treino HIIT?

Apesar dos benefícios serem tentadores, não é um treino para qualquer um, como podemos ver nas desvantagens. Treinar HIIT não é tão simples.

O HIIT deve ser feitos por pessoas avançadas, que conhecem bem seus limites, possuem um bom movimento nos exercícios e coordenação.

Não deve ter nenhum problema cardíaco e se for maior de 55 anos deve ter autorização médica.

Deve ser feito com supervisão de um profissional que irá montar um treino de acordo com seu objetivo e dentro de uma periodização, treinar HIIT sempre, pode ser muito perigoso.

Assim esse método de treino se mostrar essencial para em determinado momento do treinamento. Mas deve se tomar precauções e seguir bem as orientações do profissional.

E você? Já fez o treino HIIT, alguma vez? Conta para nós como foi?

Bom Treino 

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP