Conheça as modalidades de bike e descubra qual é o seu estilo

Conheça as modalidades de bike e descubra qual é o seu estilo

Você conhece todas as modalidades de bike? Andar de bike é algo que todas as pessoas deveriam fazer, seja por esporte ou por diversão. 

Desde de crianças somos instigados a andar em pequenas bicicletas ainda com rodas de apoio, depois sem elas e, por vezes, essa “brincadeira” deixa de ter graça com o passar dos anos.

De qualquer maneira, tem muita gente que leva a sério andar de bicicleta em suas diferentes modalidades. Ele pode ser de estrada, de pista, de mountain bike e bmx. Além disso, o ciclismo está inserido em outra modalidade: o triathlon que também inclui natação e corrida. Vamos conhecer algumas modalidades de bike?

modalidades de bikeModalidades de bike

Speed

O speed é o ciclismo tradicional e cresceu muito no Brasil. As bikes para essa modalidade são feitas para serem velozes, porém não são confortáveis.

Possuem selim mais elevado que o guidão para que o ciclista fique bem inclinado para frente. Isso gera certo incômodo, tanto nas costas quanto no pescoço. Logicamente, que isso não é um problema para os que gostam do esporte e estão habituados com a posição.

Além disso, as bikes custam de 8 a 10 mil reais e precisam de constante manutenção. O speed pode ser praticado em qualquer rua, sem necessitar locais próprios para prática. Você consegue grandes distâncias com facilidade, afinal a bike atinge altas velocidades. Se você vai começar a praticar o esporte agora, opte por comprar uma bike usada. Assim, não corre o risco de perder dinheiro caso não curta a prática esportiva.

Uma das competições mais tradicionais é o Tour de France, ou a chamada Volta da França. É uma das competições mais esperadas do mundo e ocorre todos os anos em julho. Ela tem 3 mil quilômetros percorridos em bicicletas. Os resultados são feitos individualmente ou por equipe.

Mountain Bike

A modalidade é muito praticada em todo o país. Inclusive existem competições, trilhas e grupos de MT espalhadas por todo o Brasil. O MTB precisa ser feito em trilhas que, por vezes, são de difícil acesso. Por isso, pode dar um certo trabalho se deslocar para um local propício para a prática. Além disso, as bikes precisam de constante manutenção, afinal os terrenos por onde elas passam são bastante acidentados o que deteriora o equipamento rapidamente.

Mas vale muito a pena! O contato com a natureza, com ambientes belos e diferentes a cada passeio. Isso é muito gratificante para qualquer pessoa que pratica um esporte. Assim como o speed, existem diversos grupos relacionados e que acolhem os novatos.

O Montain Bike é um esporte de aventura e possuem inúmeras subidas e descidas. As bikes são leves e de pneus grossos com a suspensão bem resistentes para “aguentar o tranco”. As rodas em 20 polegadas de diâmetro, normalmente considerada pequeno para alguém adulto.

O MTB tem outras modalidades específicas. Confira:

Cross Country

O cross Country é uma adaptação do ciclismo de estrada para pedais off-road. Ela é feita com longas distâncias, como trilhas, praia, grama, estrada e o que não for de asfalto. E a modalidade MTB mais praticada em nosso país. Isso ocorre, afinal trilhas longas bem mantidas e estradões de terra.

XCM/XCO

O XCM é uma modalidade diferenciada a qual significa cross country maratona. Ela é feita em estradões, asfalto e trilhas. As provas duram duas horas e tem circuitos bastante longos que não chegam a dar uma volta completa. Já o XCO é semelhante ao XCM. Ele ganhou a popularidade no circuito olímpico. Tanto o XCO quando o XCM são modalidades esportivas no Cross Country.

modalidades de bikeDownhill

O Downhill possui mais adrenalina dentre as práticas de MTB. Você desce morros o mais rápido possível com bicicletas com aro de 26′. Os pneus são mais largos que nas outras modalidades.

É preciso ter muita técnica e prática para descer as montanhas, também por isso os equipamentos são muito robustos: capacetes, joelheiras, cotoveleiras, luvas e caneleiras. O máximo de tempo gasto pelo ciclista é de 10 minutos.

Passeio

Existem pessoas que fazem ciclismo apenas por diversão. Se você quer passear de bicicleta umas duas ou três vezes por semana essa é a modalidade ideal. Pode ser feito em parques ou até mesmo na rua.

Vale a pena reunir a família e os amigos para um passeio de bike. Existem, também, diversos grupos no país que fazem passeios recreativos de bicicletas. Independente da forma que você ande de bike, o importante é aproveitar a experiência. Você não precisa ser um super profissional, expert da coisa, mas pode se divertir muito com a prática.

Agora que você já conhece as modalidades de bike, o primeiro passo é comprar uma boa bicicleta (seja nova ou usada), que seja confortável, e de acordo com a modalidade de bike que você deseja fazer. Além disso, será um ótimo motivo para reunir família e amigos para um passeio diferente e ligado com a natureza.

Bom Treino!

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP