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Qual suplemento tomar antes do treino?

O uso de suplementos alimentares combinados a alimentação equilibrada e de acordo com as necessidades individuais, pode favorecer um melhor desempenhos nos treinos além de melhorar o processo de recuperação. Mas qual suplemento tomar antes do treino? 

Com o objetivo de conseguir um impulso extra de energia e maximizar os resultados, muitas pessoas buscam os suplementos pré-treino, no entanto, existem uma infinidade de opções disponíveis. 

Para te ajudar na escolha de acordo com o seu objetivo, vamos explicar a ação de 5 suplementos que podem ser consumidos antes do treino.

Alguns suplementos para tomar antes do treino

Suplementos de carboidratos

Maltodextrina, ribose, palatinose, dextrose, waxy maize… são tantos, não é mesmo? Todas essas opções podem ser utilizadas, o que muda é o tempo de consumo antes do treino.

A ribose e a dextrose são absorvidos rapidamente pelo organismo, fornecem energia rapidamente, assim, podem ser consumidos aproximadamente de 30 a 60 minutos antes do treino.

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Já a maltodextrina é um dos suplementos mais conhecido e versáteis,  apesar de ser um carboidrato complexo, sua absorção e digestão são mais rápidas que de outros carboidratos deste tipo. Pode ser consumida cerca de 1h pré-treino. 

A palatinose e o waxy maize são compostos de carboidratos de baixo índice glicêmico, dessa maneira, a liberação de glicose para o organismo ocorre de maneira contínua e constante, evitando picos de insulina na corrente sanguínea. O consumo pode ocorrer até 2 horas antes do treino

Cafeína

Excelente aliado na perda de peso, a cafeína estimula a “quebra” de gorduras pelo organismo, essa liberação junto ao estímulo do exercício físico aumentando a necessidade energética, permite que o nosso corpo possa utilizar essa gordura como fonte de energia.

Outra ação que parece auxiliar nos treinos, é a redução da percepção de esforço, proporcionando  assim mais disposição e permitindo que você consiga executar o seu treino até o final. 

Bicarbonato de Sódio

Sabe aquela dor muscular que “queima” durante o treino? O uso de bicarbonato de sódio pode amenizar essa dor, permitindo que você mantenha o seu desempenho.

Apesar de pouco conhecido entre os desportistas, este é um ótimo aliado nos treinos. Eficiente e de baixo custo, pode ser consumido diluído em água, porém, pode causar desconforto gastrointestinal, para evitar esse efeito colateral, seu uso na fórmula de cápsulas ou em pequenas doses fracionadas ao longo do dia podem ajudar.

Beta alanina

A beta alanina é um aminoácido que também está envolvido com a diminuição da fadiga, indicada para para exercícios de alta intensidade, tais como futebol, musculação com exercícios combinados, ciclismo, corrida, entre outros.

Apesar da sua ação contribuir com a performance durante o treino, seu consumo não precisa ocorrer exclusivamente antes do exercício, já que apresenta efeito crônico, geralmente após 4 semanas de uso é possível observar sua ação.

Taurina

Este aminoácido está relacionado com um melhor desempenho durante o treino, veja algumas ações relacionadas que podem trazer esse benefício: 

  • Aumento no fluxo de oxigenação do tecido cardíaco
  • Diminui substâncias residuais que causam dores e fadiga
  • Protege o músculo contra o estresse oxidativo
  • Favorece a chegada de oxigênio nutrientes para os músculos 
  • Aumenta disposição 
  • Auxilia no processo de contração muscular

Posso tomar todos os suplementos juntos?

Não, como vimos, alguns suplementos possuem ações parecidas e geralmente não é necessário essa combinação. 

É importante a avaliação do nutricionista antes do uso de suplementos alimentares para avaliar sua necessidade e indicar a dosagem e tempo de utilização ideal.

Em caso de doenças específicas e/ou uso de medicações, consulte o nutricionista ou médico antes de iniciar o uso. 

 

 

Artigo escrito por Priscila Boaventura, nutricionista registrada (CRN-3 44332) especializada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional. Responsável pelo conteúdo técnico dos sites Natue e Mundo Verde.


Referências:
http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1321#:~:text=A%20cafe%C3%ADna%20demonstrou%2Dse%20como,pr%C3%A1tica%20do%20treinamento%20de%20for%C3%A7a.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4672007/
https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-015-0090-y
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15042451/
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