Pular para o conteúdo
Saúde > Prevenção de lesão e reabilitação na musculação

Prevenção de lesão e reabilitação na musculação

reabilitação na musculação

Para quem acha que musculação é só para ficar forte e repleto de músculos, está enganado. Hoje quero mostrar uma outra função da musculação: a prevenção de lesão e reabilitação das mesmas. Hoje em dia já é comum ver fisioterapeutas trabalhando nas salas de musculação, vamos descobrir o porquê dessa evolução.

Temos centenas de tipos de lesões na quais podem ser provocadas por vários fatores. No nosso caso em especial vamos tratar mais de lesões em músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos que ocorrem com mais facilidade no esporte ou no dia-a-dia, seja por desequilíbrio muscular, atrofia, encurtamento, uso excessivo, entre outros.

Falar em prevenir uma lesão pode ser complicado, afinal, como eu disse, existem vários tipos, onde cada uma é ocasionada de formas diferentes, porém um trabalho de prevenção, ou seja, deixar o organismo mais forte e resistente, faz com que o corpo seja capaz de suportar um maior impacto e tenha um melhor preparo para que dessa forma o risco de lesão para maiores esforços diminua.

Prevenção de lesão na musculação

Como já falado aqui (Fortalecendo a coluna), pessoas com músculos abdominais e dorsais enfraquecidos são mais propensos a desenvolver uma lesão nas costas ou um desvio na coluna, que logo poderão vir a se tornar algo mais sério (artrose, hérnia de disco), problemas clássicos para quem fica horas na frente de um computador, por exemplo.

Na terceira idade é muito comum ver casos de lesões devido à osteoporose, atrofia muscular e perda de equilíbrio, nesses casos a musculação ajuda com o aumento da massa óssea, fortalecimento e flexibilidade muscular. Fazendo-se exercícios de resistência, força e proprioceptivos obtemos tais resultados.

Mulheres tem mais facilidade para desenvolver problemas no joelho e no tornozelo, no primeiro por causa do ângulo entre o quadril e o joelho (conhecido como Ângulo Q), também pelos famosos saltos que não os deixam em uma posição anatomicamente correta.

Calma, mulheres não precisam descer do salto, com exercícios de fortalecimento de quadríceps e propriocepção  o esforço exigido durante o dia será suportado, consequentemente evitando algumas lesões e dores nessas articulações.

Na musculação você irá adquirir força e criar consciência para certos movimentos, que quando realizados durante o dia-a-dia podem ocasionar lesões, como ao se agachar para pegar algo pesado ou levantar algo por cima da cabeça.

Pode soar até um pouco ridículo, mas em algum momento da sua vida você já ouviu alguém dizendo (ou até mesmo pode ter ocorrido com você) que já se acidentou da forma descrita acima, e que ficou com fortes dores nas costas ou nos ombros. Estar preparado para esse tipo de situação fará muita diferença e evitará problemas maiores.

Prevenção de lesão no esporte

Em alguns esportes e até mesmo profissões, alguns músculos são mais exigidos que outros provocando assim um desequilíbrio muscular, tal desequilíbrio também pode provocar lesões, um exemplo mais frequente é um estiramento do músculo enfraquecido, comum em jogadores de futebol quando realizam um chute mais forte e, portanto, sentem dores no posterior da coxa, por exemplo.

Em qualquer atividade que gerar impacto (vôlei, basquete, tênis, handebol), o que irá ajudar a proteger sua articulação do choque seja ele forte ou excessivo, será uma musculatura forte e resistente. Não vai ser seu tênis “super Z” que vai reduzir o impacto de suas corridas, o que o suporta é uma musculatura desenvolvida.

No tênis há uma lesão comum no cotovelo (Epicondilite Lateral), ocasionada pelo excesso de uso de um mesmo braço. Essa lesão, que se origina no cotovelo, ocorre nos tendões e nos músculos extensores de punhos e dedos. A musculação é capaz de fortalecer e melhorar a flexibilidade, devido ao fato de que a musculação fortalece o tendão tão exigido.

Reabilitação na musculação

Quando a lesão é mais séria, o tratamento não começa na sala de musculação, ele vai ser realizado na sala de fisioterapia, onde aos poucos os movimentos da articulação e/ou músculos lesados vão sendo recuperados.

Após essa etapa ou quando a lesão não é tão grave, o tratamento prossegue na sala de musculação para que ocorra a recuperação da força perdida, do equilíbrio muscular e fortalecimento articular.

Por mais que você fuja daquela sala cheia de ferros, ela pode ser muito útil do que você imagina. Por isso é cada vez mais comum ver profissionais de fisioterapia dentro do ambiente da musculação. Com um trabalho mútuo a recuperação é mais rápida e segura.

Lembrando que, normalmente, seu professor não é um fisioterapeuta, nem ortopedista, ele não poderá tratar sua lesão. Mas ele será capaz de criar um treino de prevenção e reabilitação, quando o ortopedista e fisioterapeuta liberarem para a atividade.

Procure um bom personal trainer, porque apesar da musculação ser capaz de prevenir lesões ela também pode ser a causa, se não realizada corretamente claro.

Dei alguns exemplos de prevenção de lesão, mas tem muitos outro casos que eu poderia citar aqui, tanto para atividades rotineiras como para muitos esportes, um corpo prevenido é um corpo preparado.

Gostou? Compartilhe! Curta nossa FanPage!

 Bom Treino

Renato Santiago
Últimos posts por Renato Santiago (exibir todos)