Hipertrofia do coração – O coração pode crescer?

Hipertrofia do coração – O coração pode crescer?

Já ouviu falar em hipertrofia do coração? O coração também é músculo, mas será que ele tem a capacidade de crescer igual ao músculo esquelético? 

O músculo esquelético são os músculos que estão ligados aos ossos, que realizam os movimentos e são eles que treinamos durante todos os dias.

Quanto ao músculo cardíaco, nós não conseguimos controlar seus movimentos, nesse caso os batimentos do coração, porém também somos capazes de treinar o coração.

Você já deve ter visto pessoas fisicamente ativas com batimentos baixos em repouso, entre 40-60bpm, e pessoas com batimentos altos quando estão em repouso, acima de 100.

O coração também é um músculo, ele também é capaz de se desenvolver e até mesmo gerar hipertrofia. Claro que seu coração nunca vai hipertrofiar, por exemplo, como o músculo da coxa.

hipertrofia do coraçãoA hipertrofia do coração

Primeiro, para você entender a hipertrofia do coração, você precisa saber que o coração se divide em 4 câmaras, a parte de cima são os átrios, que se dividem em átrio esquerdo e átrio direito, e embaixo são os ventrículos que se dividem em ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

A hipertrofia ocorre nesse último, no ventrículo esquerdo, porque é ele que faz a força para empurrar o sangue para a artéria. Existem dois tipos de hipertrofia do coração e são adaptações ao estímulo do seu treino:

  • Hipertrofia extrínseca – o ventrículo esquerdo promove um hipertrofia para fora, aumenta sua câmara e sua capacidade de receber mais sangue. O resultado disso é o coração é mais forte, com uma maior capacidade de empurrar sangue para artéria. Assim o coração precisa bater menos para mandar sangue para todo o corpo.
  • Hipertrofia Intrínseca – nesse caso o ventrículo esquerdo promove uma hipertrofia para dentro, diminuindo sua câmara. Resulta disso um coração bem forte porém enviando menos sangue para a artéria, necessitando realizar mais batimentos.

Qual tipo de treino causas essas hipertrofias no coração?

hipertrofia do coraçãoQuando realizamos atividade aeróbicas, como corridas, bike, natação, aumentamos nossa frequência cardíaca, essas atividades são movimentos repetitivos onde o músculo contraí e relaxa milhares de vezes, dessa forma facilitando a circulação sanguínea, ou seja, não sobe muito a pressão arterial.

Dessa forma o coração consegue enviar sangue sem muita dificuldade.

A exigência do corpo por mais sangue durante a atividade faz com que o coração se adapte tornando-se mais forte e aumentando sua câmara para receber mais sangue, hipertrofia extrínseca, como vimos acima.

hipertrofia do coraçãoVamos mudar para atividades de resistência, a clássica musculação, na sala de musculação mantemos o mesmo músculo contraído por um certo tempo, a frequência cardíaca também sobe.

Quando fazemos força os músculos tensionam as artérias, dificultando a passagem de sangue.

Para o sangue chegar para todo o corpo o coração precisa fazer mais força, pois as artérias estão obstruídas. Assim ocorre a hipertrofia intrínseca, pela necessidade de vencer a pressão da artérias. Isso pode ser visto também em pessoas com hipertensão arterial. (Você pode ler mais sobre hipertensão arterial nesse artigo – clique aqui)

É saudável a hipertrofia do coração?

As hipertrofias, citadas acima, são adaptações normais do coração ao tipo de treino. Não há nada de errado nisso.

Entretanto a hipertrofia intrínseca é a que mais exige do coração, pois mesmo em repouso ele terá que bater mais para enviar sangue para o corpo, lembre que sua câmara está reduzida.

Assim como músculo esquelético, sobrecarregar a musculatura do coração pode não ser benéfico com o passar dos anos.

Então se você é marombeiro, adora puxar um ferro pesado, não tem problema nenhum! Apenas acrescente atividades aeróbias.

Finalizo com uma bela frase: Desenvolva também a hipertrofia extrínseca no seu coração! rs

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui
CREF: 0859033-G/SP

error: Não copie! Compartilhe! Entre em contato se quiser um artigo nosso.