Encurtamento muscular – O que é?

Encurtamento muscular – O que é?

Você já deve ter visto ou sofre desse problema: encurtamento muscular. Dificulta movimentos, causa desvios posturais e pode até causar lesão. Mas o que é exatamente e como melhorar essa situação? 

Mesmo que você treine ou seja um sedentário você pode ter esse problema. As fibras musculares se encurtam e perdem a elasticidade, tornando os movimentos cada vez mais restritos.

Um exemplo, fácil de visualizar, são os homens com muita massa muscular, seus ombros se tornam protusos e/ou não são capazes de fazer a extensão completa do cotovelo. Essas regiões são mais fáceis de visualizar, mas podemos ver o encurtamento em regiões como pernas, punho e coluna.

encurtamento-muscular2Por que ocorre esse encurtamento muscular?

Umas das causas é a genética, algumas pessoas tem em seu DNA mais elasticidade que os outros, mulheres são mais elásticas que os homens, por exemplo.

Porém, isso não é razão para o meu joelho não fazer a extensão completa ou meus ombros serem voltados para frente.

Para os sedentários uma das razões é ficar muito tempo na mesma posição, na qual quase sempre é sentado. Se você está sentado agora irá perceber que nenhum músculo do seu corpo está 100% alongado, muito pelo contrário, você deve estar curvado, joelhos e cotovelos dobrados.

Com o tempo as fibras se aproximam e perdem a elasticidade, provoca um desequilibro muscular (um músculo fica mais alongado que o outro) e aquela posição passa a ser “natural” para o seu corpo.

Essas é uma das razões de empresas terem aulas de ginástica laboral para seus funcionários, 10-15 minutos de alongamento durante o dia irá quebrar esse efeito.

Para quem treina, a situação pode ser pior. É muito comum na musculação praticantes colocarem altas cargas e realizarem os movimentos das repetições curto, não trabalhando a amplitude máxima do músculo.

Além do óbvio, quase nunca realizar alongamentos ou trabalhar mais um músculo do que outro aumentando mais ainda o desequilíbrio muscular.

Vamos à mais um exemplo: imagine que um praticante pega pesado no peitoral, pois quer ver resultado mais rápido, carga alta e movimento curto, além de não alongar, por achar que é inútil. Não treina tanto costas como faz com peito. Qual o resultado? Seus ombros ficarão voltados para frente, o músculo do peitoral encurtado, podendo desenvolver uma hipercifose.

Quando o peitoral for exigido em sua amplitude máxima, por alguma razão, provavelmente não irá suportar causando uma lesão como o estiramento muscular.

encurtamento muscularDicas para evitar ou melhorar o encurtamento muscular

Se você se viu nessa situação saiba que ainda há solução, você não será um contorcionista, mas poderá ter movimentos mais completos, uma postura melhor e evitar lesões.

Faça exercícios de mobilidade articular, esses exercícios são simples, não há carga. Neles é exigido que as articulações façam seu movimento completo o máximo possível. Você pode fazer esses exercícios antes de começar o treino, ajudará a aquecer.

Faça alongamento em horas separadas do treino. Tire 15-20 minutos do dia e realize um bom alongamento, além de lhe ajudar a ganhar amplitude nos movimentos, relaxará a musculatura. Realizar alongamentos somente após o treino é importante, mas não ajudará em ganhos de amplitude.

Realize os exercícios com movimentos completos. Se a carga está pesada, diminua! Simples. Todos os movimentos devem ser completos, além de trabalhar mais o músculo você não terá perda de amplitude, ao contrário, poderá ganhar.

Treine todos os músculos com a mesma intensidade e equilíbrio. Fazer 4 exercícios para peito e 2 para costas, por exemplo com certeza irá causar um desvio. É importante que os exercícios e a intensidade tenham um equilíbrio para que o corpo se desenvolva buscando a melhor postura sempre.

Se o seu caso for muito grave, procure uma fisioterapeuta para realizar atividade de RPG isso também ajudará. Porém, mesmo após o tratamento deve seguir as dicas citadas acima senão irá encurtar a musculatura novamente.

E você? Acha que tem problemas de encurtamento muscular? Gostou? Compartilhe e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP