Benefícios da musculação para tratamento de ansiedade e depressão

ansiedade e depressão

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, e da Universidade Estadual de Iowa demonstrou o impacto que o treinamento de resistência pode ter no tratamento dos sintomas de ansiedade e depressão.

O novo estudo fornece evidências que apoiam os benefícios que o treinamento de resistência, como musculação por exemplo, pode ter na ansiedade e depressão, além de oferecer uma análise dos possíveis mecanismos subjacentes, muitos estudos tem mostrados exercícios cardiovasculares e esportes para ajudar no tratamento.

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A pesquisa, publicada no jornal Trends in Molecular Medicine, foi conduzida pelo Professor Matthew P. Herring na Universidade de Limerick e pelo Professor Jacob D. Meyer na Universidade Estadual de Iowa.

Os pesquisadores afirmaram que há “evidências empolgantes” de que o treinamento de resistência pode ser uma “terapia alternativa” acessível para melhorar a ansiedade e a depressão, como outras terapias mais estabelecidas, ao mesmo tempo em que melhora outros aspectos importantes da saúde.

O Dr. Herring explicou melhor:

“Os sintomas e transtornos de ansiedade e depressão são ônus de saúde pública prevalentes e debilitantes para os quais o tratamento bem-sucedido é limitado. Os benefícios saudáveis do treinamento de resistência, ou exercícios de fortalecimento muscular que envolvem a aplicação de força contra uma carga repetidamente com o objetivo de gerar uma resposta de treinamento, são bem estabelecidos”

“Entretanto, o potencial impacto do treinamento de resistência no tratamento dos sintomas e transtornos de ansiedade e depressão ainda é relativamente pouco estudado. Além disso, os mecanismos psicobiológicos plausíveis, que nos ajudam a entender melhor como e por que o treinamento de resistência pode melhorar esses resultados de saúde mental, são pouco compreendidos.”

Os pesquisadores argumentam que, embora os estudos disponíveis nesta área estejam focados em tamanhos de amostra relativamente pequenos, há evidências suficientes de pesquisas anteriores e em andamento na Universidade de Limerick e na pesquisa financiada pelo Instituto Nacional de Saúde com o Dr. Meyer e colegas da Universidade Estadual de Iowa, para sugerir que o treinamento de resistência melhora os sintomas e transtornos de ansiedade e depressão – embora os transtornos em si sejam pouco estudados.

Dr. Herring ainda acrescentou:

“Há uma necessidade crítica de ensaios confirmatórios e definitivos que abordem adequadamente as limitações, incluindo tamanhos de amostra pequenos, mas as evidências limitadas disponíveis para nós fornecem apoio inicial para os efeitos benéficos do treinamento de resistência sobre esses resultados de saúde mental, incluindo aumento do fator de crescimento semelhante à insulina 1, adaptações cerebrovasculares e potenciais adaptações neurais influenciadas pela respiração controlada inerente ao treinamento de resistência

Estamos tremendamente animados por ter o que esperamos ser uma imagem altamente citada da literatura promissora disponível que apoia o treinamento de resistência na melhoria da ansiedade e depressão.

Não obstante as limitações do número limitado de estudos até o momento, há evidências empolgantes, particularmente de nossas pesquisas anteriores e em andamento dos estudos disponíveis, que sugerem que o treinamento de resistência pode ser uma terapia alternativa acessível para melhorar a ansiedade e a depressão.

Um aspecto mais empolgante é que há uma promessa substancial em investigar os mecanismos desconhecidos que podem subjazer a esses benefícios para nos aproximar da maximização dos benefícios e da otimização da prescrição de exercícios de resistência por meio de abordagens de medicina de precisão”.

O Professor Meyer, coautor do estudo, complementou:

“A pesquisa atual fornece uma base para testar se o treinamento de resistência pode ser uma abordagem de tratamento comportamental chave para depressão e ansiedade.

Como o treinamento de resistência provavelmente funciona por meio de mecanismos compartilhados e distintos para alcançar seus efeitos positivos no humor em comparação com o exercício aeróbico, ele tem o potencial de ser usado em conjunto com o exercício aeróbico ou como terapia independente para essas condições debilitantes.

Nossa pesquisa usará a plataforma estabelecida pela pesquisa atual como um trampolim para avaliar abrangentemente esses benefícios potenciais do exercício de resistência em populações clínicas, enquanto também identifica quem seria o mais provável a se beneficiar do exercício de resistência.”

Fonte: Science Daily
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