Como ganhar músculos?

Como ganhar músculos?

Para uns, parece algo impossível, para outros nem é tanto assim. Quem não quer ganhar músculos? Ou ao menos deixá-los firmes? Neste post irei dar algumas dicas de como tornar isso possível. Também irei explicar algumas dúvidas muito comuns.

Muitas pessoas querem aumentar músculos (hipertrofia), por ser esteticamente bonito, mas eles têm outras funções muito mais importantes: aumentam à força, resistência, proteção e melhoram a postura.

Músculos não crescem de um dia para outro, é um trabalho constante e diário, que se feito direito em pouco tempo começa aparecer os resultados. Não tenha pressa, muitas pessoas me falam: que não conseguem, que não nasceram para isso, e me perguntam: Como ganhar músculos? Vou dar 10 dicas que se forem seguidas logo terão resultado.

Existem vários tipos de treinos para ganhar músculos, o mais comum para esse objetivo é a musculação, mas exercícios livres, aquáticos ou funcionais também podem ser usados. Quanto aos treinos, caberá ao seu professor/treinador montar um específico para você, por isso não entrarei em detalhes ainda.

O ganho de massa muscular (hipertrofia), falando de uma forma simples, é o aumento do diâmetro das fibras musculares, seguido do aumento de nutrientes e substancias metabólicas. Dessa forma o músculo se torna mais forte e resistente. Para que isso ocorra é necessário um stress, entretanto não é qualquer tipo de stress que vai fazer seu músculo crescer. A seguir listo algumas dicas para alcançar esse efeito:

Como ganhar músculos em 10 dicas

1-Frequência: Manter uma frequência nos treinos é essencial para um crescimento muscular, no mínimo três vezes na semana já é possível se ter resultados significativos, uma frequência menor que essa torna esse objetivo mais difícil, devido há falta de stress para uma adaptação do músculo.

2- Intensidade: Intensidade nesse caso significa cargas, intervalos, quantidade de exercícios e repetições. Essa dica, entretanto, é imposta pelo seu professor/ treinador, que monta seu treino. Portanto deve ser respeitado, isso vale para ordem dos exercícios.Como ganhar musculos

 3- Carga/Peso: O peso que você está levantando é importante, como dito acima é um dos fatores de intensidade do exercício. Cargas leves não estimulam o músculo e cargas muito pesadas podem lesionar ou mudar o objetivo do treino. Um exemplo clássico: em seu treino o professor/treinador pede para você realizar apenas 10 movimentos do exercício, você realiza 15, sinal que a carga está muito leve. A carga correta neste caso seria chegar a décima repetição com muita dificuldade de realizar a décima primeira!

 4- Velocidade: Na maioria dos treinos, a velocidade dos movimentos tem que ser lenta, isso irá depender do treino imposto pelo seu professor/treinador, pois em treinos de potência também há crescimento do músculo e a velocidade é maior, entretanto todo o movimento você terá que ter o controle, deixando o músculo sempre contraído.

 5-Tempo de treino: Um treino muito longo, seja devido a muitos exercícios ou descansar muito entre os intervalos, não irá trazer os resultados desejados. Um bom treino dura um média de 45 minutos à 1 hora.

6- Amplitudes de movimentos: Movimentos curtos dão a possibilidade de maior carga, porém um movimento mais amplo do exercício trabalhará mais fibras musculares.Como ganhar musculos

 7-Alimentação: Onde muita gente erra é na alimentação, muito tempo sem comer ou pouca proteína ingerida não provocará o crescimento muscular. O músculo é feito basicamente de proteínas e após um estimulo irá precisar delas para sua recuperação, adaptação e evolução.

 8 – Descanso: Sim, descansar também é importante. Essa recuperação e evolução do músculo são realizadas durante o descanso. Esse ”descanso” muscular pode durar até 72 horas. Dessa forma não se pode realizar o mesmo treino para o mesmo músculo em dias seguidos com objetivo de ganhar massa muscular.

 9- Mudando de treinos: Ficar com o mesmo treino, o ano inteiro por exemplo, é um mau negócio. Aquele seu treino pesado não irá ter o mesmo efeito um mês depois, pelo simples fato do corpo se adaptar ao estímulo, peça ao seu professor/treinador para mudar o treino após de um mês realizado perfeitamente.

 10-Genética: “Quem nasce lagartixa nunca vai virar jacaré”, sim, de certa forma essa frase é verdade. Existem pessoas geneticamente favorecidas a maior ganho de massa muscular que outras. É a questão do Biotipo Genético. Apesar da dificuldade de algumas pessoas têm em ganhar músculos não quer dizer que não consiga.

Algumas dicas, que, se seguidas irão fazer muita diferença.

Antes de encerrar… Para mulheres que fogem de músculos como se fosse algo terrível, saiba que é muito importante ter músculos desenvolvidos e você não irá se torna a “mulher Hulk”, só porque às vezes você faz uns treinos com objetivo de ganhar massa magra, para mulher é muito mais difícil ganhar músculos comparado com os homens.

Se tornar “grande” é um trabalho lento e continuo que deve ser feito aos poucos.

Ficaram dúvidas, quer colocar mais dicas? Deixe seu comentário e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP