CORE – Saiba o que é e como treiná-lo

CORE – Saiba o que é e como treiná-lo

Ter o CORE fortalecido é essencial para um maior controle corporal, boa postura e para prevenir ou tratar lesões. Mas o que é o Core? 

A palavra core vem do inglês que significa centro, núcleo. São os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade dessa região. Você deve estar se perguntando: por que trabalhar músculos profundos?

Pessoas com essas regiões enfraquecidas têm mais chances de ter desvios posturais e lesões como hérnia de disco. Você já deve ter visto uma pessoa que ao começar a fazer agachamento livre, na fase final tende a jogar o quadril para um dos lados. Isso é um exemplo clássico de Core desequilibrado e enfraquecido, o resultado poderá ser uma dor na lombar ou no quadril.

Agora imagine em um esporte como vôlei ou basquete onde saltos são constantes: se esses músculos não estiverem desenvolvidos logo apresentarão problemas graves.

Infelizmente muitos treinadores atualmente, principalmente no esporte amador,  trabalham apenas o específico. Core é treino de base e deve ser feito com todos os atletas do iniciante ao avançado. Quando vemos atletas de 17 anos que não jogam mais devido a lesões como hérnia de disco, trata-se de falta de preparação de base.

Hoje em dia encontramos mesmo nas academias mais tradicionais aparelhos para treinar e desenvolver o Core. Com a difusão do treinamento funcional e pilates o treino do core pode ser facilmente visualizado nas academias tradicionais. Mas como se treina o CORE?

Treinando o COREexercício core

Para forçar o core não precisamos de muito: basta tirar um dos pés do chão e você perceberá que seu corpo começará a se contrair para manter o equilíbrio.

Um exercício famoso é a Prancha Isométrica, fazer ela estará treinando e muito essa região.

São exercícios de instabilidade que exigem equilíbrio e coordenação e quanto mais instável, mais difícil fica. Esses exercícios podem ser feitos de forma isométrica (sem movimento articular).

No Pilates se treina muito essa região com exercícios livres (5 exercícios do Pilates) ou com a utilização de aparelhos específicos (como nos estúdios). Também se pode usar Fitball, Bosu, Balance Disc, TRX e elásticos, instrumentos fáceis de encontrar nas academias; só é preciso saber usá-los.

Alguns estudos mostram que fazer agachamento livre e levantamento terra já exigem dessa musculatura profunda e assim não haveria necessidade de treino especifico. Sim é verdade, mas voltando ao nosso exemplo do início do texto, o mesmo individuo que agacha e deixa o quadril projetar para o lado não tem base ainda para realizar tal exercício.

E mesmo se for avançado é sempre bom colocar esse tipo de treinamento em sua periodização porque ajudará a criar maior equilíbrio muscular, músculos mais preparados e com rápida resposta além de prevenir lesões com aumento da sobrecarga.

Alongar essa região também é fundamental. Alongue a região lombar, posteriores de coxa, flexores do quadril, abdominal, oblíquos, adutores e abdutores. Ter um deles encurtado poderá causar desvios nos movimentos dos exercícios e desvios posturais.

E você, treina a região do core? Gostou? Compartilhe!

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP