O que é e como tomar termogênicos?

O que é e como tomar termogênicos?

Um dos suplementos mais populares, os termogênicos, tem sido cada vez mais consumido. Quem não quer atingir os resultados que promete o produto: queimar gordura, ganhar energia e definir os músculos? Mas como será que ele funciona? Do que é feito? 

Os termogênicos são produzidos a partir de componentes que provocam a termogênese (produção de calor). Algumas substâncias naturais podem estimular esse processo bem como uma simples atividade física já é capaz de aumentar a temperatura interna.

Com a temperatura interna mais elevada, os processos fisiológicos de um modo geral ocorrem com mais facilidade. O metabolismo passa a trabalhar de forma mais acelerada, provocando o consumo de mais calorias e o organismo passa a procurar energias secundárias, no caso gordura.

Esses poderosos queimadores de gordura também podem ocasionar sudorese e diurese, a sudorese para equilibrar a temperatura corporal e a diurese para eliminar toxinas.

Com a temperatura interna elevada ocorre um processo chamado de vasodilatação (aumento dos vasos sanguíneos) que facilita a troca de substâncias e nutrientes entre as células do corpo e aumenta a frequência cardíaca acelerando a circulação. Com os vasos sanguíneos dilatados, a pressão arterial tende a diminuir e os batimentos aumentam para manter a pressão estável.

Todos esses fatores, ligados há um bom treino e uma boa dieta tornam o emagrecimento e definição resultados bem prováveis.  A conta é simples: uma dieta equilibrada resulta na ingestão de menos calorias e o ritmo e frequência nos treinos provocam consumo maior de calorias. Quando essa equação é aliada a um termogênico acontece um consumo maior ainda de calorias. Resultado: diminuição de gordura!

Não fique empolgado achando que basta tomar umas cápsulas e pronto: estará perdendo gordura. Seu efeito é um aliado de treino e dieta.termogênico

Substâncias de um termogênico

As substâncias utilizadas variam de acordo com o produto. Falarei dos principais componentes e daqueles usados pela maioria das marcas. No Brasil não existem produtos registrados com substâncias perigosas como a efedrina. Na maioria dos queimadores encontramos:

Cafeína e Taurina: cafeína é um dos compostos mais eficazes para a perda de peso. Um excelente estimulante do sistema nervoso e de processos metabólicos como a lipólise. A taurina quando sinergicamente combinada com a cafeína, intensifica processos insulínicos e desintoxicantes.

Vitaminas do complexo B: fundamentais para os processos metabólicos energéticos. Para o produto trazer um bom resultado eles são indispensáveis.

Inibidores enzimáticos: esses por sua vez, inibem ações de enzimas que fazem o processo de lipogênese, diminui assim, o acumulo de gordura. (não confunda com inibidores digestivos)

Como tomar termogênicos?

Cuidado com alguns produtos que podem conter estimulantes de hormônios da tireoide: eles estão ligados ao controle do metabolismo e pessoas com distúrbios na tireoide não devem usar tais produtos.

Evite tomar esse suplemento em horários próximos do sono pois podem causar insônia. A maioria recomenda o consumo, no mínimo, 5 horas antes do sono.

Não tome pré-treinos com termogênicos pois ambos podem ter na sua composição substâncias parecidas ou com a mesma função, o que ocasiona superdosagem. Cuidado também com a dosagem: não ultrapasse o recomendado ou receitado por seu nutricionista.

Não use queimadores de gordura por muito tempo: seu corpo se acostumará com a substância que perderá o efeito. Alinhe essa suplementação ao treino e dieta focada em emagrecimento.

Você pode encontrar termogênicos em cápsulas ou em pó.

Termogênicos são excelentes suplementos quando tomados corretamente seguido de atividade física e uma boa dieta.

Você já tomou termogênico? Tem vontade de tomar? Conte para nós! e Compartilhe!

Bom Treino

Sobre o Autor

Nutricionista por amor... Deixe que a nutrição cuide de você! Marque sua consulta CRN:3-40982