Idoso de 93 anos com capacidade aeróbica de um jovem de 30 anos

93 anos estudo coração jovem

Com 93 anos, o irlandês, Richard Morgan, é um tetracampeão mundial de remo indoor, com a capacidade aeróbica de um adulto saudável de 30 à 40 anos. Ele também é o assunto de um novo estudo de caso, publicado no mês passado no Journal of Applied Physiology, que analisou seu treinamento, dieta e fisiologia.

Seus resultados sugerem que, de muitas maneiras, ele é um exemplo de envelhecimento saudável e em ótima forma física – um nonagenário com o coração, músculos e pulmões de alguém com menos da metade da idade dele. Mas, de outras maneiras, ele é comum: um ex-padeiro e fabricante de baterias com joelhos rangendo que não começou a se exercitar regularmente até os 70 anos e que ainda treina principalmente em sua academia adaptada nos fundos do quintal.

Seu regime diário de treinamento inclui aproximadamente 40 minutos de remo, uma sessão de musculação com pesos para fortalecimento e outros exercícios que combinam alta e baixa intensidade.

Embora sua rotina de fitness tenha começado mais tarde na vida, ele remou o equivalente a quase 10 vezes ao redor do globo e ganhou quatro campeonatos mundiais. Então, o que, os pesquisadores se perguntaram, o exercício tardio fez por seu corpo envelhecido?

O remador idoso de 93 anos fascinou os pesquisadores

“Precisamos observar pessoas idosas muito ativas se quisermos entender o envelhecimento”, disse Bas Van Hooren, pesquisador de doutorado na Universidade de Maastricht, na Holanda, e um dos autores do estudo. Muitas perguntas ainda não foram respondidas sobre a biologia do envelhecimento e se o retardo físico e a redução da massa muscular que normalmente ocorrem à medida que envelhecemos são normais e inevitáveis ou talvez devido, pelo menos em parte, à falta de exercício.

Se algumas pessoas se mantêm fortes e em forma até os últimos anos de vida, a implicação é que muitos de nós também podem conseguir, disse ele.

De forma útil, seu colega Lorcan Daly, professor assistente de ciências do exercício na Universidade Tecnológica de Shannon, na Irlanda, estava bastante familiarizado com um exemplo de envelhecimento bem-sucedido. Seu avô é Morgan, o campeão mundial de remo indoor em 2022 na faixa etária leve de 90 a 94 anos.

O que tornou Morgan especialmente interessante para os pesquisadores foi que ele não havia começado a praticar esportes ou exercícios até os 73 anos. Aposentado e um tanto sem rumo na época, ele havia participado de um treino de remo com um de seus outros netos, um remador universitário competitivo. O treinador o convidou para usar uma das máquinas. “Ele nunca mais olhou para trás”, disse Daly.

Morgan juntou-se aos pesquisadores no laboratório de fisiologia da Universidade de Limerick, na Irlanda. Eles convidaram Morgan, que tinha 92 anos na época, para aprender mais, medindo sua altura, peso e composição corporal e reunindo detalhes sobre sua dieta. Eles também verificaram seu metabolismo e função cardíaca e pulmonar.

Eles então pediram para ele subir em uma máquina de remo e correr uma simulação de uma prova de 2.000 metros enquanto monitoravam seu coração, pulmões e músculos.

“Foi um dos dias mais inspiradores que já passei no laboratório”, disse Philip Jakeman, professor de envelhecimento saudável, desempenho físico e nutrição na Universidade de Limerick e autor sênior do estudo.

Morgan provou ser uma potência nonagenária, seus sinuosos 75 quilos compostos de cerca de 80 por cento de músculos e pouco mais de 15% de gordura, uma composição corporal que seria considerada saudável para um homem décadas mais jovem.

Durante o teste de tempo, sua frequência cardíaca atingiu 153 batimentos por minuto, bem acima da frequência cardíaca máxima esperada para sua idade e entre os picos mais altos já registrados para alguém na casa dos 90 anos, acreditam os pesquisadores, sinalizando um coração muito forte.

Sua frequência cardíaca também se dirigiu rapidamente para esse pico, o que significa que seu coração foi capaz de fornecer rapidamente oxigênio e combustível para seus músculos em trabalho. Essa “cinética de captação de oxigênio”, um indicador-chave de saúde cardiovascular, mostrou-se comparável à de um adulto saudável típico de 30 ou 40 anos, disse Daly.

40 minutos de treino por dia

Talvez o mais impressionante, ele desenvolveu essa aptidão com uma rotina de exercícios simples e relativamente abreviada, observaram os pesquisadores.

Consistência: todas as semanas, ele rema cerca de 30 quilômetros, com uma média de cerca de 40 minutos por dia. Uma mistura de treinamento fácil, moderado e intenso: cerca de 70 por cento desses exercícios são fáceis, com Morgan trabalhando pouco. Outros 20 por cento são em um ritmo difícil, mas tolerável, e os últimos 10 em uma intensidade máxima, mal sustentável. Treinamento com pesos: duas ou três vezes por semana, ele também faz treinamento com pesos, usando halteres ajustáveis para completar cerca de três séries de avanços e flexões, repetindo cada movimento até que seus músculos estejam muito cansados para continuar. Uma dieta rica em proteínas: ele come muita proteína, seu consumo diário excede regularmente a recomendação dietética usual de cerca de 60 gramas de proteína para alguém de seu peso.

“Este é um estudo de caso interessante que lança luz sobre nossa compreensão da adaptação ao exercício ao longo da vida”, disse Scott Trappe, diretor do Laboratório de Desempenho Humano da Universidade Estadual de Ball, em Indiana. Ele estudou muitos atletas mais velhos, mas não esteve envolvido no novo estudo.

“Ainda estamos aprendendo sobre começar um programa de exercícios em idade avançada acrescentou, “mas a evidência é bastante clara de que o corpo humano mantém a capacidade de se adaptar ao exercício em qualquer idade.”

Na verdade, a aptidão física e o poder físico de Morgan aos 93 anos sugerem que “não precisamos perder” grandes quantidades de músculos e capacidade aeróbica à medida que envelhecemos, disse Jakeman. O exercício poderia nos ajudar a construir e manter um corpo forte e capaz, independentemente da idade, disse ele.

Claro, Morgan provavelmente teve algumas vantagens genéticas, apontam os cientistas. A habilidade no remo parece ser uma característica da família.

E suas performances nas corridas nos últimos anos foram mais lentas do que eram 15, 10 ou mesmo cinco anos atrás. O exercício não vai apagar os efeitos do envelhecimento. Mas pode retardar as perdas de nossos corpos, parece nos dizer o exemplo de Morgan. Pode suavizar o declínio.

Ele também oferece outras recompensas, menos corpóreas. “Há um certo prazer em alcançar um campeonato mundial”, disse Morgan através de seu neto, com quase um humor auto-depreciativo.

“Eu comecei do zero”, disse ele, “e de repente percebi que havia muito prazer em fazer isso.”

Fonte:  Journal of Applied Physiology
Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Quer seu artigo aqui? Entre em contato com a gente!
Rolar para cima