Como tem sido suas noites de sono? Tem insônia? Pesadelos? Será que sua alimentação não está afetando seu suas noites tranquilas? Quer dormir melhor?
Você sabia que o sono é um período de descanso para o corpo, portanto é essencial para as funções biológicas? A qualidade do sono tem um enorme impacto na nossa vida diária, um sono deficiente pode afetar o trabalho, a concentração e o humor.
A Marcia já nos explicou um pouco sobre a importância do sono no artigo: O sono e sua saúde
Saiba que muitas vezes uma noite mal dormida está associada à uma alimentação ruim. Entenda como acontece.
Como a alimentação interfere no sono?
A insônia pode ser resultado de ansiedade, depressão, estresse ou pode ser até uma doença, mas observar a alimentação e os hábitos diários pode levar a uma melhora nesse quadro.
O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros mais conhecidos para a insônia é tomar antes de dormir uma xícara de leite morno, pois contém triptofano, com uma colher de chá de mel, que é um carboidrato simples, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro.
Devo lembrá-los que a falta de carboidratos na dieta pode levar a alterações de humor e depressão, exatamente porque o triptofano só consegue liberar a serotonina, que é o hormônio do humor, na presença de carboidratos.
Por outro lado, consumir alimentos gordurosos antes de dormir, além de provocar azia e má digestão, podem causar um sono inquieto. É bom evitar carne vermelha, gordura, coisas com creme ou muito queijo, senão, o corpo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono, portanto, aquela pizza de queijo no jantar deve se restringir a poucas ocasiões para garantir um sono adequado.
A vitamina B6 e o magnésio também estão envolvidos numa boa noite de sono. A vitamina B6 está presente em alimentos como frango, atum, banana, cereais integrais, arroz integral, semente de gergelim. Já o magnésio encontramos no salmão, tofu, soja, tomate, espinafre, aveia e, novamente, no arroz integral. Consumi-los no jantar contribui para uma noite de sono rejuvenescedora.
Dicas para dormir melhor
Algumas mudanças simples nos hábitos alimentares podem ajudar a ter um sono tranquilo:
- Bebidas estimulantes, tais como: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca, devem ser evitados próximo ao horário de dormir, sendo ideal não ingerir pelo menos quatro horas antes do sono. Estes alimentos são fonte de substâncias como a xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central;
- Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono. Consuma juntamente com doses moderadas de carboidratos (torrada, pão, aveia);
- A banana também é uma ótima fonte de triptofano, coma 1 unidade aquecida em microondas com um pouco de canela antes de dormir, a canela ajuda a controlar a glicemia;
- Diminua a ingestão de alimentos gordurosos e/ou não ingerir grande quantidade de alimentos, pois facilitará a digestão, favorecerá o sono e evitará que as calorias desses alimentos sejam armazenadas na forma de gordura, uma vez que à noite o metabolismo é mais lento;
- Evite ingerir alimentos condimentados como molhos gordurosos e temperos fortes;
- Consuma chás de ervas (descafeínados), dê preferência ao chá de camomila.
- Evite altas doses de bebidas alcoólicas e evite o cigarro! Eles também atrapalham o sono.
- E claro, praticar atividades físicas sempre ajudam nosso corpo a funcionar melhor!
Siga essas dicas e você irá conseguir dormir melhor. Noite tranquilas de sono lhe darão maior rendimento no dia-a-dia e mais entusiasmo.
Gostou? Compartilhe! Siga nosso Instagram
Bom Sono