Beta-alanina – O que é? Como tomar esse suplemento?

Beta-alanina – O que é? Como tomar esse suplemento?

A Beta-Alanina é um suplemento que vai dar um gás no seu metabolismo na hora do treino. Saiba neste artigo as vantagens de usar esse suplemento e como ele beneficia seu organismo na hora dos exercícios.

A beta-alanina, assim como a glutamina, é um aminoácido não essencial, ou seja, o nosso corpo tem a capacidade de produzi-lo por natureza. Entretanto, para quem quer melhorar a performance durante os treinos, o hábito de consumo de aminoácidos por meio de alimentos ou suplementação é muito bem-vindo e, em alguns casos, até necessário.

Os aminoácidos funcionam diretamente na construção de proteínas, nutrientes base para a composição muscular. Sem aminoácidos, não existem maneiras de sintetizar proteínas, e é esse o grande ponto de importância do porquê consumir beta-alanina.

Ademais, a beta-alanina tem um papel importantíssimo para a produção de carnosina, que é um aminoácido que amortece os íons de hidrogênio, causadores do cansaço.

A beta-alanina suplementada é melhor absorvida pelo organismo. Além disso, essa suplementação também age como um componente ergogênico, o que quer dizer que ela possui potencial para a melhora do desempenho em atividades físicas. Por meio de pesquisas científicas, existe a possibilidade de citar alguns benefícios que a beta-alanina traz quando utilizado como suplemento alimentar para treinos.

  • Aumento da força e massa muscular;
  • aumento de desempenho;
  • melhora da resistência;
  • retardo do cansaço muscular;

Uma ótima opção para os treinos mais longos e difíceis.

Mas também vale ressaltar que a beta-alanina não é vista como boa apenas para os exercícios de alta intensidade e aeróbicos, ela também é muito útil para atletas que realizam treinos aeróbicos como corridas, natação ou ciclismo. Nessa situação, também acontece o aumento da atuação do atleta ao ingerir a suplementação.

Como tomar beta-alanina?

A suplementação deve ser feita em média com seis gramas por dia, mas tudo isso pode variar, por isso faça um acompanhamento com a nutricionista para ter certeza dos níveis ideais. Assim que a beta alanina estiver no seu organismo, faça uma dose de manutenção diária, o que ajudará a manter seu organismo em equilíbrio. Esse suplemento é bem mais em conta e não tem efeitos colaterais.

Dessa forma, se torna possível usar um suplemento que faz crescer a performance muscular e, mais do que isso, possui propriedades que ajudam no pós treino, como um reparador de lesões musculares.

Além disso, a beta-alanina faz a creatina funcionar de modo mais equilibrado, por isso é importante que os dois suplementos sejam tomados em conjunto, para um melhor resultado. Juntos eles atuam reduzindo a gordura corporal e aumentam a resistência do treino, lhe dando muito mais disposição.

Alguns estudos sugerem que a absorção desse suplemento é melhor quando consumida junto com uma refeição, do que entre as refeições.

A insulina pode estimular a concentração de carnosina presente nos músculos. O consumo de mais do que 5 gramas de beta-alanina diariamente não trazem nenhum benefício a mais em relação a essa concentração.

beta-alanina o que é como tomar

Para quem a beta-alanina é indicada?

Suplementos, qualquer um deles, são apenas elementos químicos como aminoácidos, no caso da beta-alanina, minerais e vitaminas que complementam a alimentação.

Normalmente, são ingeridos por pessoas que possuem alguma queda nutricional ou pelos praticantes de esportes e exercícios que precisam deixar seus nutrientes em dia e até mesmo melhorar o seu desempenho físico.

 

É muito importante lembrar que a prescrição de um especialista faz total diferença no momento da ingestão de suplementação. Não tome suas decisões sem o auxílio médico, a auto indicação pode trazer resultados contrários do esperado.

Esse suplemento é indicado para quem faz musculação diariamente e também para ciclistas que fazem treinos de alto impacto. Assim como para muitos outros atletas, esse suplemento aumenta muito a sua resistência, colaborando para uma rápida formação de massa muscular e redução de gordura no organismo.

É um suplemento valioso pois ele atua em conjunto com outros do mesmo tipo como a carnosina, e lhe ajuda a manter o metabolismo em equilíbrio, quanto mais faz exercícios e malha para ganhar músculos.

No entanto, também pode ser um suplemento para quem pratica lutas, para quem corre ou praticas outras atividades de grande porte, pois esse suplemento vai propor um equilíbrio no seu organismo, conforme você avança no treino e aumenta a intensidade.

Dessa forma, você terá um corpo com definição mantendo a saúde.

Gostou? Compartilhe!

Sobre o Autor

Nutricionista por amor... Deixe que a nutrição cuide de você! Marque sua consulta CRN:3-40982