Esportes que você deveria praticar

Esportes que você deveria praticar

Praticar esportes é muito bom, quem já ficou vidrado em algum sabe do que estou falando – aquela ansiedade para chegar a hora do treino ou fim de semana para ir praticar um pouco. Esportes são perfeitos para o desenvolvimento físico e mental. 

O esporte gera motivação, lazer, diversão e saúde, esse último quando praticado corretamente, claro (esporte é saúde). Esportistas defendem seu esporte, motivam outros a praticar e tentam estar por dentro de tudo o que acontece naquele universo.

Conheço pessoas que, assim como eu, adoram vários esportes, estão sempre tentando praticar um esporte diferente ou algo novo, seja  por vontade ou curiosidade.

A seguir listo alguns esportes que todos deveriam praticar, mesmo que por um certo período. Essa lista reflete minha opinião e experiência. Ok? Claro que toda atividade gera algum benefício físico e mental. Talvez o esporte que você pratica não esteja citado, mas adoraria – e os outros leitores também – de ver nos cometários os benefícios e as capacidades que ele pode nos trazer.

Artes Marciaisesportes artes marciais

Treinar alguma arte marcial é fundamental, esse esporte além de condicionamento físico, resistência e força muscular, proporciona também disciplina, maior controle das emoções e do corpo.

Esse esporte, quando praticado por uma criança e/ou adolescente, contribui para o aumento da disciplina. Para o adolescente e o adulto esse esporte também ajuda a controlar a ansiedade e o stress, problemas comuns da sociedade.

Algumas artes ficaram tachadas como esporte violento por maus profissionais do passado (e alguns do presente). Não podemos condenar o esporte, procure mestres que mostram a arte marcial além da luta.

Esportes de quadra

Refiro-me a esportes coletivos como futsal, basquete, vôlei e handebol que são ótimos para o desenvolvimento do trabalho em equipe e consciência do coletivo.

Você deve estar perguntando: futebol de campo e rugby também podem desenvolvem essa capacidade? A grande diferença é que os esportes de quadra são trabalhados em grupos menores e em um espaço menor, o que acaba exigindo maior empenho de todos do time.

São bem dinâmicos que exigem do atleta resistência, visão, decisão rápida além de trabalhar com a bola, o que promove maior coordenação e percepção corporal.

Essas são algumas das capacidades que esses esportes podem evoluir, não é à toa que estão na grades escolares – são bem completos para o desenvolvimento de uma criança.

esporte surfEsportes de Prancha

Andar de skate, surfar, praticar snowboard ou longboard – quem já praticou algum deles sentiu aquela boa adrenalina. Claro que todos os outros mencionados anteriormente também podem produzir o hormônio, porém você só irá senti-lo em momentos de maior risco.

Quem pratica esses esportes radicais são mais seguros e confiantes, aprendem a controlar as emoções e a fazer decisões rápidas.

Esportes de prancha aumentam muito o equilíbrio, propriocepção, coordenação motora, força no CORE, resistência muscular e percepção corporal.

Trekking e Escaladaesportes trekking

Menciono esses dois com a seguinte razão: proporcionam contato direto com a natureza.

Poderia citar vários outros, mas acredito que esses dois são os que possibilitam que paremos para reparar no ambiente à nossa volta além de vermos as dificuldades e os caminhos em que o meio ambiente nos conduz.

São atividades que na prática nos ensinam a respeitar a Mãe Natureza.

Essas foram algumas indicações e razões do porquê treinar esses esportes. Cada um deles gera um desafio que força uma superação – e nos superar é muito bom!

Agora é com vocês – indique um esporte e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP