Treino > kettlebell Training – O que é? Quais os benefícios? E como treinar?

kettlebell Training – O que é? Quais os benefícios? E como treinar?

kettlebell training

Já ouviu falar no kettlebell training? Quem frequenta academias de ginástica, exercita-se em casa, por conta própria ou com um personal trainer, está sempre atento às novas técnicas e equipamentos para alcançar melhores resultados com a prática de exercícios físicos. Um instrumento do mundo antigo inspirou a criação de um programa de exercícios físicos para quem deseja um corpo perfeito, forte e resistente.

Estamos falando do kettlebell ou gyria, uma esfera oca de ferro fundido com uma alça, muito utilizada na época medieval para medir o peso de diversos produtos, especialmente os grãos, e também para a prática de atividades musculares.

Na Rússia, o kettlebell era um artefato de guerra, mas também servia aos guerreiros russos na prática de atividades físicas para desenvolver músculos e ganhar mais força e resistência para as lutas. Em 1940, os russos criaram o Girevoy Sport (GS).

O kettlebell training foi introduzido nos Estados Unidos pelo russo Pavel Tsatsouline. Com o passar do tempo, o método foi difundido em diversos países, inclusive no Brasil. É muito popular entre os praticantes de luta livre, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa, preferencialmente sob a supervisão de profissional, para evitar lesões.

Academias de ginástica e centros esportivos no mundo todo o utilizam como recurso para os exercícios de musculação e ginástica funcional.

personal trainer online aplicativo

Benefícios do kettlebell para o corpo

A esfera de ferro fundido tem cerca de 20 centímetros de diâmetro. O peso varia de 4 a 48 quilos, conforme a intensidade desejada de exercícios físicos. Professores de academia com experiência no uso do kettlebell garantem que é possível alcançar excelentes resultados praticando os exercícios, pelo menos, três vezes por semana.

A sequência de exercícios é bem dinâmica. Iniciantes ficam exaustos com o treinamento, mas em pouco tempo já estarão acostumados a fazer todos os movimentos segurando o kettlebell. Começa a atividade usando um peso baixo, com movimentos mais curtos e menos intensos e, gradativamente, passa para um peso maior e faz aulas com maior duração.

Se o objetivo é ter um corpo bonito, o esforço vale a pena, não? Os exercícios podem ser realizados na academia ou em casa mesmo. É fundamental fazer o aquecimento antes de iniciar as atividades com o kettlebell. Ao encerrar a sessão de exercícios físicos com o kettlebell é recomendável fazer alongamento e relaxamento do corpo. Estas ações – aquecimento, alongamento e relaxamento – são necessários para prevenir lesões nos músculos e nas articulações.

A vantagem é que o kettlebell pode ser usado tanto para a prática de exercícios exclusivos com este instrumento como para incrementar a sequência de atividades de ginástica localizada, treinamento funcional e até substituir parcialmente a musculação.

Com o kettlebell é possível fazer exercícios para fortalecer a musculatura lombar, abdominal, braços, pernas e glúteos. No entanto, segundo instrutores de academias, apesar de ser utilizado com fins específicos para realizar os movimentos, a pessoa acaba trabalhando o corpo todo, além de ganhar mais flexibilidade e resistência cardiorrespiratória.

Todos os músculos são contraídos para que a pessoa consiga manter a postura firme e sustentar o peso do kettlebell.

Por exemplo: para fazer o kettlebell half get-ups, o aluno fica deitado de costas, levanta o kettlebell com o braço direito, flexiona a perna esquerda e senta-se. Depois, retorna a posição inicial, e repete o exercício alternando o braço e a perna. Neste caso, são trabalhados os músculos dos braços, pernas e abdômen. Ou seja, os resultados dos exercícios são para o corpo todo.

Vale a pena experimentar!

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino com uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Escolha seu personal, tenha um treino personalizado para seu objetivo e local de treino, Chat direto com o seu personal trainer. Acesse! E tenha seu treino online!

Principais exercícios do kettlebell training

Para os iniciantes, o ideal é fazer o treino com pesos mais leves. Lembrando que, antes, é necessário fazer o aquecimento e, depois, o alongamento e relaxamento.

Na primeira semana, recomenda-se a realização de um circuito, com cinco até 10 repetições de cada exercício, com intervalos de 30 segundos entre uma e outra. O treino deve ser realizado duas ou três vezes por semana. Depois, é só aumentar gradativamente o ritmo.

Veja os principais circuitos do treinamento:

Swing kettlebell

Um dos principais e mais básicos exercícios do kettlebell training é o swing. Os pesos ficam na altura do quadril, durante a realização dos movimentos. Em pé, a pessoa segura o kettlebell com as duas mãos, agacha-se, passa o peso entre as pernas, retorna com o peso à frente do corpo, esticando os braços na altura do peito e apoiando-se na ponta dos pés.

Clean kettlebell

Este exercício compreende quatro etapas. Com o corpo meio agachado, segura-se o peso com uma das mãos, levanta-o até a altura do ombro e estica o braço, mantendo o peso acima da cabeça.

Push press kettlebell

Neste exercício são necessários dois pesos. Segura-se cada peso na altura dos ombros, mantendo os braços flexionados. Agacha-se, mantendo os pesos na mesma posição. Depois estende o corpo, levantando os pesos acima da cabeça, com os braços bem esticados.

Se inscreva no nosso canal: clique aqui

Snatch kettlebell

Para finalizar, realiza-se o snatch kettlebell. É necessário fazer o movimento de agachamento para pegar o peso, movimentá-lo para trás, entre as pernas; retorná-lo à frente do corpo; levantar o dorso, elevando o peso até a altura do ombro e depois esticar o braço, mantendo o peso acima da cabeça.

Se inscreva no nosso canal: clique aqui

O kettlebell training proporciona vários benefícios. O principal, claro, é o corpo mais definido, forte, resistente. Os exercícios podem ser praticados em casa ou espaços públicos como parques e praia, com orientação profissional.

É versátil, possibilitando a realização de diversas modalidades de exercícios, como a ginástica funcional e a musculação. Proporciona o fortalecimento muscular e condicionamento físico. Associado a uma dieta balanceada, o kettlebell training ajuda no emagrecimento, com o gasto de 400 a 500 calorias a cada hora de treino.

Gostou desse artigo? Compartilhe e leia outros textos em nosso blog!

Bons Treinos!