Mudar o treino – Por que não devo repetir sempre o mesmo treino?

Mudar o treino – Por que não devo repetir sempre o mesmo treino?

Você usa o mesmo treino já faz meses? Sabe quando você deve mudar seu treino? Nesse artigo vamos entender mais do porquê é preciso mudar o treino. 

Se você está fazendo o mesmo treino há muito tempo, provavelmente há meses, já deve ter percebido que ele não está fazendo mais diferença no seu corpo.

Isso é muito comum de se acontecer por falta de informação, comodidade ou “desleixo” da academia, muitas pessoas ficam com o mesmo treino por meses.

Apesar de você estar praticando uma atividade física, ela pode não estar sendo mais eficiente para seu organismo, isso quer dizer que vira um “treino de manutenção” gerando zero de evolução.

O corpo é altamente adaptável, se há um estresse novo o corpo tenta se ajustar para suportar a nova situação. Isso ocorre o tempo todo, por isso se hoje correr 5k parece impossível para você, por exemplo, no mês seguinte vai parecer algo natural.

Motivos para você mudar o treino

Quando realizamos alguma atividade provocamos um estresse no organismo, como disse nosso corpo é uma máquina poderosa e está sempre buscando o equilíbrio, assim ele busca fazer adaptações para suportar aquele estresse.

mudar o treinoOu seja seu corpo se adaptou àquele exercício, movimento e carga. Dessa forma se você continuar com o mesmo treino não terá evolução porque não há estresse.

Outro motivo, se o treino não promove mais adaptações e não há mais evolução, logo ficará frustado e as chances de parar de treinar só aumentam.

Se você está fazendo o mesmo treino de hipertrofia por muito tempo, por exemplo, não estará trabalhando outras capacidades e poderá começar a ter encurtamento muscular, desvios posturais, enfraquecimento de articulações aumentando o risco de lesão.

Não é porque seu objetivo é hipertrofia, que você deve fazer o mesmo treino sempre só porque viu um resultado bacana no começo. Além de existir vários tipos de treinos para hipertrofia, você precisa fazer treinos proprioceptivos, resistência e até de força.

Como fazer a troca de treino?

Se você é uma pessoa que não gosta muito de mudanças já percebeu que quando o assunto é treino não tem como escapar.

Ter um personal trainer onde todas as aulas são diferentes e muda os estímulos com o tempo é uma ótima forma, mas talvez por questões financeiras ou de horário essa não seja a melhor opção para você.

O período com o mesmo treino deve durar entre 2 e 4 semanas, mais ou menos, isso dependerá da frequência que você pratica o treino, se você vai todos os dias e seus treinos são de intensidade alta, logo terá que fazê-lo por um período menor.

Você pode saber mais sobre a melhor frequência de treino nesse artigo: clique aqui

Acompanhar sua frequência na academia hoje em dia está cada vez mais fácil, antigamente tinha que marcar em uma ficha o treino realizado, porém  hoje quase todas as academias já estão digitais, o que facilita o controle, quando o treino estiver chegando no fim ou o período fale com o seu professor para alterá-lo.

Mudar o treino é ótimo, desafiador, benéfico e estimulante!

Já alterou o seu treino esse mês? Gostou? Compartilhe e…

Bom treino! 

banner post

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

Artigos Relacionados