Olympikus – Conheça a história dessa gigante brasileira que alcançou prestígio internacional

Olympikus – Conheça a história dessa gigante brasileira que alcançou prestígio internacional

Conhece a história da Olympikus? Saiba quais foram os passos que fizeram da empresa a maior marca esportiva do país.

Durante várias etapas da vida, nos deparamos com momentos em que devemos optar por marcas que ofereçam tecnologia, eficiência, durabilidade e um ótimo custo-benefício. Apesar do consumo ser uma prática comum à população brasileira, considerada pela Bain & Co como a quarta mais consumista do mundo, é também vinculado à uma espécie de preconceito intrínseco que faz com que vivamos em uma constante síndrome de vira-lata, enaltecendo marcas estrangeiras e menosprezando as que nascem entre nós. No entanto, essa não é a história da Olympikus.

Ao contrário de uma enxurrada de marcas que lutam para manter o saldo positivo, a Olympikus dá uma lição de como se tornar grande e ganhar o jogo em casa, sendo hoje a líder nacional no mercado de calçados esportivos e atingindo mais de 180 milhões no  último ano. Ao se deparar com a história da empresa, é possível compreender logo de cara o que faz a marca tão grande: confiança e reinvenção.

Mas vamos começar do começo. A história da Olympikus começa ainda com a criação do grupo Vulcabras Azaléia, antigo “Calçados Azaléia”. Fundada em 1952, a empresa paulista  nasceu sob o nome “Companhia Industrial Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A” já que o carro chefe da marca eram os sapatos de couro com sola de borracha vulcanizada. Desde o nascimento, a empresa teve crescimento rápido e foi se incorporando com facilidade ao gosto da população.

O primeiro modelo da marca nasceu sobre a promessa de ser indestrutível, sendo uma excelente opção para as famílias que buscavam sapatos para uso escolar com alta durabilidade. Confeccionados em couro, o modelo era muito resistente, embora ainda não possuísse os toques de design inovador que hoje marcam os calçados Olympikus.

Nos anos 80, com a entrada das marcas esportivas internacionais no mercado brasileiro, a empresa passou a levar à sério os dois aspectos que falamos há pouco: mostrou que é sempre possível se reinventar e disputou lado a lado com as gigantes do mercado mundial, passando por um período de forte investimento em design, tecnologia e qualidade do material.

A grande expansão da empresa é diretamente relacionada ao patrocínio e investimento nos esportes e mostra o que significa escolher acreditar em nós mesmos. Sendo a principal patrocinadora da Seleção Brasileira de Vôlei, a Olympikus ignorou a necessidade de olhar para quem estava lá fora e cresceu se tornando sinônimo de qualidade que acompanha uma das maiores e melhores seleções do mundo.

A marca que absorvia pouco a pouco as principais tecnologias e inovações do mercado mundial incorporou tudo isso e foi capaz de entregar à população versões de calçados esportivos que não perdiam em nada para marcas renomadas e que ainda sim cabiam no bolso do brasileiro. Em 1995, a empresa ressignifica a ideia de entrar em campo, formando o time Olympikus com uma equipe fortíssima. O resultado? A equipe conquistou a Superliga Nacional Masculina desse mesmo ano em uma partida final contra o Report/Suzano.

Com uma visão mercadológica avançada para a época, a escolha de colocar o vôlei como força motriz do sucesso demonstra que, mais importante do que investir muito, é saber como e onde fazê-lo. O vôlei, além de ascender fortemente na época, também é um dos esportes mais amplos no que se trata de perfil de interesse. O esporte é popular entre crianças, jovens e adultos, além de contar com uma base de praticantes equilibrada entre homens e mulheres, fazendo com que os tênis olympikus fossem desejados por todos os públicos: kids, masculino e feminino.

marca olympikusPorque a Olympikus é tão grande? A resposta é fácil: é uma empresa com o rosto brasileiro. Entre os principais garotos propaganda da marca, encontramos nomes de atletas e ex-atletas que marcaram a história do nosso esporte, reacendendo a paixão pela bandeira verde e amarela. Além disso, a empresa pode fazer escolhas certeiras, investindo em um esporte que se tornava cada vez mais popular após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

Se grandes estrelas como Giba, Guga, Bernadinho, Claudinei Quirino e Maureen Maggi que nos fizeram vibrar, chorar e pular com seus desempenhos memoráveis se sentiam representadas pelos três anéis da Olympikus, não restavam dúvidas ao povo brasileiro de que a marca é exatamente como nós: apaixonada por esportes, criativa e vencedora.

Com a virada do milênio, as reinvenções não pararam, sendo um dos períodos de maior desenvolvimento da empresa. Essa é a época de grandes lançamentos com tecnologias exclusivas que visavam diretamente oferecer um desempenho profissional mesmo aos pés entusiastas. A tecnologia TUBE é uma das grandes marcas do período, inspirada nos tubos flexíveis que protegem grandes edifícios e estruturas dos danos causados por grandes terremotos, a inovação oferecia um dos sistemas de amortecimento de alto desempenho mais inovadores do mercado.

Como diria a própria marca “Porque, se o esporte não para, a Olympikus também não vai parar nunca”. E não parou. Em poucos anos a empresa desenvolveu diferentes tipos de solados, amortecimentos e tecidos que se adequam às particularidades de cada uma das atividades físicas. Em 2010, a tecnologia TUBE dá origem à TUBE TECH e a marca inova com modelos como o Zomax, o Tube OSS e a linha “Olympikus Clássicos” que reunia os modelos que marcaram toda essa história. Além disso, a marca passou a desenvolver modelos de tênis olympikus masculino e tênis olympikus feminino para uso social e casual, atendendo a quem quer o conforto esportivo em um tênis com design moderno e elegante.

E é em toda essa trajetória que a empresa se solidificou, sendo uma marca com orgulho de ser brasileira e atender às nossas faces e necessidades. Com essência e fidelidade ao que há fez grande, a empresa continua investindo em esportes, patrocinando times esportivos e sendo a marca esportiva oficial da Maratona do Rio, uma das provas mais bonitas do cenário mundial. Seu corpo não foi feito para ficar parado, né? Então o que você está esperando para contribuir com essa história e adquirir o seu tênis olympikus?

Sobre o Autor

Quer mais informações? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! via Fale Conosco