O que é Overtraining a Síndrome do Sobretreinamento

O que é Overtraining a Síndrome do Sobretreinamento

Estamos sempre incentivando o treinar, praticar esportes, vida ativa… Mas atividade física em excesso pode levar a uma sobrecarga ao corpo gerar lesões e ao Overtraining, nosso tema de hoje. 

Hoje o tema é a Síndrome do Sobretreinamento (famoso Overtraining), muito comum em atletas e pessoas fisicamente ativas, mas o que é o Overtraining?

O que é Overtraining – A Síndrome do Sobretreinamento

Essa síndrome do sobretreinamento é um tipo de fadiga patológica, que provoca diminuição no rendimento e na resposta do treinamento.

Para atletas de competição a periodização ajuda a evitar esse problema, mesmo assim, é comum vermos atletas caírem de rendimento no meio da temporada ou parecerem não estar no seu máximo em algumas competições.

Apesar de ser bem comum em atletas é possível ver pessoas comuns sofrerem de overtraining, seja por falta de orientação ou por exagero, pessoas passam muitas horas praticando alguma atividade física, normalmente em intensidade elevadas. Como não existe “competição” a queda de rendimento passa ser no dia-a-dia e até mesmo nos treinos.

Causas do overtraining – a maior causa é o excesso de carga com recuperação inadequada, ou seja, intensidade muito alta por um longo período com recuperação muito baixa.  Volume excessivo e má alimentação também entram nessa lista.

sindrome do sobretreinamentoSintomas do overtraining  esse é o maior problema do overtraining, alguns sintomas se confundem com os do treino normal. O principal é a fadiga, mas outros também ocorrem como diminuição do desempenho físico, da força muscular, do glicogênio muscular, da coordenação, da testosterona e do sistema imunológico favorecendo infecções e doenças. Excesso de sono, anorexia,  aumento do cortisol também podem ocorrer. Provoca também mudanças psicológicas como depressão, estresse emocional e medo de competição.

Tratamento – repouso! O único tratamento conhecido para o sobretreinamento é a recuperação de 6 a 12 semanas.

Algumas dicas para evitar o Overtraining

– Tenha um professor que periodize seus treinos, evitar fazer o mesmo treino ou treinos intensos por muito tempo;

– Bom aquecimento e alongamentos;

– Massagem, sauna, relaxamento são recomendados;

– Descanse, beba água e se alimente bem, em alguns casos suplementação é indicada.

Em  atletas e clubes é para se evitar o overtraining são feitos exames de sangue, avaliações e testes psicológicos frequentes para verificar se o atleta não está sofrendo da síndrome. Essa é uma das razões de você já ter ouvindo falar que uma maratonista era lider de uma prova abandonou no meio, ou tal jogador de futebol foi poupado de um jogo, ou treinos recuperativos.

Tudo isso é para ou não sobrecarregar o organismo para que se tenha um melhor desempenho lá na frente, ou ter uma boa recuperação do mesmo para não sobrecarregar.

Agora você já sabe como evitar o overtraining, depois de um bom descanso vem um…

Bom Treino

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Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP