Correr na areia – é difícil, mas muito bom!

Correr na areia – é difícil, mas muito bom!

Quem já foi em uma praia com aquela areia bem fofa já percebeu que é difícil de andar, imagina correr. Mas correr na areia fofa pode ser mais benéfico do que você imagina.

Uma leve corrida na areia fofa e a sensação de ter corrido uma maratona, porque é tão difícil correr na areia?

A primeira resposta vem das leis da física, ao dar uma passada colocando força no chão como resposta você é impulsionado para frente e para cima. Na areia fofa ao dar uma passada ela cede até ter resistência para impulsionar para frente e para cima, ou seja, você precisa fazer muito mais força para conseguir dar uma passada. Lei da ação e reação.

Por ser fofa a areia se torna um solo imperfeito, totalmente instável, os músculos e articulações trabalham intensamente para manter o equilíbrio, lembram-se da propriocepção?

Benefícios de correr na areiadicas para correr na areia

Quem treina para correr sabe bem o que é um treino de propriocepção. Ganhar estabilidade e resistência nas articulações, equilíbrio e fortalecimento muscular. Agora imagina treinar isso fazendo o que você gosta de fazer, correr.

Correr na areia fofa queima mais calorias por exigir mais da musculatura, é um bom exercício para entrar em forma.

Melhora o condicionamento e o rendimento, como vimos é um ótimo treino propriocepção e de resistência, a melhora no rendimento é bem significativo. Estudos mostram que treinar na areia melhora a explosão em até 2,5% comparada com a grama. E melhora a resistência em até 3,4%. (Utsch 2009)

correr na areiaDicas para correr na areia

Sempre é bom tomar alguns cuidados porque até correr na areia fofa pode provocar lesões.

Na praia, vejo muitas pessoas correndo próximas do mar, onde a areia é firme e claro mais fácil de correr. O que se deve tomar cuidado nesse caso é a inclinação do solo, correr muito tempo em inclinação lateral pode provocar lesões no joelho, tornozelo e até coluna.

Antes de correr na areia fofa faça um bom aquecimento, uma articulação bem lubrificada e um músculo irrigado irá facilitar a atividade.

Eu, pessoalmente, gosto de correr descalço na areia, acho mais prazeroso, entretanto deve-se ficar atento porque pode ter objetos cortantes ou até mesmo uma pedra que pode machuca-lo. Fique atento também ao calor e o tempo que for correr, areia quente pode provocar queimaduras no seu pé e detonar com seu treino por alguns dias.

Correr de tênis é uma boa opção para evitar os perigos citados acima. Porém o tênis devem ser fechado, não pode passar areia pelo material e a meia deve ser adequada. Fique atento! Se entrar areia no tênis tire imediatamente, pois ela ficará esfolando seu pé, o que pode gerar em uma ferida.

Não é para iniciantes, se você nunca correu, não comece na areia. Essa atividade é ótima, mas deve ser feita por praticantes avançados.

Essa é uma boa opção para mudar seu treino, criar um novo estímulo e melhorar seu rendimento.

E você? Gosta de correr na areia?

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP