Será que musculação emagrece?

Será que musculação emagrece?

Será que é possível emagrecer na musculação? Musculação não é inimiga de quem está lutando contra as gordurinhas, ela é uma grande aliada, descubra o por quê e como a musculação emagrece.

Em artigos anteriores você viu como o Crossfit Emagrece, porém é um estimulo diferente da musculação. Quem nunca ouviu alguém dizer que entrou na academia para perder peso, mas aconteceu justamente o contrario? Se a musculação ajuda a emagrecer por que isso não aconteceu com essas pessoas?

Porque a musculação emagrece?

Para emagrecer você tem que mudar alguns hábitos, afinal emagrecer é queimar mais energia do que ingerir. A musculação pode sim te ajudar nisso.

Na musculação podem ser trabalhados vários objetivos, já mostrei isso no post clique aqui. Nela queimamos o glicogênio para produzir energia, essa é a fonte  de energia mais rápida do corpo, quanto maior a força, maior o consumo e quanto maior o músculo maior o armazenamento de glicogênio.

Você deve estar  se perguntando: Se a musculação não usa gordura como fonte de energia como ela pode me ajudar a emagrecer?

O corpo sempre precisa ter reservas de glicogênio, e para produzi-las ele oxida a gordura (transforma gordura em glicogênio). Durante um treino de musculação o consumo de gordura é muito baixo, mas a musculação tem a capacidade de aumentar o seu metabolismo basal (quantidade calórica queimada durante o repouso).

Quanto mais massa muscular e quanto maior for a intensidade do seu treino (veja mais sobre os treinos HIIT), maior será o consumo de gordura.

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino, uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Dicas de Nutrição, Desafios, Receitas, Controle de Medidas, Chat com personal trainer, treinos personalizados por dia! Acesse! E tenha seu treino online!

Mas porque a balança se torna inimiga?musculação emagrece

Muitos alunos me questionam apontando aumentando de peso e justificando que dessa forma, o treino não é efetivo.

A explicação é simples, o músculo é mais denso que a gordura, um exemplo simples e fácil de entender é a comparação entre um 1kg de chumbo e 1kg de algodão.

Consegue imaginar a diferença? A massa muscular é mais densa, ou seja com um volume menor ao contrario da gordura.

Quando uma pessoa que nunca treinou inicia essa atividade, seu nível de massa muscular é muito baixo. Com o início dos treinos, ela  passa a ganhar músculos e isso é importante porque o músculo irá proteger as articulações e dará força para suportar treinos mais avançados.

Por tanto, o peso adquirido é de massa muscular, mas acredite: muita gordura já foi queimada. Isso acontece principalmente no início por que o professor foca os exercícios para o ganho de massa e força, com o objetivo de que o aluno desenvolva uma estrutura que esteja preparada para os próximos treinos.

Treinos aeróbios e alimentação correta irá consumir muito mais gordura e te ajudar a perder peso, mas se lembre de que uma estrutura fraca não aguenta atividades por muito tempo e o risco de lesão é alto. Se você pode fortalecer seus músculos e sabe que isso vai te ajudar a emagrecer, porque não fazer?

Quando a pessoa para de treinar achando que engordou, normalmente volta a perder peso na balança mas, está perdendo o músculo adquirido. Você acha que se essa pessoa continuasse a treinar não emagreceria?

Agora você viu que musculação emagrece! Gostou? Compartilhe e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP