Treinamento funcional – O que é? Quais os benefícios?

Treinamento funcional – O que é? Quais os benefícios?

Motivante, desafiador e eficiente. Esse é o treinamento funcional. Quem não gostaria de trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, melhorar habilidades de coordenação, ganhar força e queimar gordura? o/ Eu quero.

O que é treinamento funcional?

“Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”. (CAMPOS; NETO, 2004)

Por isso o treinamento funcional é muito utilizado em atletas, em tratamento de fisioterapia e agora como treino em academias.

Os exercícios do treinamento funcional normalmente são multiarticulares, ou seja, trabalha várias articulações e músculos em um só exercício, e também podem exigir flexibilidade e equilíbrio.

Este tipo de treinamento faz com que seu cérebro tenha que pensar para realizar o movimento, aumentando a coordenação motora e percepção corporal.

Já deve ter acontecido com você sentar em aparelho da academia fazer o exercício, mas estava pensando em outra coisa. Nas academias tradicionais, os exercícios são em máquinas monoarticulares, fazendo com que você não precise pensar muito para realizar o movimento.

Podemos visualizar esse tipo de treinamento no método Natural, onde o treino tende a aperfeiçoar movimentos naturais do corpo, como correr, andar, nadar, pular, escalar, se equilibrar…

treinamento funcionalBenefícios do treinamento funcional

Na explicação acima você já deve ter percebido alguns benefícios desse treinamento. Vamos ver mais:

  • Fortalecimento do CORE: A região do CORE como explicado em outro artigo (CORE – Saiba mais o que é e como treina-lo) são os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica. Importantíssimos para correção de postura, prevenção de lesões e melhora de desempenho;
  • Treino de propriocepção: também explicado em outro artigo (Treino de Propriocepção) propriocepção são exercícios que fortalecem as articulações, ligamentos e tendões aumentando a consciência corporal;
  • Melhora de padrões de movimento: muito utilizado no esporte, o treino funcional cria algumas situações parecidas com o momento do esporte, isso irá aperfeiçoar o padrão do movimento, aumentará a consciência corporal e o equilíbrio muscular.
  • Aumento de resistência e força: o treino funcional vai sim aumentar a resistência e força muscular além de aumentar o condicionamento cardiorrespiratório.

treino funcionalQuem pode fazer um treino funcional?

Qualquer pessoa pode fazer um treino funcional, desde crianças até idosos, atletas, sedentários ou obesos.

O que irá diferenciar são os exercícios que deverão ser adaptados para cada nível de dificuldade e/ou lesões.

Para as crianças, por exemplo, o treinamento funcional é mais indicado que a própria musculação, a razão é simples, gerar mais coordenação motora.

Para os idosos esse tipo de atividade promove maior independência pois ganha força, resistência e melhora seu padrão de movimento.

Cuidados e dicas para praticar treino funcional

Devemos ter cuidado com esse tipo de treino, pois apesar dos benefícios serem enormes o risco de lesão pode aumentar conforme aumenta o nível dos exercícios.

Procure um professor apto para realização desse treinamento, nem todos os exercícios podem ser feitos para todas as pessoas, um bom profissional saberá adaptar.

Se concentre na hora de realizar o treino, busque um espelho para você se ver, corrigir e melhorar o movimento e a postura.

A maioria dos exercícios exigem contração abdominal, então contraía sempre.

Não invente exercícios mirabolantes achando que está fazendo funcional, isso pode ser perigoso, e não tente fazer tudo o que você vê no instagram (siga o nosso: @horadotreino_com).

Uma das grandes vantagens do treino funcional é que pode ser feito em casa, no parque ou até mesmo em academia.

Quer alguns exemplos de exercícios?

Burpee:

Corda Naval:

E você já praticou o treinamento funcional? Comente, compartilhe e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP