Por que devo procurar um nutricionista esportivo?

Por que devo procurar um nutricionista esportivo?

Você sabe por que você deve procurar um nutricionista esportivo? Pode parecer tudo igual, mas nutricionistas também tem suas especialidades. 

O papel do nutricionista em atendimento clínico é melhorar a qualidade da alimentação e adequar a alimentação para a manutenção ou melhora do estado nutricional (peso, percentual de gordura, carência ou excesso de vitaminas e minerais, etc.), além de orientar quando houver alguma doença crônica (por exemplo a diabetes).

Para o nutricionista esportivo, além destes pontos importantes, ele deve garantir melhora no desempenho no esporte ou atividades físicas praticadas e da capacidade de recuperação após os treinos.

Cada indivíduo possui diferentes treinos, padrões alimentares, objetivos, composição corporal atual e desejada . Cada esporte tem uma demanda diferente. Cada pessoa tem um objetivo e uma resposta diferente.

Em grande parte dos casos de praticantes de atividade física (recreacional ou competitivo) a alimentação por si só é suficiente, mas quando há necessidade do uso de suplementos, como o Whey Protein por exemplo, a indicação deve ser feita com conhecimento e segurança de que estes trarão benefícios e não prejuízos à saúde e ao rendimento do indivíduo.

Quem nunca ficou completamente perdido ao entrar em uma loja de suplementos?

Deparamos-nos com marcas, sabores, tamanhos, qualidade, digestibilidade diferentes… Ficaria difícil se tivéssemos que escolher sozinhos, mas então tudo fica mais fácil quando “copiamos” o que a blogueira famosa usa porque ela sempre posta fotos de determinado suplemento, ou podemos pedir uma ajuda para os vendedores da loja, eles parecem saber o que usar pelo corpo que eles possuem, certo? ERRADO!

Eles não possuem conhecimento e qualificação para isso!

O nutricionista esportivo possui no seu currículo acadêmico conhecimento que garante bons resultados e segurança no uso de suplementação.

procurar um nutricionista esportivoEste é o profissional qualificado que pode definir estratégias nutricionais para cada tipo de esporte, de objetivos, de restrições, preferências de cada indivíduo. Além de avaliar a evolução de todos estes fatores, verifica a necessidade de manutenção, troca ou exclusão dos suplementos ou alterações na alimentação.

Assim como a prescrição dietética, a prescrição de suplementos alimentares deve ser individual e feito por um profissional capacitado. Assim, fica mais fácil alcançar os resultados desejados e manter-se saudável.

Qual a diferença entre um nutricionista esportivo e os outros nutricionistas?

Quando temos um problema de coração qual médico procuramos? Um cardiologista.

Quando sofremos uma fratura? Vamos ao ortopedista.

Então, quando precisamos de uma dieta devemos buscar um nutricionista, certo?  Mas dentro desta categoria temos várias especialidades, assim como na área médica.

Temos congressos, cursos e revistas científicas específicas, há muito para estudar e manter-se atualizado. Por isso existe a especialidade do profissional.

Na nutrição temos profissionais que atuam somente com pacientes diabéticos, ou pós-operatório de cirurgia bariátrica, para acompanhamento gestacional, atendimento às crianças, idosos, etc. Cada especialidade garante o melhor atendimento para o seu grupo específico.

Se você é praticante de atividade física, esportista que participa de competições por lazer ou atleta de competição, procure o profissional especializado para você, o nutricionista esportivo.

Agora você sabe porque procurar um nutricionista esportivo, talvez eu possa te ajudar.

Gostou? Compartilhe e entre em contato! Clique aqui

nutricionista esportivaRebeca Lugaresi - Nutricionista Esportiva 

A alimentação pode ser o grande diferencial para você chegar onde você quer, só depende de você! Saiba mais sobre a Rebeca  
banner post

Sobre o Autor

Quer mais informações? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! via Fale Conosco

Artigos Relacionados