Será que musculação emagrece?

Será que musculação emagrece?

Será que é possível emagrecer na musculação? Musculação não é inimiga de quem está lutando contra as gordurinhas, ela é uma grande aliada, descubra o por quê e como a musculação emagrece.

Em artigos anteriores você viu como o Crossfit Emagrece, porém é um estimulo diferente da musculação. Quem nunca ouviu alguém dizer que entrou na academia para perder peso, mas aconteceu justamente o contrario? Se a musculação ajuda a emagrecer por que isso não aconteceu com essas pessoas?

Porque a musculação emagrece?

Para emagrecer você tem que mudar alguns hábitos, afinal emagrecer é queimar mais energia do que ingerir. A musculação pode sim te ajudar nisso.

Na musculação podem ser trabalhados vários objetivos, já mostrei isso no post clique aqui. Nela queimamos o glicogênio para produzir energia, essa é a fonte  de energia mais rápida do corpo, quanto maior a força, maior o consumo e quanto maior o músculo maior o armazenamento de glicogênio.

Você deve estar  se perguntando: Se a musculação não usa gordura como fonte de energia como ela pode me ajudar a emagrecer?

O corpo sempre precisa ter reservas de glicogênio, e para produzi-las ele oxida a gordura (transforma gordura em glicogênio). Durante um treino de musculação o consumo de gordura é muito baixo, mas a musculação tem a capacidade de aumentar o seu metabolismo basal (quantidade calórica queimada durante o repouso).

Quanto mais massa muscular e quanto maior for a intensidade do seu treino (veja mais sobre os treinos HIIT), maior será o consumo de gordura.

Mas porque a balança se torna inimiga?musculação emagrece

Muitos alunos me questionam apontando aumentando de peso e justificando que dessa forma, o treino não é efetivo.

A explicação é simples, o músculo é mais denso que a gordura, um exemplo simples e fácil de entender é a comparação entre um 1kg de chumbo e 1kg de algodão.

Consegue imaginar a diferença? A massa muscular é mais densa, ou seja com um volume menor ao contrario da gordura.

Quando uma pessoa que nunca treinou inicia essa atividade, seu nível de massa muscular é muito baixo. Com o início dos treinos, ela  passa a ganhar músculos e isso é importante porque o músculo irá proteger as articulações e dará força para suportar treinos mais avançados.

Por tanto, o peso adquirido é de massa muscular, mas acredite: muita gordura já foi queimada. Isso acontece principalmente no início por que o professor foca os exercícios para o ganho de massa e força, com o objetivo de que o aluno desenvolva uma estrutura que esteja preparada para os próximos treinos.

Treinos aeróbios e alimentação correta irá consumir muito mais gordura e te ajudar a perder peso, mas se lembre de que uma estrutura fraca não aguenta atividades por muito tempo e o risco de lesão é alto. Se você pode fortalecer seus músculos e sabe que isso vai te ajudar a emagrecer, porque não fazer?

Quando a pessoa para de treinar achando que engordou, normalmente volta a perder peso na balança mas, está perdendo o músculo adquirido. Você acha que se essa pessoa continuasse a treinar não emagreceria?

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Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP