A importância de dormir bem para o treino

    sono e o treino

    Quem não gosta ou precisa de um boa noite de sono, dormir é essencial para recuperação física e mental. Vamos ver mais sobre o poder do sono para o treino e para sua saúde.

    O sono faz parte da tríade da boa performance em qualquer esporte ou atividade esportiva: Treino-Alimentação-Descanso.

    Uma boa noite, recuperará melhor sua musculatura, você terá mais energia e entusiasmo para o dia e os outros treinos.

    Se você está sempre bem disposto durante o dia, no trabalho, na escola e nos momentos de lazer é sinal de que o seu sono é bom e está realmente repondo suas energias.

    Curiosidades sobre o sono

    Dormindo diversas funções corporais são organizadas:

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    1- Funções cardiovasculares: pressão diminui e há alterações nas frequências cardíacas e respiratórias;

    2- Liberação de hormônios:

    • hormônio do crescimento – em adultos atua garantindo maior disposição física e motivação para as atividades diárias. Contribui para a eliminação de gordura, redução da flacidez dos músculos e da fragilidade dos ossos. Portanto, o sono também age contra o envelhecimento e o desgaste do organismo.
    • Prolactina – para grávidas, estimulando a produção de leite.
    • TSH –  hormônio estimulante da tiroide, controla a atividade dessa importante glândula.
    • Interleucina –  proteínas naturais importantes para a ativação dos linfócitos que são integrantes dos sistemas de defesa do corpo contra as bactérias e os vírus.
    • Leptina – hormônio que age principalmente no controle do apetite é liberado em grandes quantidades, permitindo controle da fome.

    3- Memória: durante o sono a temperatura cerebral é regulada, permitindo assim a consolidação do que se aprendeu durante o dia. Passar a noite estudando não é boa ideia então!

    Uma boa noite de sono garantirá assim que seus treinos deem o resultado desejado. Sejam treinos aeróbicos ou de hipertrofia, descansar é fundamental.

    Durante à noite seu corpo se prepara para o dia seguinte, mapeando todas as informações recebidas no dia anterior; hormônios entram em ação para reorganizar as funções corpóreas; micro lesões são recuperadas durante o sono; seu cérebro está em plena atividade enquanto você descansa.

    sono e o treinoDicas para dormir rápido e melhor

    Abaixo vamos dar algumas dicas para que você possa dormir rápido e ter uma boa noite de sono.

    • Não faça refeições exageradas antes de deitar – além de estocar como gordura, a comida em excesso poderá atrapalhar seu sono, isso porque o corpo vai precisar fazer digestão daquele alimento.
    • Evite cafeína nas últimas horas do dia – isso incluí termogênicos, afinal eles contém muita cafeína, ela dificultará a chegada do sono e não será uma noite tranquila.
    • Tenha o hábito de ir deitar – talvez você fuja de rotina, mas seu corpo não, saber que está na hora de dormir irá facilitar esse processo.
    • Dê preferência para atividade física de manhã – eu sei que é difícil com tanta correria, conseguir encaixar os treinos pela manhã, mas quando treinamos liberamos a endorfina e adrenalina, deixando o corpo “ligado nos 220v”, treinando pelas manhã você ainda terá um dia produtivo.
    • Só use pílulas para dormir em caso de absoluta necessidade e sob orientação médica, elas são viciantes e muitas vezes desnecessárias.
    • Alongamento, massagem, banhos quentes e relaxantes são ótimos para desligar o corpo, pegar no sono mais rápido e recuperativo.

    Todo o ser humano necessita de uma boa noite de sono, para trabalhar, produzir, treinar e ter boa performance. Busque seguir nossas dicas.

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    Bom sono!