A história da Maratona

A história da Maratona

Vence-se uma guerra e começa uma corrida ininterrupta para avisar a sua cidade que a guerra acabou, 40km na estrada de Marathon… Você conhece a história da Maratona? 

Quem não gostaria de correr uma maratona? Parece ser um grande desafio. Pessoas ativas como nós adoramos um bom desafio, mas antes de correr vamos saber mais sobre a Maratona.

A Maratona é a prova com maior tradição no atletismo, está presente desde o início das Olimpíadas Modernas, sendo a última modalidade da competição.

História da Maratona – O nascimento

Correr uma maratona é correr, nada mais nada menos que, 42,195km, mas nem sempre foi assim. A maratona é uma lenda grega, segundo a lenda, se Atenas perdesse a guerra, as mulheres matariam as crianças e depois se suicidariam para não virarem escravos dos Persas.

Um soldado de Atenas com nome de  Feidípedes, que após vencer os Persas na batalha de Marathon, teve que correr 40 km para avisar seu povoado sobre a vitória. Ao chegar em Atenas e dar o recado o soldado morre. Conheça os desgaste da maratona para o corpo.

E os 2km e 195m? Essa já não é tão lenda, mas é quase inacreditável, nas Olimpíadas de 1948, na Inglaterra, a família real queria ver a largada da maratona então os organizadores ajustaram o percurso aumentando exatamente o 2,195km, que permanece até os dias de hoje.

história da maratona As maiores maratonas do mundo

Não só pelo tamanho de pessoas, mas também por serem as mais antigas e tradicionais maratonas do mundo são:

Boston – a mais antiga desde 1897

Nova York

Chicago – maior número de inscritos

Berlim – percurso mais rápido

Londres

As cinco juntas formam World Major Marathon Series (WMM) é uma competição paralela, correndo pelo menos 3 das 5 provas você pode levar uma bolada se for o mais bem pontuado.

Cada maratona tem seu percurso e seus desafios, a de Berlim teve seu recorde quebrado com um tempo de 2h02m57s pelo queniano Dennis Kimetto.

Provas no Brasil e seus atletas

A corredora Eleonora Mendonça organizava pequenas provas de corridas de rua no Rio de Janeiro, após ver o sucesso que as provas que essas provas fazia, organizou a primeira Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em 1979. Com largada no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade e chegada no Aterro do Flamengo, na zona sul, somente 120 participantes completaram a prova.

No ano seguinte o jornalista José Inácio Werneck ao ver o sucesso da primeira maratona do Rio de Janeiro, organizou a segunda corrida em níveis internacionais com direito a patrocinador e cobertura de mídia. O que trouxe nos anos seguintes grandes maratonistas internacionais e se tornando um dos principais eventos nos anos de 85 e 86.

No ano de 2009, foi atingido um número recorde de 15.400 inscritos, com a seguinte distribuição: 3.300 na maratona, 6.100 na meia maratona e 6.200 na Family Run.

Em 2012, tornou-se a maior maratona brasileira, com 2.901 corredores terminando a prova – 2.355 homens e 546 mulheres. Seus recordes são, no masculino, do brasileiro André Luiz Ramos (1998 – 2h13m52s)  e, no feminino, da queniana Thabita Kibet (2012 – 2h34m41s).

Entretanto nos anos 80 a maratona tinha 6 mil corredores terminando a prova, porém hoje o número de maratonas pelo Brasil e números de corrida de rua são maiores, facilitando para que os atletas escolham seu percurso e o local que gostariam de correr.

Agora você conhece a história da maratona! E você já completou alguma? Conte para nós!

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP