Limiar de lactato – melhorando seu desempenho

Limiar de lactato – melhorando seu desempenho

Você já deve ter sentido o músculo das suas coxas queimarem quando está pedalando em uma velocidade muito rápida ou subindo aquela rua bem íngreme, identificar o seu  limiar de lactato fará diferença no seu desempenho esportivo.

O que é o ácido láctico

Em atividades de alta intensidade o nosso corpo usa o sistema anaeróbio para produzir energia para o corpo. Durante o processo anaeróbio é produzido o ácido láctico ou lático,  quando esse ácido está alta em concentração no músculo sentimos uma forte queimação.

O resultado é que o ácido lático provoca a diminuição da atividade, diminuindo a produção do ácido e aliviando a musculatura. Mas se você estava em sprint para atravessar a linha de chegada sentira-se obrigado a diminuir a velocidade, mesmo não querendo.limiar de lactato

O que é Limiar de lactato?

Apesar dos nomes serem parecidos são coisas diferentes, limiar de lactato também pode ser chamado de limiar anaeróbico, uma das funções do lactato é tamponar o ácido lático, isso quer dizer que quando o ácido lático começa a ser produzido o lactato entra em ação para neutralizar o ácido.

O limiar de lactato é o ponto exato onde o lactato não consegue tamponar o ácido láctico. Para você entender melhor: é quando você está dando um sprint e começa a sentir a musculatura queimar, nessa transição podemos chamar de limiar de lactato.

Como o Limiar anaeróbio pode me ajudar a melhorar minha performance?

A melhor forma de encontrar seu limiar é com testes em laboratórios, porém é um método mais caro, mais usado por atletas de ponta. Nesse teste, normalmente realizado em bike ergométrica, conforme vai sendo feita a progressão na intensidade do exercício, vão sendo coletados amostras de sangue para analisar a quantidade de lactato no sangue.

Existem testes menos invasivos e mais baratos, porém o resultado é apenas uma estimativa. Após saber o ponto do limiar de lactato você ajusta o treino para alcançar a frequência cardíaca exatamente naquele ponto, isso fará com que você tenha um melhor rendimento, afinal não sentirá a queimação do ácido.

Treinar exatamente no limiar irá fazer com que seu corpo aumente a produção de lactato, isso quer dizer que seu corpo começará a ter mais lactato disponível capaz de tamponar mais ácido e aguentar por mais tempo atividades de alta intensidade.

limiar anaeróbicoPor isso é importante também estar fazendo os testes, para analisar a evolução desse limiar.

Outro benefício em saber o ponto do limiar é para as competições:

  • Para dar o sprint final na prova;
  • Quanto tempo você aguenta puxar o pelotão em uma prova de bike;
  • Quanto tempo você aguenta manter o ritmo em uma subida.

Tudo isso é importante para fazer um estratégia para competição, saber onde você pode ir além do limiar e onde deve segurar para ter um bom rendimento.

Já é possível encontrar suplemento de lactato, ainda não no Brasil, onde o objetivo é aumentar o limiar de lactato. Com mais lactato disponível maior será o tamponamento e maior será o tempo em atividade de alta intensidade.

Porém, ainda há muitos testes para se fazer com esse tipo de suplementação e se nosso corpo é capaz de aumentar e melhorar, vamos treinar!

Bom Treino 

banner post

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

Artigos Relacionados