Dormir melhor – Como a alimentação interfere no sono?

Dormir melhor – Como a alimentação interfere no sono?

Como tem sido suas noites de sono?  Tem insônia? Pesadelos? Será que sua alimentação não está afetando seu suas noites tranquilas? Quer dormir melhor?

Você sabia que o sono é um período de descanso para o corpo, portanto é essencial para as funções biológicas? A qualidade do sono tem um enorme impacto na nossa vida diária, um sono deficiente pode afetar o trabalho, a concentração e o humor.

A Marcia já nos explicou um pouco sobre a importância do sono no artigo: O sono e sua saúdealimentação para dormir melhor

Saiba que muitas vezes uma noite mal dormida está associada à uma alimentação ruim. Entenda como acontece:

A insônia pode ser resultado de ansiedade, depressão, estresse ou pode ser até uma doença, mas observar a alimentação e os hábitos diários pode levar a uma melhora nesse quadro.

O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros mais conhecidos para a insônia é tomar antes de dormir uma xícara de leite morno, pois contém triptofano, com uma colher de chá de mel, que é um carboidrato simples, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro.

Devo lembrá-los que a falta de carboidratos na dieta pode levar a alterações de humor e depressão, exatamente porque o triptofano só consegue liberar a serotonina, que é o hormônio do humor, na presença de carboidratos.

Por outro lado, consumir alimentos gordurosos antes de dormir, além de provocar azia e má digestão, podem causar um sono inquieto. É bom evitar carne vermelha, gordura, coisas com creme ou muito queijo, senão, o corpo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono, portanto, aquela pizza de queijo no jantar deve se restringir a poucas ocasiões para garantir um sono adequado.

A vitamina B6 e o magnésio também estão envolvidos numa boa noite de sono. A vitamina B6 está presente em alimentos como frango, atum, banana, cereais integrais, arroz integral, semente de gergelim. Já o magnésio encontramos no salmão, tofu, soja, tomate, espinafre, aveia e, novamente, no arroz integral. Consumí-los no jantar contribui para uma noite de sono rejuvenescedora.

Dicas para dormir melhor

Algumas mudanças simples nos hábitos alimentares podem ajudar a ter um sono tranquilo:dicas para dormir melhor

  • Bebidas estimulantes, tais como: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca, devem ser evitados próximo ao horário de dormir, sendo ideal não ingerir pelo menos quatro horas antes do sono. Estes alimentos são fonte de substâncias como a xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central;
  • Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono. Consuma juntamente com doses moderadas de carboidratos (torrada, pão, aveia);
  • A banana também é uma ótima fonte de triptofano, coma 1 unidade aquecida em microondas com um pouco de canela antes de dormir, a canela ajuda a controlar a glicemia;
  • Diminua a ingestão de alimentos gordurosos e/ou não ingerir grande quantidade de alimentos, pois facilitará a digestão, favorecerá o sono e evitará que as calorias desses alimentos sejam armazenadas na forma de gordura, uma vez que à noite o metabolismo é mais lento;
  • Evite ingerir alimentos condimentados como molhos gordurosos e temperos fortes;
  • Consuma chás de ervas (descafeínados), dê preferência ao chá de camomila.
  • Evite altas doses de bebidas alcoólicas e evite o cigarro! Eles também atrapalham o sono.
  • E claro, praticar atividades físicas sempre ajudam nosso corpo a funcionar melhor!

Siga essas dicas e você irá conseguir dormir melhor. Noite tranquilas de sono lhe darão maior rendimento no dia-a-dia e mais entusiasmo.

Bom Sono

banner post

Sobre o Autor

Nutricionista por amor... Deixe que a nutrição cuide de você! Saiba mais sobre a Deise CRN:3-40982

Artigos Relacionados