Musculação é chato? Como deixar essa atividade mais legal

musculação é chato

Você pratica musculação? Muitas pessoas acham que musculação é chato, uma atividade monótona sem muita ação. Mas será que é possível deixar essa atividade mais interessante? 

Contar repetições, descansar, sobe peso, desce peso, descansar, contar repetições… Musculação normalmente é uma atividade solitária, e no primeiro momento pode parecer bem chata é verdade. 

camiseta de treino

Se a academia estiver cheia pode ser mais chato ainda, é um fato, mas a musculação é a base para muitos esportes, é uma atividade segura, tratamentos para vários problemas patológicos, ou seja, deixar de fora do seu treinamento, pode não ser uma boa ideia. 

Como deixar a musculação uma atividade menos chata? 

Musculação é chato ou vira, quando não existem coisas interessantes, desafios e novidades. 

Separei algumas dicas para deixar seu treino na musculação mais legal. 

Amigos e companhia de treino 

Isso talvez seja a dica mais difícil de fazer, principalmente se você treina em academias de rede onde a rotatividade é grande, fazer amigos na academia não vai ser fácil. Porém se você conseguir amigos para ir com você será mais fácil. 

Com amigos treinando junto o treino fica menos monótono, afinal existe um incentivo, terá alguém para conversar e dar umas risadas. 

É verdade que muitas pessoas preferem treinar sozinhas, eu sou uma delas não nego, mas com companhia o treino fica mais legal e pode até render mais. Vale a pena tentar! 

Bom, mas talvez você não seja uma pessoa com muitos amigos ou querer treinar na academia do seu prédio onde para isso você pode fazer a dica abaixo. 

Tenha um personal trainer

Se você pode ter um personal trainer será uma ótima opção para você não achar musculação chata. Com um profissional te orientando todos os treinos ele poderá criar desafios ou treinos mais dinâmicos (falo sobre isso na dica abaixo.) 

Além de ser uma companhia para seu treino. Eu tenho muitos alunos que não gostam de musculação porque acham chato, mas com um pouco de desafio e trazendo novidades em muitas aulas a atividade fica mais interessante. 

Repetição de treino

O grande erro que a maioria das pessoas cometem e a principal razão delas acharem musculação chata é porque ficam muito tempo com o mesmo treino. 

Se você faz todo dia as mesmas coisas, vai achar sua rotina chata, nossa cabeça precisa de coisas novas é normal. Com o treino além de deixar o treino mais interessante você terá uma maior evolução, com resultados você se empolga mais com os treinos e virá um ciclo virtuoso. 

Falo sobre a importância de trocar de treino em outro artigo.

Treinos dinâmicos

Na musculação é possível fazer treinos mais dinâmicos, ou seja, exercícios combinados com outros exercícios. Uso muito isso nas minhas aulas, treinos dinâmicos você fica “mais tempo” fazendo exercícios, menos tempo parado, mais tempo em movimento, menos chato o treino. 

Porém esse tipo de treino precisa ter embasamento, para não sobrecarregar algum músculo ou articulação, mais uma vez é importante ter um personal trainer montando seus treinos. 

Se você tem um bom profissional já te orientando, então avise ele que você gostaria de ter treinos mais dinâmicos e ele saberá como montar um treino no seu estilo. 

Complemente com algum esporte

Musculação normalmente é a base para outros esportes, musculação não serve só para hipertrofia e definição, serve para prevenir lesões, para melhorar rendimento, aumentar a potência e a força muscular, ganhar resistência, entre coisas onde uma pessoa que estiver praticando algum esporte verá facilmente. 

Se você pratica algum esporte alinhado com a musculação ficará mais empolgado em fazer musculação porque verá um resultado maior no seu esporte, podendo praticá-lo de uma forma muito mais prazerosa. 

Musculação é uma atividade ótima, que pode se tornar muito legal, talvez você só não tenha visto o lado certo dela. Já vi muitas pessoas ficarem muito tempo no famoso treino de adaptação achando que aquilo é um treino de musculação, mas aquele tipo de treino não é nada perto do que você será capaz de fazer. 

Então se prepare, se anime e…

Bons treinos! 

Siga nosso Instagram!

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima