Treino > Hipertrofia feminina – dicas e a importância da mulher ganhar músculos

Hipertrofia feminina – dicas e a importância da mulher ganhar músculos

hipertrofia feminina dicas para mulheres

Muitos personal trainers escutam: não quero ficar muito forte… não quero ficar muito grande… vou parecer um homem? Entenda como funciona hipertrofia feminina e como ganhar músculos tem muitas vantagens!

hipertrofia muscular ocorre quando se percebe o aumento no volume da massa muscular e isso se dá em razão da sobrecarga imposta ao corpo, ou seja, quanto mais estresse, mais carga, mais o músculo precisa resistir àquele estímulo e o resultado é o ganho de massa muscular.

Os praticantes de musculação podem obter resultados incríveis com o treino adequado. Mas não basta aumentar a carga ou as repetições, a hipertrofia muscular não acontece assim tão fácil.

No caso das mulheres fica tudo um pouco mais difícil, por isso vamos falar sobre hipertrofia feminina e orientá-las sobre o essencial para ganhar massa muscular.

Hipertrofia feminina exige atenção

A hipertrofia é uma resposta do organismo do músculo reagindo ao esforço realizado e por isso é reversível.

Algumas mulheres temem a hipertrofia feminina por medo de se sentirem “masculinizadas” em razão da aparência.

A verdade é que o corpo feminino encontra dificuldades no ganho de massa muscular devido às questões hormonais.

hipertrofia feminina Porém o aumento de massa magra estimula a diminuição de gordura no corpo, isso ocorre porque como o aumento da massa muscular aumenta o metabolismo, você queimará mais calorias ao longo do dia, resultando em maior emagrecimento.

Mesmo assim, a literatura especializada (WEINECK, 1991) afirma que a mulher possui  menor massa muscular em relação ao homem. É uma questão de volume e não de composição da fibra muscular, tanto o homem quanto a mulher possuem o mesmo potencial.

Apesar disso, as baixas taxas de testosterona (hormônio masculino) no corpo feminino impedem que as mulheres tenham os mesmos ganhos e em mesma velocidade que os homens.

Por essas razões a hipertrofia feminina é difícil de ocorrer, porém muito importante e benéfica para o corpo. Portanto você não irá ficar “fortona” ou “masculinizada” devido a esse treino.

Treine com acompanhamento adequado

O estrogênio (hormônio feminino) possui apenas um terço da força anabólica da testosterona (GUYTON, 1992). Por isso, um treino adequado para hipertrofia feminina é essencial.

Um profissional de educação física sabe de todas as limitações fisiológicas apresentadas pelo corpo feminino e por isso pode preparar o treino ideal para ganho de massa muscular. Detalhes como ciclo menstrual, risco de condromalácia patelar, nível de treinamento, por exemplo, são levado em consideração na hora da montagem de treino.

Ele saberá como periodizar seu treino, ou seja, por quanto tempo você deve permanecer fazendo um treino de hipertrofia e a intensidade necessária para cada músculo.

Se deseja aprimorar seus resultados, acesse a nossa plataforma. Oferecemos consultoria de treino e você pode escolher o personal que vai te acompanhar nessa jornada.

O que fazer para melhorar meus resultados?

Para acelerar o processo e melhorar os resultados recomendamos que você contrate um personal trainer.

O personal é capacitado para prestar assistência presencial ou consultoria online, adaptando os pesos e repetições às suas necessidades.

Além disso, varie os exercícios para hipertrofia feminina, assim, o estresse causado no músculo irá possibilitar o ganho desejado.

Para resultados ainda mais satisfatórios, combine os seguintes comportamentos:

    • Treine pelo menos três vezes por semana;
    • Durma e descanse o suficiente para o músculo se recuperar – evite treinar o mesmo músculo dias seguidos;
    • Coma o suficiente para ter energia;
    • Aumente o consumo de proteínas nas refeições;
    • Use suplementos alimentares com cuidado e supervisão.

Entre outras dicas, não se esqueça de que a massa muscular também pesa, por isso não fique presa ao número que a balança mostrar. Muitas pessoas ficam preocupados achando que não estão emagrecendo (perdendo gordura), uma vez que na balança os números parecem não alterar.

Seja constante, disciplinada e paciente. Bons resultados levam tempo para serem alcançados. Comece treinando em casa, mas não deixe de se mexer.

Bons treinos! E siga-nos em nossas redes sociais.

consultoria de treino online