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Frequência Cardíaca de Treino

Frequência Cardíaca de Treino

Qual sua frequência cardíaca de treino? Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Mas, será que existe uma forma de acompanhar e verificar se o ritmo está adequado para o treino?

Isso explica aquelas imagens clássicas nas esteiras e bikes, indicando a idade e o nível de intensidade de acordo com a frequência cardíaca (FC).

Como descobrir sua frequência cardíaca de treino? 

Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino. Não vou detalhá-las mas, para não deixá-los curiosos, a mais usada é a fórmula de Karvonen que, como todas as outras, baseia-se na FC máxima.

A melhor forma para descobrir a sua FC máxima é a realização do teste de esforço máximo, onde pode ser verificado mais precisamente o cume dos batimentos. Porém, para alguns momentos, a famosa continha 220 – sua idade (razão de conter a idade nas imagens) pode ajudar a resolver essa questão.

Depois de ler o texto e deixar seu comentário, você pode descobrir sua frequência cardíaca de treino informando alguns dados. Importante ressaltar que para cada pessoa é recomendado um tipo de intensidade: para gestantes intensidade leve e moderada; alguns atletas intensidade difícil ou máxima; cardiopatas intensidade muito leve à moderada.

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Portanto, fale com seu médico e professor para que  juntos indiquem a melhor intensidade para o momento.

Frequência Cardíaca de Treino

A frequência cardíaca de repouso (ou basal) é a FC mensurada em completo repouso. O correto seria aferir os batimentos de manhã, logo após acordar e com a pessoa deitada de costas.

Para descobrir o batimento por minuto em repouso pressione o pulso com o dedo indicador e médio, contando os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4. Ou você pode usar wearables capazes de pegar sua frequência cardíaca.

Nas academias e clubes, o aluno é colocado sentado, pode ocorrer de ser colocado deitado quando o mesmo for a academia sem ter treinando por 24 horas.

Zonas de treino e a frequência cardíaca

Na tabela abaixo veja qual intensidade de treino se encaixa melhor para você:

Zona de TreinoIntensidade %Benefícios/Recomendado para
 Máxima 90 a 100% Aumenta velocidade máxima para corrida / Treinamento de alto nível
 Difícil 80 a 90% Aumenta o desempenho máximo / Pessoas condicionadas
 Moderado 70 a 80% Melhora o condicionamento aeróbio / Exercícios moderadamente longos
 Leve 60 a 70% Melhora a resistência e ajuda na recuperação / Exercícios muito longos
 Muito Leve 50 a 60% Melhora a saúde e o metabolismo, ajuda na recuperação / Iniciantes e recuperação ativa

Durante o treino você pode usar o mesmo método para analisar a frequência, ou se possível usar um relógio de frequência cardíaca. Hoje em dias há vários relógios com preços mais acessíveis e alguns frequencímetros  que são verdadeiros coletor de informações.

Quer saber qual é a melhor frequência cardíaca para a intensidade do seu treino? Preencha os dados abaixo e descubra!

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Bom Treino