Carreira > Entenda a função de um personal trainer

Entenda a função de um personal trainer

função personal trainer

Estamos vivendo em uma época em que existe uma forte propaganda positiva à prática de exercícios físicos e à figura do personal trainer ocupa uma importante posição nesse universo. Mas você sabe qual a função de um personal trainer? Preparamos esse post para você entender melhor o que faz esse profissional e quais as vantagens de contratar seus serviços. Confira!

Seja por questões estéticas ou de saúde, as academias estão cada vez mais cheias, procurando lapidar sua aparência física para curtir aquela praia ou piscina com amigos e família.

Além disso, o ato de cuidar do seu corpo vai além de questões estéticas e da melhora na qualidade de vida, impactando também na saúde mental. Já falamos sobre vários benefícios aqui, você pode conferir alguns como o benefício da corrida e da musculação.

A prática regular de atividades físicas é tão importante que é uma recomendação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2020.  As novas diretrizes recomendam, no mínimo, 30 minutos de atividade aeróbica diária para adultos.

No entanto, todo esse incentivo à prática de atividades físicas tem um lado negativo: existe muito conteúdo disponível na internet e nem tudo que você lê por aí é confiável ou seguro. Muitas vezes uma coisa que serve para uma pessoa pode não servir para você, pois cada um tem sua individualidade o que torna muito importante a atividade física ser personalizada.  Por esse motivo, há a necessidade de um profissional para realizar o acompanhamento da sua rotina de exercícios.

Algumas academias disponibilizam professores para auxiliarem os alunos mas em muitos momentos a demanda, principalmente nos horários de pico, é maior do que o número de professores e fica impossível receber uma atenção dedicada ao seu treino. Cada vez é mais comum buscar treinar em casa, academia do condomínio ou em parques, por questões de praticidade, porém nesses locais não há nenhum profissional para te orientar.

Qual é a função de um personal trainer

Mas, afinal, quem é o personal trainer? O personal trainer é um profissional com formação em Educação Física e um registro ativo no Conselho de Educação Física.

Além de acompanhar a sua rotina, o personal trainer te orienta de forma que você consiga resultados efetivos e evite possíveis lesões pela prática incorreta, reduzindo as chances de você fazer exercícios que talvez não esteja preparado ainda ou fortalecendo e preparando o corpo para exercícios mais avançados.

função de um personal trainerO personal trainer valoriza sua segurança, respeitando seus limites e nunca vai passar um treino que você não seja capaz de realizar, sempre fazendo os ajustes necessários.

Abaixo, selecionamos as principais atividades desempenhadas por um personal trainer em sua rotina para que você, como aluno, entenda melhor sua importância.

Avaliação do aluno

A avaliação é o primeiro contato que você vai ter com o personal. Durante a avaliação, vocês vão discutir quais são seus objetivos, seu histórico de saúde e histórico de prática de atividades físicas.

O personal trainer também vai procurar se informar sobre os hábitos alimentares do aluno e se ele está fazendo, em conjunto, um acompanhamento com nutricionista.

O objetivo dessa avaliação é buscar entender as dificuldades, os riscos e criar um projeto em cima do objetivo do aluno. Alguns personal trainers fazem uma avaliação corporal, isso pode ser muito benéfico para questões comparativas e estéticas.

Montagem do treino personalizado

Depois da avaliação, o personal vai realizar um alinhamento das expectativas do aluno e do seu condicionamento físico atual, com todas as informações que ele recolheu, para montar um treino que tenha a sua cara.

Os treinos não são fixos, o profissional estará sempre  ajustando e adaptando a cada aula para um melhor rendimento e aproveitamento daquela hora.

Monitoramento do progresso

O monitoramento do seu progresso ocorre a curto, médio e longo prazo. Ao contratar um personal trainer, o profissional é capaz de realizar um acompanhamento bem de perto do seu progresso e ir adaptando o treino de acordo com o seu feedback.

Você também perceberá sua evolução de cargas, realização de exercícios mais complexos, e pasmem, no seu dia-a-dia com coisas simples. (Como subir uma escada, andar de bicicleta, aproveitar melhor o dia sem se sentir cansado…)

Uma barreira para contratar esse serviço é o valor. Por ser um serviço pessoal, o preço do personal trainer costuma ser alto o que torna pouco acessível para muitos. Mas para isso esses profissionais passaram a atender via consultorias, uma forma mais barata e simples de ter um acompanhamento de um profissional, um treino personalizado e conquistar aquela evolução como se fosse presencial!

Aqui na Hora do Treino, você pode escolher o personal trainer que mais combina com o que você busca e dar aquele match, para realizar uma consultoria de treino online. Para saber mais sobre como funciona uma consultoria de treino online , confira nosso outro post sobre o assunto.

Esperamos que depois desse post, você tenha compreendido melhor a função do personal trainer e a importância desse profissional para realizar atividades físicas com segurança.

Bom treino! Gostou? Compartilhe.

consultoria de treino online