Treino de Hipertrofia – Saiba mais sobre a hipertrofia muscular

treino de hipertrofia muscular

A busca insistente da maioria dos homens e a fuga de algumas mulheres nas academias é por essa coisa chamada hipertrofia muscular.  Mas o que é hipertrofia muscular? Como é um treino de hipertrofia na musculação? E ela, é importante para nós?

O que é Hipertrofia Muscular?

Hipertrofia muscular é um aumento do diâmetro do músculo, esse aumento pode ser metabólico (sarcoplasmática) ou tensional (miofibrilar), explicarei melhor a diferença posteriormente. Isso ocorre devido há estímulos, gerando mais força para suportar cargas maiores, ou seja, a hipertrofia muscular ajuda no ganho de força, sem falar da tão sonhada estética.

Já falei aqui no HdT anteriormente Como ganhar músculos? Mas hoje nós iremos nos aprofundar nesse tema. Abaixo segue um vídeo sobre a hipertrofia muscular, aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube!

Para algumas pessoas esse ganho é muito mais fácil e maior e para outros mais difícil, isso varia de indivíduo para indivíduo devido ao biotipo físico. Portanto alguns fatores como genética e a atividade principal que pratica são responsáveis pelo aumento ou não da massa muscular.

Todo estímulo provocado no músculo ocasionará um certo ganho de massa magra, porém podemos fazer isso de uma forma muito mais objetiva. A seguir vamos ver algumas dicas para ter uma hipertrofia mais rápida, nesse caso com treinos de musculação, local mais comum para esse objetivo.

Treino de Hipertrofia Metabólica, mais volume menos carga

O que é hipertrofiaNa hipertrofia metabólica provoca-se um estresse bioquímico nas células musculares, nesse caso o crescimento do músculo ocorre dentro das células (sarcolemas) que aumentará seu citoplasma (sarcoplasma). As células musculares aumentarão suas reservas de substratos energético provocando assim um aumento muscular.

Para ter esse tipo de ganho siga algumas dicas para seu treino:

  • Repetições maiores (8 a 12) cargas altas (proporcional as repetições);
  • Intervalos entre séries menores ( 45 segundos a 1 minuto);
  • Existe vários métodos de treino com esse objetivo, por exemplo os bi-set, drop set, pirâmides, o professor deverá montar o treino mais apropriado.

Treino de Hipertrofia Tensional, muita carga menos volume

Na Hipertrofia tensional provoca-se um estresse muito forte no músculos, ocasionando uma alta degradação proteica (quebra de proteínas musculares), durante seu descanso o músculo se recuperará ( chamado de anabolismo, o músculo faz a síntese de proteínas contráteis), por consequência nessa adaptação o músculo aumenta o tamanho e número de miofibrilas que formam as fibras musculares, provocando um aumento de força e no diâmetro do músculo.

treino de Hipertrofia muscular tensionalO treino para esse caso é o famoso treino de força, segue as dicas:

  • Repetições baixas (4 a 6) cargas altíssimas;
  • Intervalos entre as séries maiores ( 90 segundos a 2 minutos);
  • Devido a carga elevada tenha cuidado com o exercício, peça ajuda sempre que possível ou necessário.

Os dois tipos de hipertrofia (metabólica ou tensional) são importantes para o corpo, e os treinos darão ênfase mais em um do que no outro, por isso é  importante periodizar o seu treinamento. Não se esqueça também da alimentação, primordialmente rica em proteína.  Repare também que nesse post não falei em intensidade, pois nos dois treinos a intensidade é alta.

Para as mulheres que fogem desse tipo de treino com medo de ficaram grandes… calma, o músculo simplesmente não cresce do dia para noite, mas treino de força é importante e vai deixar seu corpo com uma estrutura muito melhor e mais rígida, além de acelerar o metabolismo consumindo mais calorias. Veja como emagrecer na musculação.

Gostou? Compartilhe! Siga nossa Fanpage! 

Bom Treino

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima