Como emagrecer? Veja dicas para emagrecer de forma saudável

Como emagrecer? Veja dicas para emagrecer de forma saudável

Seja por questões de saúde ou por estética, emagrecer é uma briga mundial. Mas por onde começar? O que fazer? Como emagrecer? Nesse post eu mostrarei a melhor forma de iniciar seus exercícios e alcançar o tão esperado emagrecimento.

Cada organismo responde de um jeito, seja para alimentação ou para o treino. Assim sendo o que funcionou para pessoa X pode não funcionar para você, por isso o acompanhamento feito por um bom profissional de nutrição e um educador físico nessa fase é muito importante.

Algumas dicas são úteis para todos que buscam esse objetivo. Emagrecer não é fácil principalmente em uma sociedade moderna em que temos menos tempo para nos organizarmos, planejarmos nossa alimentação o que contribui para que muitas vezes cometamos deslizes sem nem mesmo perceber.

Como emagrecer – Primeiros passos

Os primeiros passos talvez sejam os mais difíceis pelo fato de tirar seu organismo daquele estado de conforto, “acomodado” quase “parando” para se tornar uma pessoa ativa. Portanto alguns cuidados devem ser tomados nessa fase:

– Verifique sua saúde: sim, antes de começar a treinar é bom saber como está sua saúde uma vez que problemas como hipertensão ou diabetes, por exemplo, requerem cuidados especiais para o treino.

– Não fuja da sua missão: se você marcou o compromisso de começar a atividade física, vá e faça. Comece com treinos curtos, por exemplo, 30 minutos (você não pode fugir de 30 minutinhos, não é?), assim a preocupação com tempo é menor.

Crie uma programação – no inicio o ideal é ter horário e dias da semana específicos para a prática da atividade. Coloque dias intercalados de 2 a 3 vezes na semana.

– Metas alcançáveis: tenha objetivos viáveis de serem atingidos, por exemplo: emagrecer 5 kg em 1 mês. Em alguns casos é possível emagrecer até mais, porém se você não alcançar essa meta sua frustração e desmotivação cancelarão seus treinos. Por outro lado, se conseguir mais seu objetivo, a motivação pode aumentar.

Peça ajuda ao seu professor para estabelecer um objetivo viável. Em outro artigo falo sobre metas para emagrecer que vão além de quilos (metas para emagrecer).

– Escolha das atividades: nada pior do que fazer o que não gostamos. Talvez você não seja fã de exercícios como correr ou caminhar, mas te agrada nadar ou pedalar, por isso a escolha da atividade é importante .

– Tenha paciência: “A paciência é uma virtude”. Você não ficou acima do peso da noite para o dia, assim, como espera que emagrecerá em uma semana? Querer resolver esse problema em questão de dias pode ser perigoso.

– Estilo de vida: você terá que mudar seu estilo de vida. Busque ser mais ativo, não é tão difícil quanto parece – que tal em um fim de semana ir ao parque com a família? Em outro fim de semana um paintball com os amigos? Um passeio de bike com namorado(a)? O que não faltam são opções que o deixarão mais ativo e animado.

Como emagrecer treinando?

Existem diferentes tipos e métodos de treinos para emagrecer. Para melhor compreensão, dividirei os temas e falarei de pontos importantes de cada atividade e sobre como ela atua no emagrecimento.

Na musculação:

A musculação é importante, primeiro porque vai aumentar a força e criar estabilidade nas articulações que podem estar prejudicas devido ao sedentarismo e ao peso elevado.

Fortalecer as articulações são necessárias para outros tipos de atividades e com o aumento de sua massa muscular, seu metabolismo aumentará e você consumirá mais calorias, tendo assim um gasto energético maior ao longo do dia. Em outro artigo expliquei melhor como emagrecer na musculação.

Na musculação, dê preferência para exercícios que envolvam grandes grupos musculares ou que envolvam vários músculos como agachamento, supino e flexão de braço.

Existem diferentes métodos de treino para tornar a atividade mais atrativa e dinâmica, buscando sua meta.

como emagrecer dieta treinoNo treino aeróbico

Aeróbicos são ótimos exercícios para emagrecer, porém que é sedentário e está começando sentirá muita dificuldade em fazer uma corrida ou pedalar, por exemplo.

Vale lembrar que se estiver muito acima do peso devem ter cuidado extra, uma vez que atividades de impacto, como corrida, podem tornar-se perigosas devido à sobrecarga com volume baixo de massa muscular aumentando o risco de lesões.

O importante é ficar em uma intensidade moderada, que irá queimar gordura e te ajudará a ganhar condicionamento e resistência, para saber qual intensidade é ideal para você, leia esse artigo sobre a Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura.

Se você for mais avançado e quer queimar mais gordura, recomento fortemente exercícios HIIT’sesse tipo de treino tem predominância anaeróbica, mas são ótimos para queimar gordura, entretanto são exercícios que exigem muito do condicionamento e só deve ser feito por quem já tem um certo preparo físico.

 Dicas finais de como emagrecer:

– Se estiver acima do peso comece caminhado – quando você começar a perder gordura e ganhar massa magra, arrisque trotes leves, até passar à corrida definitiva.

Existem aparelhos de ginástica que simulam uma corrida, os famosos elípticos, recomendo começar por ele até que você esteja realmente condicionado e fortalecido para correr.

– Atividades aquáticas são excelentes por tirar a força gravitacional, dessa forma o exercício fica mais fácil de ser realizado, além de serem atividades mais agradáveis e confortáveis se comparadas a outros exercícios.

Aulas de hidroginástica ou natação são altamente recomendáveis para quem quer iniciar uma atividade está muito acima do peso.

– Alguns esportes são ótimos como atividade aeróbica – além de serem recreativos são uma excelente forma de começar uma atividade que lhe agrade, entretanto, o cuidado deve ser em dobro, uma vez que o esporte em si pode trazer saúde, mas o risco de lesão pode ser maior (não leve o jogo como se fosse final de campeonato, tem que ser prazeroso e recreativo, um estímulo para se movimentar).

Apesar de a musculação e o aeróbico serem estímulos diferentes é muito importante que sejam combinados pois são complementares. Peça ao seu professor/treinador que monte um treino equilibrado priorizando a atividade que você mais gosta.

Tentei mostrar várias formas de começar alguma atividade e algumas dicas para que não precise parar devido a lesões ou por frustração com a atividade.

Já conheci muitos casos de pessoas obesas que acabaram se tornando atletas, na internet mesmo encontramos vários casos de sucesso. Espero que você seja o próximo e compartilhe conosco sua vitória!

Já sabe como emagrecer? Então compartilhe! Curta nossa página no Facebook! 

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Aulas em duplas e Avulsas - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP